MP4 Philips GoGear SA1VBE04KX/78

philips gogear

mp4 player Philips GoGear SA1VBE Portable AV PlayerRecentemente adquiri este aparelhinho maravilhoso, o MP4 Philips GoGear SA1VBE04KX/78, e resolvi fazer uma avaliação que possa dar uma idéia de que equipamento comprar para o leitor que ainda está indeciso.

Com o slogan:  “Pequeno no tamanho, enorme na diversão”, a Philips lançou essa nova cara de mp4 que tem a função de ter uma excelente qualidade sonora e muito entretenimento no menor espaço físico possível, em um design extremamente compacto.

O display em cores de 1,5 polegada exibe a capa do álbum, e a visualização em pastas garante uma fácil navegação e organização de arquivos.

Vamos a avaliação!

Embalagem

A nota é mínima para a embalagem do produto! Tudo bem que a intenção da Philips com este modelo específico é oferecer um player de alto nível com o menor preço possível mais faltou uma capinha, pois na caixa só vem o aparelho, o fone, o cabo USB, o certificado de garantia, manual  e o miniCD com os programas de instalação, mais ele poderia ter vindo com mais acessórios.

Faltou uma capinha para proteger o player, que é black piano (preto que atrai impressões digitais) daquelas que pode tanto colocar no cinto como no braço para correr.

Talvez essa realmente seja a minha principal reclamação quanto a este aparelho pois meu esporte favorito é correr e uma músiquinha durante o percurso faz toda a diferença.
Para resolver este problema é fácil! Como o produto é recente e nos camelôs da vida ainda é difícil achar capinhas genéricas para ele eu comprei uma capinha para mp4 comum e com uma tesoura pequena abri uma entrada para o cabo de dados, conforme podem ver na figura:

Assim é possível proteger seu aparelho contra arranhões e quedas.

Fones

Os fones que acompanham o aparelho são os modelos AY3816. São bem simples e básicos (custam U$ 12,00 se comprados avulsos) e tem um nível mediano de graves, com um balanceamento bom entre os médios e agudos.

Não gostei muito do desempenho deles, pois os achei muito desconfortáveis de usar, machucam um pouco a orelha e com o deslocamento na rua eles sempre. Uma solução é colocar aquelas borrachinhas genéricas que vendem em lojas de eletrônica ou fazer como fiz, trocar por um fone melhor. Tenho três ótimas sugestões, o super fone SHE9500/00 (muito bom, vem com extensão e estojo para guardar), o SHS-8000 (um bom auricular, minha opção) ou o SHE 9501/00 (fone branco estilo ifone).

O player

O dispositivo é bastante pequeno, com mínimos 66 mm de largura, 42 de profundidade e 11,6 mm de altura, pesando 34 gramas. A tela tem 1,5 polegada – na verdade só serve para ver o nome das músicas e navegar pelos menus pois para ver filmes força demais a visão. O corpo é feito de plástico estilo “black piano”, que risca mesmo que o usuário tenha extremo cuidado na conservação. Há um botão enorme com quatro posições na frente, estilo joystick, que muda a música, da pausa e serve para navegar pelas funções do aparelho. Na lateral direita temos o controle de volume e o botão de opções, na lateral esquerda temos uma chave para bloquear o teclado (para colocar no bolso enquanto ouve e não ter problemas de apertar algum botão acidentalmente) e um orifício para reset.

Corpo do player

Em baixo temos um conector para fones de ouvido comum e um conector mini USB.

Um papo sobre o dispositivo

Dados a parte técnica vamos a minha opinião, já que estou a dois meses de intenso uso testando todas as suas funções e solucionando defeitos.

No miniCD que acompanha o produto vem um software de upgrade de firmware. A primeira coisa a se fazer é dar um update no aparelhinho e é coisa fácil de fazer, só conectar ele ao PC via USB (infelizmente só funciona no Windows Vista ou XP) e seguir as instruções que aparecem no programa. É claro, tem que ter uma conexão com a internet.

CD de aplicações e drives

Ele vem com um programa chamado Media Converter da Philips que converte várias extensões de vídeo para seu formato nativo smv. O programa é tão prático que aceita até link do youtube como fonte de vídeo.

Para transferir músicas é bem fácil, o usuário pode copiar e colar diretamente pelo gerenciador de arquivos, sincronizar pelo Windows Media Player, usar o próprio programa fornecido pela Philips ou até mesmo o Winamp

Eu preferi criar uma pasta para cada ritmo musical, mais não recomendo isso se as músicas não estiverem com seus metadados bem estruturados, porque senão vai ficar uma “salada de frutas”, mais isso fica a critério de cada um.

Ele reproduz músicas no formato MP3 e WMA inclusive com DRM (arquivos com restrições de uso). Muito pouco mais acho que mais do que isso é muito recurso desnecessário, já que podemos converter facilmente em qualquer software. Ele tem suporte a ID3 Tags: Título da música, artista e álbum. Num futuro artigo, se possível uma videoaula, vou explicar com detalhes como organizar as músicas apartir destas tags.

Tanto em MP3 quanto em WMA o som ficou muito bom, o aparelho reproduz muito bem as faixas de freqüências, só deixando um pouco a desejar nos graves, Após fazer um ajuste no equalizador gráfico e utilizando um bom fone de ouvido esta deficiência foi sanada.

De vez enquanto, principalmente quando eu passava arquivos muito extensos para o aparelho ele travava, e ficava congelado até apertar aquele botãozinho de reset. Isso é meio chato porque tenho um “IPobre” e ele nunca deu nenhum tipo de defeito nesta hordem.

A bateria nova durou o prometido, 26 horas e meia seguidas de áudio. Fiz o teste com o aparelho a 75% do volume máximo com faixas de áudio em mp3 128 kbps. A carga ficava entre meia hora e quarenta minutos.

O rádio é aceitável e as estações mais potentes ficaram com o som ótimo, parecidos com os sons dos arquivos internos. Pena que não consegui testar o RDS pois as rádios daqui não enviaram dados ou o aparelho não recebeu. Fico devendo essa.

O gravador de som decepcionou. Sempre levo meu “IPobre” ou meu celular para gravar as aulas e para testar levei o mp4. Para minha decepção a gravação foi fraquíssima, o som mesmo gravado perto das caixas acústicas ficou abafado e sem definição.

A reprodução de imagens jpg também foi aceitável. Os arquivos são lidos rapidamente. Só recomendo que reduzam a resolução dos arquivos e as proporções para que possam ser exibido sem cortes na telinha (que já é pequena).

A navegação pelas músicas é bem prática, pode ser feita navegando pelas pastas (o que eu fiz inicialmente) que não fica muito prático se você sincronizar as músicas pelo PC, pois o programa armazena as músicas pelo nome dos cantores, navegação por álbuns, artistas, músicas em ordem alfabéticas ou playlists.

Playlists são um assunto à parte, porque o suporte da philips categoricamente fala que o player não dá suporte a playlists mais na prática elas funcionam. No player vem 3 playlists vazias que não podem ser apagadas mais usando a tecla option você pode colocar e retirar trilhas de vídeo e áudio delas.

Vou futuramente vou fazer um artigo explicando como criar playlist espeficamente para este aparelho.

obs: Um outro probleminha deste player é o precinho dele, em média R$ 200,00 (um ipobre custa no máximo R$ 50,00).

Resumo:

Vamos lá, o aparelho é muito bom. Tem o som acima da média, que pode ser melhorado com o uso do equalizador gráfico. Ele trava de vez enquanto, mais tem a opção de RESET para retornar as configurações padrão. É leve, bonito, tem um design bem moderno e é um ótimo companheiro para corridas porque tem a tecla de navegação grande e botão para travar o teclado, ficando liberado somente o controle de volume. O volume é aceitável e a bateria não deixa a desejar.

O que gostei?

O que odiei?

  • Bem pequeno.
  • Volume ótimo.
  • Boa qualidade sonora.
  • 4 Gb de memória.
  • Botões de navegação grandes.
  • Pode-se inserir e modificar temas.
  • Fones de ouvidos fracos.
  • Travas ocasionais.
  • Falta melhor suporte a playlists, que devem ser editadas no PC.
  • Não acompanha acessórios e capa de proteção.
  • Tela extremamente pequena.
  • Preço alto em relação aos players similares.

Nota (0 a 10): 9.0

obs:

Fiquem a vontade para comentar.

Att.

Sair da versão mobile