Review: Netbook Acer Aspire One 751h

Notebook acer aspire one

acer-aspire-oneEstou fazendo o review deste novo netbook da Acer, o Aspire One 751h.

Ele é um dos representantes da Acer para  a nova geração de netbooks com tela de 11 polegadas, mais com dois diferenciais a mais: resolução de 1366 x 768 pixels, bem acima dos padrões de mercado e uma bateria que dura 8 horas (ou mais) – suficiente para operar o netbook em um vôo do Rio Grande do Sul até o Pará sem precisar recarregar ou trocar a bateria. Como vi que é uma atraente opção de compra fiz aqui uma avaliação onde coloco os pontos fortes e fracos deste dispositivo.

ÍNDICE

Iniciando: como consegui?

O netbook, como especifiquei em post, é um notebook com funções limitadas e sua finalidade é proporcionar ao usuário mobilidade total e conforto para usar em qualquer lugar. Por isso até hoje não tinha adquirido um aparelhinho destes. Por mais prático que fossem as opções do mercado, além da tela maior ser de 10 polegadas que força demais a visão para ler documentos com fontes normais (porque as menores dão aparência ao aparelho de ser de brinquedo), a maior autonomia era de mais ou menos 4 horas. Para usar isso eu preferia comprar um notebook com tela de 12 polegadas, pois a diferença de preço poderia ser grande mais o aparelho era bem mais funcional.

Isso mudou quando vi este aparelho em uma viagem que fiz a Manaus. Ele tem tudo o que eu esperava em um netbook: Tela de 11,6 polegadas extremamente fina, iluminada por LEDs, que além de aumentar o brilho da tela bastante reduz o consumo de energia, dando ao equipamento esta autonomia de mais de 8 horas de uso contínuo, além de um teclado com teclas bem sensíveis e com um bom tamanho e várias outras vantagens que vou enumerar a medida que avançamos neste artigo.

Desembrulhando: o que vem na caixa?

Design: a parte atraente

Este netbook, pelo menos a versão que eu comprei (a azul) tem somente um pequeno detalhe que pode quebrar a harmonia do design bem trabalhado e totalmente atraente: a bateria de 6 células, que fica presa atrás do aparelho e é responsável pelo peso total do aparelho.

Tirando esse detalhe ele se destaca muito dos netbooks de 10 polegadas, pois tem uma aparência de notebook mais cabe na bolsa sem fazer volume, ocupando um espaço bem menor que de um caderno universitário.

Uma visão geral externa:

do lado esquerdo do aparelho:

Do lado direito:

Na frente:

Atrás:

Embaixo:

Abrindo:

Hardware: Características que fazem diferença.

Vamos dar uma olhada mais minuciosa nestas partes descritas no tópico anterior.

As dimensões exatas são : 28,4 cm X 19,8 cm sendo 2,54 cm de expessura (11.18” x 7.79” x 1”), e essa brincadeira pesa 1.25 kg com bateria de 3 e 1.35 kg com bateria de 6 células.

Internamente temos uma placa-mãe baseada no chipset Intel Mobile US15W Express com um processador onboard Intel Atom modelo Z520 ( 32 bits) especial para netbooks e smartphones.

Esta belezinha consome menos de 3 watts (entre 2 W e 2,64 W) durante o funcionamento mais não é um dos mais rápidos desta geração, sendo escolhido para integrar este netbook pelo desempenho no consumo. Na verdade ele é bem mais lento em todos os quesitos se for comparado com os da família N270.

O chipset US15W trabalha sozinho e tem as seguintes características:

É claro que dadas as proporções do netbook muitas destas possibilidades foram ignoradas.

Na lateral esquerda temos duas portas de comunicação USB 2.0. Elas são bem rápidas e cumprem a finalidade. São do tipo de 4 pinos (Type A) mais dificilmente chegam aos 480 mb prometidos. Tanto o conector do fone de ouvido quanto o do microfone são do tipo mini-estéreo de 3,5 mm, ou seja, aceitam adaptadores para conexão em um equipamento de som maior, se for o caso de usar o netbook para animar festas ou tocar músicas diretamente do media player no equipamento de som. Ele tem uma placa de som onboard com suporte a High-definition audio que possibilita o uso de fones Dolby® para ter uma sensação de ambiente sonoro 5.1, mais infelizmente dadas as proporções do alto-falante interno o som onboard é bem baixo e só serve mesmo para alertar ao usuário que o sistema está funcionando, não sendo confortável ouvir músicas por ele. Para ver filmes o som se comporta bem, e o estéreo é perceptível (considerando o volume, é claro).

O conector de alimentação é simples, uma fonte de alimentação pequena e versátil que carrega completamente a bateria em mais ou menos 1 hora de carga.

A bateria de 3 células fornece ao sistema 24.4 W em 2200 mAh (4 horas de uso contínuo) e a de 6 células 57.7 W em 5200 (mais de 8 horas de uso sem necessitar de recarga). Com certeza é um item que não podemos desprezar.

Acompanhando a lateral esquerda o temos por último um conector para rede de 10/100 Mbps Fast Ethernet (rede com fios par trançado) que é a terminação de uma placa onboard baseada no hardware Realtek RTL 8102 que funciona conforme o esperado.

Passando para lateral direita encontramos um conector para cartões de memória do tipo muitos-em-1: aceita xD-Picture Card (xD), o MultimediaCard (MMC), Secure Digital (SD) e conseqüentemente usando um adaptador o miniSD e microSD e aceita o Memory Stick Pro (e usando um adaptador o Memory Stick Pro Duo e o MS Micro). Só aceita um cartão de cada vez e para retirar ou colocar tem que empurrar o cartão até sentir o click. Após ele temos mais uma porta USB 2.0 similar as outras duas já descritas, um orifício para colocar um cadeado de segurança modelo Kesington (para deixar o notebook fixo a um móvel e evitar furtos) e uma saída de vídeo RGB para monitor externo, projetor ou TV de alta definição (o sinal de saída pode ser regulado em resolução via Windows).

Na frente o design é muito fino, por isso os engenheiros só colocaram um botão de pressão que é um atalho para desativar as redes sem fio e assim economizar bateria no caso de não estarem disponíveis na área em que o netbook está sendo usado no momento (também para segurança como no caso de estar embarcado em um avião, onde durante a decolagem qualquer rede sem fio pode modificar a leitura de instrumentos críticos). Puxando o botão para esquerda ativa ou desativa o dispositivo Bluetooth (se colocar um externo) e puxando o botão para direita ativa e desativa a rede wirelles.

Atrás só temos a bateria. Um slot que é o corpo do netbook todo. Como ela está pra fora do corpo (não é embutida como na maioria dos netbooks) e dada a sua rusticidade e a forma bem produzida do encaixe, pode ser tranquilamente usada como alça para manusear o aparelho, pois não tem perigo de realizar folgas ou destruir algum conector.

Em alguns modelos deste netbook (não foi o caso do meu) atrás da bateria há um slot próprio para colocar um chip 3G e usar o modem interno do aparelho para navegar nesta rede. No meu caso tenho que usar o USB externo mesmo.

Em baixo existem duas presilhas que prendem a bateria ao netbook. Uma delas é de pressão e a outra não. Para retirar a bateria é só abrir a da direita até que ela fique vermelha, botar um pouco de pressão na da esquerda e puxar a bateria.

Ainda em baixo temos as tampas de acesso aos diversos slots do sistema. É a parte do netbook que permite expansão. Cada slot pode ser acessado retirando um pequeno parafuso em um dos cantos da tampa. Abaixo das presilhas da bateria temos o slot maior que guarda o disco rígido. O meu original é de 160 Gb, mais pode ser substituído por maiores, sempre respeitando as especificações que é HD de 2,5” (9.5 mm) no formato SATA II.

A direita do slot do HD temos o compartimento da memória RAM. A versão que comprei vem com 1 Gb em um módulo que pode ser substituído por um de até 2 Gb. De qualquer forma a memória não pode ser adicionada, pois só existe um slot, ela deve ser substituída.  Ele aceita um módulo de memória do tipo  soDIMM (200 pinos) SDRAM DDR2 com velocidade de 533/667 ou 800 MHz (irrelevante pois independente da memória instalada ele rodará com FSB 533 mhz). e capacidade de 1 GB ou 2 GB de memória.

Abaixo do compartimento da memória temos o compartimento onde está a placa de rede sem fio do netbook, que pode ser também substituída por uma de desempenho melhor, apesar da residente Atheros Ar5007Eg ser excelente.

Acima quando o netbook está fechado só vemos o logo da empresa, impresso no canto superior esquerdo da tampa. Esta tampa é brilhosa e lisa e por isso o netbook deve passar a maior parte do tempo dentro de sua capinha (deve ser adquirida separadamente), pois é bem fácil de arranhar.

Quando abrimos esta tampa chegamos finalmente na essência deste note. Podemos ver a tela de 11.6 polegadas, muito fina e iluminada por Leds (nos laptops convencionais a iluminação é feita por uma lâmpada fluorescente). Note que ela ainda não é feita de OLED, e sim de cristal líquido (LCD), mais somente o fato de ser iluminada por backlights de led já dá uma melhorada na definição, contraste e no consumo total de energia. A resolução dele é HD, 1366 x 768 (WXGA) com alto contraste e proporção de 16:9 utilizando uma tecnologia da Acer chamada CrystalBrite. Esta tecnologia promete maior contraste, maior ângulo de visão e menos reflexão na tela, mais na prática a reflexão incomoda muito neste netbook, e a tela é muito brilhosa, mesmo em ambientes com pouca iluminação. Temos ótimo ângulo de visão horizontal, mais uma variação mínima vertical já começa a inverter as cores exibidas.
Acima desta telinha temos um orifício bem discreto para o microfone, que diga-se de passagem tem uma boa sensibilidade e a webcam integrada modelo Acer Cristal Eye. Esta webcam tem uma tecnologia prioritária da Acer chamada enhanced Acer PrimaLite (empresa adora colocar nomes “pomposos”) que otimiza a captura de imagens mesmo em ambientes de baixíssima luminosidade e faz fotos VGA (640×480).

Abaixo da tela, no corpo do netbook temos o teclado. Apesar de ser um aparelho com dimensões reduzidas o teclado é gigante! As teclas são bem maiores que de muitos teclados para desktop e tem uma boa sensibilidade, aumentando a velocidade de digitação. Além da tecla “Windows”, temos a tecla de função típica dos notebooks que dão mais funcionalidade ao teclado e por ela nos temos atalhos para o controle de volume, brilho da tela, ligar/desligar monitor externo, wifi, etc. Uma desvantagem evidente neste teclado é que todo o sistema mecânico dele está exposto, por isso deve-se tomar muito cuidado com líquidos perto do aparelho: qualquer acidente vai diretamente para dentro do sistema!

Acima do teclado, no lado direito há o botão principal do laptop, a tecla Power, que tem um led indicando se o sistema está ligado ou não. E ao lado dela temos 3 LEDs indicadores de estado do computador, que se acendem indicando atividade no disco rígido, num lock e caps lock.

Abaixo do teclado temos o touchpad e seus dois botões que são equivalentes ao de um mouse. O touchpad é pequeno e tem suporte a multitoque (com dois dedos pode-se dar zoom in e zoom out em fotos além de rotacionar e rolar a tela), que apesar de ser bem inferior ao multitoque dos dispositivos Mack, com um pouco de prática pode ser bastante útil.

Bem mais abaixo e a esquerda temos outro painel de leds que são indicadores de bateria e atividade na rede sem fio.

Antes de começar:

Quem está adquirindo agora este netbook deve em primeiro lugar ver qual sistema operacional virá com ele. Se for o Windows Vista é bom tratar logo de entrar em contato com o fabricante e pedir uma cópia gratuita do Windows 7 pois o vista deixa este netbook ulta lento. Se for o Windows XP não se preocupe pois o sistema operacional funciona harmonicamente com o hardware e não tem a possibilidade de trocá-lo, pelo menos gratuitamente, pelo Windows 7. Se vier o Linux não tenho como orientá-los pois infelizmente ainda não tive contato com esta versão.

Muitos softwares vem junto com o Windows, na maioria das vezes para subsidiar o preço final para o consumidor. Atualmente vem acompanhado de:

Minha dica é a seguinte: mesmo que seu netbook tenha um HD relativamente grande a primeira coisa que deve fazer é ir no painel de controle >> adicionar/remover aplicativos e desinstalar tudo o que você não for usar, pois além deles ocuparem espaço no HD a maioria se instala no menu de inicialização automática, ocupando uma parcela da memória RAM preciosa. Eu desinstalei o Office Trial pois tenho uma licença original do Office Home & Student. Desinstalei o McAfee porque uso o antivírus do Windows, o Windows Defender e por ai vai.

Instale o Klite Codec Pack e o Real Alternative para poder assistir a filmes em DivX e rmvb, instale o skipe ou similar para voip e faça a atualização online do sistema operacional (se for usar o Windows update pode durar várias horas, mais é bom que você testa o aparelho e a duração da bateria). Não atualize os componentes de hardware pelo Windows Update, pois fiz isso por aqui e a rede parou de funcionar (felizmente consegui reverter o drive para um antigo), use o site do fabricante para baixar qualquer drive de componente.

Para finalizar um alerta: deixe sempre as ranhuras de ventilação desobstruídas e livres. Aqui eu fui usar o aparelho em cima da cama e os lençóis estavam bloqueando estas ranhuras. Em conseqüência a máquina estava congelando repentinamente, após modificar o meu local de trabalho o problema foi resolvido.

Conclusão:

Ao valor de mais ou menos R$ 1000,00 este netbook é uma atrativa escolha. Ele cumpre o que promete: pequeno, boa bateria, portátil e relativamente leve, mais não se engane, se quiser algo além disso é melhor comprar ou um mini notebook (tela de 12 polegadas) ou um modelo mais sofisticado (e bem mais caro), pois o processador dele é bastante lento e mesmo fazendo um upgrade na memória ainda vemos bastantes limitações (sejamos sinceros, netbook não é pra aplicativos pesados e de produtividade). Para usar internet, voip e Office tá de muito bom tamanho. Sugestão para usuários mais exigentes é pegar este mesmo netbook mais com o modem 3G interno e 2 Gb de memória ou procurar outros modelos da Acer com o novo chip Centino Solo.

Pontos positivos Pontos negativos
  • Dimensões reduzidas.
  • Alta duração da bateria
  • Tela iluminada por leds com boa resolução
  • Preço bem atraente (menos de R$ 1000,00)
  • Saída para monitor
  • Teclado confortável para digitação
  • Sistema operacional Windows Vista Starter (em alguns)
  • O HD é SATA mais não temos uma porta e-SATA
  • Baixo desempenho do processador em relação a outras famílias de Atoms
  • Ausência da saída de vídeo direto (s-video, av ou dvi), só temos VGA
  • Tela muito reflexiva
  • Teclado com aparência frágil
  • Ausência de 3G e Bluetooth (no modelo azul)

Geral:

Visual:  9 / 10
Qualidade da tela: 9 /10
Usabilidade: 8 / 10
Especificação: 7/ 10
Preço (Brasil): 9,5/ 10

Nota final: 8,5

qualquer dúvida entre em contato.

Fiquem a vontade para comentar.

Att.

Especificações técnicas (retiradas do fabricante):

Sistema Operacional

Plataforma

Memória

Display

Armazenamento

Audio

Comunicação

Dimensões e peso

Cores

Energia

Teclas especiais e controles

Portas de entrada e saída

Softwares

Opcionais

Garantia

Sair da versão mobile