Sony lançará netbook de 11 pol. mais leve do mundo

Sony_Vaio_XA empresa japonesa Sony lançará este mês uma linha de computadores portáteis com 655 gramas de peso e tela de 11,1 polegadas com tecnologia OLED. O gabinete é preto, feito com fibra de carbono e alumínio, resultando em um dos notebooks mais leve do mundo com essas características (bateria o MacBook Air se fosse um notebook).

Com apenas 13.9 mm de espessura, a máquina é baseada em um processador Intel Atom de 2 GHz, 2 GB de RAM, disco SSD de 64 GB, touchpad multi-toque, Wi-Fi, 3G e Bluetooth, além leitor de cartões e webcam.

A denominada “Série X” da linha Vaio sairá ao mercado japonês no próximo dia 22, o mesmo dia em que acontecerá o lançamento mundial do Windows 7, o sistema operacional desenhado para substituir o Windows Vista e que virá instalado nestes modelos.

A nova série tem uma autonomia de bateria standard (anunciada) de 10 a 12 horas e a opção de uma mais potente de até 20 horas. O preço estimado de lançamento estará entre 110 mil e 130 mil ienes (entre 840 e 990 euros).

Com este lançamento, o gigante japonês da eletrônica procura revitalizar o mercado dos computadores, desacelerado por causa da recessão global.

Sair da versão mobile