Domínio com acentuação e cedilha

tecla cedilha
O uso do cedilha na internet
O uso do cedilha na internet

Uma das últimas novidades relevantes na internet brasileira é a possibilidade de se registrar domínios com letras acentuadas (caracteres não-arábicos) ou seja todas as vogais e o cedilha, de acordo com as normas da Língua Portuguesa. Caracteres como cedilha (ç) podem ser registrados diretamente no registro.br, e isso significa domínios como www.espaço-sideral.com.br.

É não é só para os brasileiros, japoneses e chineses já podem usar os seus símbolos(ideogramas), assim como árabes, russos e gregos podem usar o próprio alfabeto.

Para usufruir desta nova possibilidade algumas regras importantíssimas devem ser seguidas:

  1. Se você é dono do domínio www.espaco-sideral.com.br e quer usar o www.espaço-sideral.com.br você terá que registrá-lo (e pagar anualmente) junto a registro.br
  2. Se você NÃO é dono do domínio www.espaco-sideral.com.br não poderá registrar  www.espaço-sideral.com.br pois ele é reservado para o dono do domínio sem o cedilha.
  3. O e-mail também poderá ser acentuado, e receberá as mesmas mensagens tanto de envios para o acentuado como para o domínio sem acentos, mais isso é depois do ponto. Por exemplo: josé@ espaço-sideral.com.br receberá a mesma mensagem de josé@ espaco-sideral.com.br agora antes do ponto depende de quem está gerenciando estas caixas postais. Por exemplo: josé@ espaço-sideral.com.br e jose@ espaço-sideral.com.br podem ser diferentes ou serem a mesma conta, isso vai depender do sistema que estará controlando a caixa postal (verifique junto ao administrador do servidor de e-mail).

Em que situações é interessante o registro deste tipo de domínio?

  1.  Em casos em que a falta do acento altera o significado do domínio.
  2. Quando o nome sem acentuação confere conotação pejorativa ao nome do domínio.
  3. Pode ser interessante registrar domínios com e sem acento com o objetivo de redirecioná-los para um único endereço na intenção de atrair o público alvo.

Quais são os contras?

  1. Nem todos os browsers aceitam estes caracteres (por enquanto somente o internet explorer, o mozilla Firefox e o Opera).
  2. Os nomes acentuados podem sem bem mais problemáticos de gravar e digitar.

Fiquem a vontade para comentar.

Att.

Sair da versão mobile