Review: Máquina fotográfica digital Sony Cyber-Shot DSC-H10

Sony h10

h10-001Estou fazendo o review desta câmera fotográfica Sony da série Cyber-Shot  que é um pouco ultrapassada (hoje em dia material com 6 meses já é superado tecnologicamente).
Ela tem especificações muito boas, zoom de 10X (raro em máquinas de seu nível) e um ótimo acabamento.

INDICE

Iniciando: como consegui?

Eu fiz um pedido no trabalho de uma máquina Reflex (Canon EOS Digital Rebel XTI) para fazer coberturas fotográficas de eventos que frequentemente ocorrem por aqui. Qual surpreso fiquei quando recebi esta maquina fotográfica! Em primeiro momento pensei: pedi uma SLR e me mandaram uma “point-and-shot” que nem compacta é!

Como vai demorar muito para receber a Canon, resolvi me virar com o que tinha aqui e para minha surpresa eu constatei uma coisa: A máquina é boa! Isso mesmo, ela é uma máquina amadora, mais com algumas vantagens em relação as da sua classe, Principalmente porque tem um sistema de lentes e obturador extremamente rápidos, estando pronta para o combate em menos de 2 segundos.

Como em tecnologia a coisa anda rapidamente ela é considerada uma máquina antiga. Foi desenvolvida em janeiro de 2008 para substituir a H3 e foi substituída pela H20.

H20 – A substituta

Em relação a H3 ela está muito à frente: visor de 3.0 polegadas com mais resolução (230.000 pixels em comparação aos 115.000 da H3), Zoom de 10X ótico e total de 20X, 8.1 megapixels para fotografia, detecção de faces, um estabilizador de imagens extremamente preciso, macro de 2 cm, gama de sensibilidade ISO 100 a ISO 3200  e saída para HDTV (1080i). Desconsiderando o Zoom, suas especificações batem com máquinas amadoras como a  Panasonic TZ5 e a Canon SX100 IS.

Acessórios: O que vem de brinde?

Junto com a câmera recebemos 11 itens:

  1. Carregador de baterias BC-CSGB (pode ser o caso de vir o BC-CSGC);
  2. Cabo de alimentação (se não veio na sua é porque ela é importada dos EUA ou do Canadá);
  3. Bateria recarregável NP-BG1 com capinha plástica;
  4. Cabo USB e A/V prioritário da Sony;
  5. Correia tiracolo;
  6. Adaptador para proteção da objetiva;
  7. Anel adaptador;
  8. Tampinha da objetiva com correia (na minha não veio a correia, mais como não cmprei na loja nõa tinha como reclamar).
  9. CD-Rom com softwares.
  10. Manual.
  11. Guia avançado.

Conhecendo a câmera por fora:

Vamos dar uma olhada em suas características externas:

Frente


Lentes Carl Zeiss Vario-Tessar… não é necessário dizer muita coisa delas, é uma marca tradicional de equipamentos óticos de precisão que inclusive projetou os instrumentos óticos de canhões dos fortes daqui do Rio de Janeiro no século passado. A esquerda vemos uma elevação que tem a função de dar uma boa sustentação a mão do fotógrafo, principalmente quando vai tirar fotos com zoom avançado e sem tripé. A maior parte do corpo é das lentes. Como o sistema é rápido e preciso não sobrou muito espaço para ser inserida a proteção automática das lentes (padrão nas máquinas compactas) e por isso a lente está sempre exposta. Para amenizar isso é bom sempre andar com a tampinha de proteção conectada na frente das lentes e só retirar quando for usar a câmera (ela vem com um cabinho para que sejam presas as alças de transporte e não sejam perdidas). Este é um item que quem sempre usou máquinas point-and-shot vai achar que é defeito, mais quem já usou profissionais e semi-profissionais vai considerar normal.

No canto superior direito está a luzinha de apoio ao foco. Uma coisa que realmente faz falta é o visor ótico, que não foi adotado neste equipamento.

Trás


Na parte de trás, como já falei anteriormente, vemos um padrão de máquina compacta: A maior parte tomada pelo display de 3 polegadas. Na parte supeior central um botão de play para visualizar os vídeos ou as fotos que foram capturadas.

No canto direito temos na parte de baixo temos o botão home, onde fazemos os ajustes genéricos da máquina fotográfica, gerencia de memória e as definições básicas. Acima deste botão o controle direcional clássico com 4 direções  e um botão central que tem múltiplas funções:  navegar pelas fotos que estão na memória, navegar pelos menus de controle e durante a fotografia servir de atalho para algumas funções básicas da câmera:  esquerda ativa e desativa macro, direita liga, desliga e seleciona o modo de flash, para baixo aciona o timer e para cima modificao modo do display. O botão central serve para acionar os comandos selecionados no menu.

Acima temos o botão de menu, parecido com o home, mais que acessa controles mais específicos de operação, como resolução das fotos, controle da ISO, exposição, etc.

Na parte superior está o botão que controla o zoom ótico e digital, e que também tem a função de selecionar o modo de visualização das fotos (mosaico).

Lados

Na lateral esquerda somente uma presilha para colocar a alça de transporte e na lateral direita temos uma porta que protege o conector de carregamento/alimentação e um conector de comunicação (prioritário da Sony) que serve como saída de áudio e vídeo e acesso USB.

Cima

No lado esquerdo vemos um compartimento do flash, que é ejetado assim que apertamos meio botão de disparo (mais que tem que ser recolhido manualmente). À direita temos o botão “power” que liga o equipamento, o botão de disparo que tem dois estágios: apertado até a metade trava o foco e aciona o estabilizador e apertado completamente captura a foto ou o vídeo, e por ultimo temos um botão giratório clássico da Sony que seleciona a função da câmera: automática, manual, ISO, filmar, etc.

Baixo

Em baixo vemos uma abertura para saída do som, uma porta de proteção para a bateria e cartão de memória (muito mal localizado – quando a máquina está no tripé a porta fica presa), e um local para fixar o tripé.

Hardware: Características

Chegou a hora de dar uma olhada mais detalhada em nossa máquina fotográfica:

LCD

O visor LCD tem uma resolução boa. A Sony adotou o padrão das máquinas atuais: 230.000 pixels, suficientes para ver a foto em suas cores reais.

São 3 polegadas que ocupam praticamente toda a parte de trás da câmera. Um cuidado que devemos ter é que o plástico que protege o LCD risca com facilidade por isso a máquina tem que ser manipulada com grande cuidado para evitar danificar esta parte que é vital para o equipamento, já que ele não possui visor ótico.

Por não possuir visor ótico a máquina não tem comando de desligar o display. No atalho para cima do botão direcional a máquina vai alternando nos modos: normal (indicadores ligados), reduzido (indicadores desligados), com histograma e indicadores ligados em meia iluminação (uso durante o dia para economizar bateria).

Flash

O flash da máquina está localizado na parte superior do equipamento e normalmente está embutido em um compartimento fechado. Quando vamos tirar a foto, se a máquina ver que necessita de iluminação ele é ejetado deste compartimento. Atenção para o detalhe de que ele deve ser fechado manualmente após a utilização (não é defeito do equipamento).

Ele tem um bom alcance, até mais ou menos 7 metros. Tem 4 modos de operação que podem sem modificados no botão de atalho no direcional direito:

Obs: Evite fazer fotografias escuras usando flash com o Adaptador para proteção da objetiva acoplado pois ele fará sombra na foto.

Lentes

Esta marca segue o padrão da Sony: lentes Karl Zeiss Vario Tessar. Proporcionam uma boa nitidez nas fotos.

O jogo é bem rápido, o zoom pode ser regulado lentamente, ou de forma expressa e a máquina ainda mantém o foco mesmo durante os movimentos dos motores. O zoom ótico impressiona: 10X, a máquina não é das menores, mais este zoom é dificilmente alcançado em máquinas sem lentes especiais. A distância focal vai de 6,3 a 63mm (faixa de 38 a 380mm – equivalente a 35mm) é o suficiente para a maioria das fotos e cenários mais pode ter problemas em fotografar grupos de pessoas em ambientes pequenos, dado o ângulo mínimo. A estabilização é ótima, funcionando, como falamos acima, mesmo com o zoom sendo regulado.

Uma coisa que notei é que a parada do sistema é meio lento em comparação ao mecanismo da Canon que eu uso (SD 780 IS) porque as lentes são maiores, mais nada que possa impossibiliar o uso.

Quem está acostumando com as ultra portáteis vai estranhar que estas lentes não tem aquela proteção automática, elas estão sempre expostas, como acontece nas máquinas Reflex. Tem uma tampinha que vem e deve ser presa a máquina para que o fotógrafo nunca esqueça de coloca-las evitando assim poeira e arranhões que possam ocorrer na lente.

A máquina tem a possibilidade de receber lentes objetivas e filtros. Uma rápida olhada no site  da sony lista algumas possibilidades:

Conectores

Como a maior parte das Cyber Shots, esta câmera tem uma porta de comunicação que tem múltiplas finalidades, USB, áudio (mono) e video. O cabo é prioritário da Sony e é uma das coisas que muitas pessoas reclamam desta marca, pois seria muito mais prático colocar uma saída mini USB modificada que aceitasse tanto os cabos prioritários como um cabo mini USB genérico (como a maior parte dos fabricantes fazem).  A saída de vídeo e normal via cabo de vídeo que vem com o aparelho. Como opcional o usuário pode adquir um cabo de alta definição e assim ver vídeos e fotos em full HD (até 1080i).

Nesta porta ainda encontramos um conector para alimentação externa (o cabo deve ser adquirido à parte, mais se você tiver uma Cyber Shot antiga pode usar a fonte de alimentação dela tranquilamente) e não carrega as baterias, só serve mesmo para alimentação externa.

Bateria

A máquina vem com uma bateria recarregável de íons de lítio modelo NP-BG1 (com capinha plástica). Bateria igual a da maioria das máquinas fotográficas da sony, nada de especial. O slot fica localizado abaixo da máquina bem próximo ao do cartão de memória.

A bateria tem uma duração boa, mais note que a máquina tem um mecanismo robusto de zoom e se usá-lo muito a carga vai embora rapidamente, por isso é bom aumentar a resolução das fotos bastante para só usar o zoom no computador via aplicativo e assim evitar descarregar a bateria.

No manual a maquina promete 310 fotografias ou 155 minutos de uso em operação normal e isso realmente foi comprovado no meu dia-a-dia de uso (usei o zoom o mínimo possível para alcançar esta marca). Quando em modo BURST consegui bater mais de 1200 fotos com a mesma carga da bateria, mais não espere muito desempenho se for usar a filmadora, pois quanto maior a resolução menos a bateria vai segurar (mais ou menos 30 minutos).

Além da bateria principal ela ainda conta com uma pequena bateria recarregável de Manganésio-Lítio modelo MS614 que serve para manter o relógio, o calendário e as configurações funcionando. Esta bateria não lhe dará dor de cabeça por um bom tempo (nunca tive que trocar de nenhuma das máquinas que eu tive).

Memória

A máquina tem uma memória interna de 31 mb (cabem mais ou menos 20 fotos na resolução média).

As fotos são gravadas num cartão Memory Stick (normal, Duo, Pro Duo, Pro Duo High Speed ou Pro Duo HG). É um cartão de memória bem caro e prioritário dos equipamentos da Sony. Em relação a quantidade máxima de megabytes ela aceita cartões de todos os tamanhos disponíveis no mercado.

No cartão de 8 GB cabem uma base de 2457 fotos na resolução máxima de 8.1 Megapixels ou mais de 45000 fotos na resolução VGA (o display indicará que restam “>999”).

No modo filmadora o mesmo cartão de 8 Gb aceita 1:40:20 de filmagem em qualidade máxima (640×480). Note que a máquina não filma em HD como as Canon e para filmar na resolução máxima é necessário um cartão rápido, no mínimo o Memory Stick PRO Duo.

Design: Beleza e tecnologia

A primeira vista ela impressiona! Talvez a melhor sacada da sony foi criar uma câmera amadora com uma aparência de uma profissional, corpo todo preto em plástico fosco (poderia ter sido de um material mais resistente), todos os comando bem localizados e botões com um tamanho consideravelmente confortáveis de usar.

Ela não é realmente pequena, mais se levarmos em consideração o zoom ótico de 10X vemos que a Sony fez um milagre em engenharia para fazer esta máquina funcionar. Para quem já tem uma Sony compacta os controles vão ser intuitivos, mais para quem está iniciando agora nesta marca terá que disponibilizar um tempinho para aprender os comando dela (a diferença entre o menu e o home, a operação com a memória, etc) agora os usuários de máquinas semiprofissionais e reflex vão ficar achando-a estranha, pois os controles importantes para uma boa fotografia profissional não existem ou são de dificílimos acesso no menu. Controles como compensação de exposição e sensibilidade ISO não tem botões diretos no menu.

Tamanho e portabilidade

Tem um tamanho ótimo, não é tão grande a ponto de encomodar durante o uso mais ela chama bastante a atenção, não é discreta como as portáteis, por isso não é uma máquina que se leva para qualquer lugar.

Os comandos estão localizados em locais estratégicos e intuitivos. Só o que há para reclamar em relação ao uso é que se quisermos utilizar controles mais avançados devemos acessar pelo menu. Deveria ter alguns botões de acesso rápido a comandos como troca de ISO ou balanço de branco.

Menus

Os menus são bem intuitivos e organizados. Dá um pouco de confusão no início pois a máquina possui dois menus, um para controles genéricos e um mais específico para ajustes das fotos ou filmagem.

No menu temos, de acordo com o tipo de fotografia escolhido, os controles de resolução das fotos (8M, fotos em 3:2, 5M, 3M, VGA e HDTV 16:9) ou do vídeo (640×480 alta qualidade, normal ou 320×480), modo de cor, modo do medidor, controle de foco, equilíbrio de branco, detecção de rostos, gravação simples ou Burst (contínua) que bate fotos enquanto o botão do obturador é pressionado, o ajuste manual de brilho, o redutor de olhos vermelhos, o controle do estabilizador de vibração (steadyshot), pré-ajuste de cenas e um atalho para o setup do sistema.

Também temos o botão home, que pode ser pressionado em qualquer momento em que a câmera estiver ligada, independente de estar filmando, fotografando ou vendo algum vídeo ou foto. Neste menu você tem acesso a um conjunto de configurações mais específicas da máquina.

Facilidade de uso

O equipamento é bem fácil de usar, tem os controles bem posicionados e intuitivos. Os botões são grandes e separados, e se adaptam melhor as mãos masculinas, naturalmente grandes, principalmente durante o uso do zoom, que apesar de ter duas velocidades de ajuste não é assim tão macio assim de se regular.

Para quem já tem uma máquina portátil da sony não vai sentir dificuldade nenhuma no manuseio deste equipamento.

Modos: As possibilidade da câmera

A câmera opera em diversos modos que podem ser selecionados no botão rotativo seletor de modo: Automático (ajustes regulados automaticamente), Programa (a exposição ajustada automaticamente), Manual (permite ajustar a exposição fulminantemente), Filme, ISO (para fotos sem flash com pouca luz), Suave (suaviza o fundo para fotos de flores, pessoas, etc), Esporte, Crepúsculo (mantém a atmosfera noturna nas fotos), Paisagem e SCN (seleção de cenas).

O modo SCN deve ser ajustado no menu e possibilita a seleção de crepúsculo, praia, neve e fogos de artifício.

Controles

Esta câmera não é para uso profissional. Seu uso se destina ao lazer, por isso nos EUA é apelidada de point-and-shooter (apontar e atirar) por isso ela não disponilibiza em seu corpo botões rápidos para controles manuais avançado, como é comum nas máquinas de grande porte. No modo M você tem um bom controle de exposição (que neste contexto é a velocidade do obturador e o valor da abertura), mais ele é feito em um item no menu que não é ágil para ser ajustado em situações que exigam rapidez do fotógrafo.

Foco

Como é padrão, ativamos o autofoco pressionando o botão do obturador até o meio. O foco vai de 2 cm (macro) ao infinito no modo macro e no modo normal de 50 cm ao infinito. A distância focal da lente vai de 38 a 380 mm (equivalente a 35 mm).

Com a tecnologia de Face Detection a máquina é capaz de regular automaticamente o foco em todos os rostos da cena (também ajusta a exposição, o controle de flash e o balanço de branco), resultando em uma reprodução clara e fiel das particularidades de cada rosto, deixando as expressões muito mais reais.

ISO

A ISO pode ser fixada no automático ou nos valores fixos de 100, 200, 400, 800, 1600 ou 3200.

Velocidade de disparo

Ela pode ser extremamente rápida, e uma foto pode ter exposição de  1/2000 até 30  segundos.

Em relação ao número de fotos por segundo, a máquina está pronta rapidamente para as fotos. No modo Burst ela bate 2 fotos por segundo.

Estabilização de imagem

Tem tanto para fotos quanto para video. O modo de estabilização desta máquina chama-se Super Steady Shot e funciona muito bem, independente da máquina estar em seu maior ou menor zoom.

Ela usa sensores óticos para detectar movimento de câmera e enviar sinais de correção para uma lente de estabilização para minimizar as tremulações.

Qualidade das fotos e opções de tamanho

Ela tem vários modos de resolução:

Para fotos temos:

Foto tirada com 3 megapixels (reduzida no photoshop) – clique duas vezes para ver o nível de detalhes

Para vídeo:

Formato MPEG Movie com Áudio

Vídeo em 640×480 qualidade Standard:

Duração do clipe:

a gravação de vídeo é limitada apenas pela memória disponível e um detalhe que deve ser levado em consideração é que para gravar em MPEG VX Fine é necessário um cartão de memória de alta qualidade e bem rápido (o fabricante indica o Memory Stick PRO Duo).

Não se engane com 8 megapixels! Apesar do padrão de hoje em dia ser de 10M ou maior, esta máquina faz fotos incríveis. Três explicações para a qualidade da foto acima da média das máquinas Sony equivalentes são o Flash rápido e preciso, com um alcance de mais de 7 metros; a baixa quantidade de megapixels que deixa o CCD Super HAD de 1/2,5 maior e menos denso proprorcionando uma definição extraordinária de cores e a tecnologia Bionz.

Esta tecnologia é proporcionada por um chip dedicado que aumenta a riqueza do colorido e dos detalhes da imagem, de forma rápida e precisa.

De acordo com a Sony ele também reduz ruídos indesejados nas imagens sem afetar a integridade da resolução ou do colorido e controla precisamente a saturação de cor, o contraste e o equilíbrio do branco para produzir imagens nítidas, vivas e, ao mesmo tempo, sempre naturais.

Nem sempre esta tecnologia agrada. Este processador em alguns casos dá as fotos da Sony uma aparência de “lavadas”, parecendo que passaram por algum filtro bem suave no estilo blur do photoshop, e por isso alguns fotógrafos amam a Sony e outros a odeiam, pois máquinas como as Canon e as Nikon lhe dão as fotos reais sem tratamentos.

Conclusão

Recomendo!!!

A Sony H10 é uma máquina fotográfica que impressiona. Visualmente é bonita, bem robusta, estilosa. Seu corpo preto e seu porte lembram muito uma máquina Reflex, mais bem menor que elas e é bastante leve se olharmos para seu tamanho. Sempre que ando com ela as pessoas imaginam que é uma máquina profissional. Se olharmos para o lado da praticidade ela é muito rápida. Em menos de 2 segundos já está pronta para o primeiro disparo, faz fotos nítidas mesmo no modo burst e tem um flash poderoso, que em certos momentos até atrapalha em fotos noturnas.

Os 8.1 megapixels não querem dizer que a máquina tira fotos ruins, esse raciocínio era válido antigamente quando as máquinas eram de 2 megapixels. Acima de 4.1 todas as fotos ficam perfeitas e só diferem uma das outras pelo nível máximo de zoom alcançado. Estudiosos de fotografia afirmam que quanto maior a resolução menor tem que ser os pontos do CCD e consequentemente mais ruídos serão gerados na foto.

As fotos geradas por ela em 3 megapixels dão um banho de detalhes e definição de cores.

O zoom é um espetáculo a parte! 10X de zoom ótico em um corpo robusto e pequeno não é para qualquer máquina. As lentes Carl Zeiss do tipo Vario Tessar fazem uma diferença enorme no controle da luz e da estabilização das imagens mesmo no zoom máximo e a máquina ainda puxa mais 2X de zoom digital (totalizando 20X) sem perder quase nada em relação à qualidade.

O vídeo fica bom e o som bem gravado, mais não foi lá estas coisas. Em outras máquinas equivalentes ele normalmente perde o foco, mais esta câmera em questão manteve o vídeo estabilizado.

Profissionais de fotografia vão questionar a ausência do visor ótico e os amadores vão ficar chateados com a necessidade de se colocar manualmente a tampinha da lente quando a máquina não estiver em uso.

Jovens, viajantes, pessoas que curtem passeios na natureza, viciados em fotografia pessoal vão achá-la meio grande e em certos momentos vão ver que ela chama muito a atenção, não é uma câmera que se pode levar para todos os lugares.

Prós

Contra

• Robusta, bonita e compacta.
• Ótimas fotos mesmo em baixa luz.
• Display nítido e grande
• Controles acessíveis e grandes
• Zoom de 10X ótico.
• Grava vídeos sem ruído.
• Velocidade de inicialização, das fotos em sequência, estabilização e zoom.
• Flash poderoso mesmo em SL.
• Estabilizador de imagem eficiente.
• Ótima qualidade de vídeo e saída HDTV (com cabos à parte).
• Preço acessível para máquinas com estas especificações.
• Faltou visor ótico.
• Os controles manuais poderiam ter uma acessibilidade melhor.
• Talvez devido ao tamanho das lentes e fator do zoom a bateria esvazia rapidamente quando usamos este componente.
• No modo macro às vezes o flash deixa sombra.
•Acessórios caros ($ony).
•Faltou a possibilidade de colocar data e/ou hora nas fotos.
•Corpo de plástico.
•Modo manual bem limitado.
•Conector USB prioritário da Sony
•Não há controle manual de balanço do branco.

Geral:

Nota final: 8,8

qualquer dúvida entre em contato.

Fiquem a vontade para comentar.

Att.

Especificações técnicas (retiradas do fabricante):

Tipo de Câmera: Câmera Digital Compacta Aponte & dispare Ultra-Zoom
Sensor de Imagem: CCD Super HAD de 1/2,5 e 8.3 Megapixels
Resolução Efetiva: 8,1 milhões de pixels
Profundidade de Cor: Conversão A/D DXP de 14 bits
Saída: RGB de 24 bits
Modos de Cor: Natural, Vívida, Sépia, Preto & Branco
Formatos de Arquivo de Imagem: JPEG (Fine, Standard)
Resolução de Gravação:

Gravação de Vídeo: Modo MPEG Movie com Áudio

Duração do clipe: limitada apenas pela memória disponível
MPEG VX Fine precisa de mídia Memory Stick PRO Duo
Gravação de Áudio: Sim
Tipo de Lente: Carl Zeiss Vario-Tessar (10 Elementos em 9 Grupos com 1 Elemento Aesférico)
Zoom Ótico: 10x (Smart Zoom Até 51x em Resolução VGA)
Distância Focal da Lente: 6.3 – 63mm (equivalente a 38 – 380mm)
Zoom Digital: 2x
Distância Mínima de Foco: 0,8 polegada (2cm)
Abertura Máxima: f/3.5-4.4
Estabilização Ótica de Imagem: Sim (Estabilização Ótica de Imagem Super SteadyShot)
Montagem de Filtro/Lente: Acessória 58mm (Lentes Acessórias da Sony apenas)
Tipo de Foco: TTL-AF com Iluminador de Assistência ao AF
Modos de Foco: AF Multiponto de 9 áreas, AF de Monitoração, AF Spot Flexível, AF com Detecção de Rosto
Lâmpada assistente de foco: Sim
Faixa de Foco Normal: 19,7 (50cm) – infinito
Macro: 0,8 (2cm) – infinito grande angular
Sensibilidade ISO: Automático ou ISO Selecionável (100, 200, 400, 800, 1600, 3200)
Velocidade de Obturador: 30 – 1/2000 de segundo
Faixa de Abertura: f/3.5 – f/14.4
Medição de Exposição: Multipadrão, Central Ponderada e Spot
Modos de Exposição: Auto, Programa Auto, Prioridade de Abertura, Prioridade de Obturador, Manual, Cena, Compensação de Exposição (±2.0 EV em incrementos de 1/3 de EV), Bracketing de Exposição
Modos de Balanço de Branco: Automático, Nublado, Luz Diurna, Fluorescente 1, Fluorescente 2, Fluorescente 3, Flash e Incandescente
Modos de Cena: Alta Sensibilidade, Sensibilidade Super-Alta, Burst de Velocidade Super-Alta, Crepúsculo, Retrato ao Crepúsculo, Retrato, Soft Snap, Paisagem, Praia, Neve, Fogos de Artifício, Obturador em Alta Velocidade e Fotografia Avançada de Esporte
Flash Integrado: Sim (Auto, Sempre Ligado, Sempre Desligado, Sincronismo Lento e Redução de Olho Vermelho)
Alcance Efetivo de Flash: Até 23” (7,0m) em ISO Automático
Conexão de Flash Externo: Não
Controle de Flash Externo: Não Aplicável
Tempo de Inicialização: Menos de 2 segundos
Atraso do Obturador; 0,05 segundo
Capacidade de Burst: Até 100 quadros a 2.2 qps em todas as resoluções
Temporizador: 10 segundos ou 2 segundos
Gravação com Intervalo: Não
Impressão de Data e Hora: Não
Memória Integrada: 31Mb
Cartões de Memória:

Capacidade de Gravação: Limitada pelo cartão
Tipo de Bateria Bateria: Recarregável de Íons de Lítio NP-BG1
Adaptador de Alimentação: Não
Interface de Computador: USB 2.0 (Hi-Speed) via Conector Multiconector
Capacidade de Impressão Direta: Sim (PictBridge)
Controle Remoto: Não
Saída de Vídeo: Sim (NTSC e PAL) via Conector Multiuso 1080i HD (com cabo acessório opcional)
Capacidade para Webcam: Não
Requisitos de Sistema e Software: Microsoft Windows 2000, Me, XP e Vista, Apple Macintosh OS 9.1 e 9.2; OS X (10.0-10.4)
Visor: Não
Tela LCD: LCD TFT colorido de 3,0 (230.000 pixels)
Preço: Brasil R$ 900,00 EUA U$ 300,00
Material de fabricação: Plástico.
Lentes de conversão:

Dimensões: 106 x 68.5 x 47.5 mm
Peso: 265 g

Sair da versão mobile