Como acelerar seu Mozilla Firefox

firefox 5

Estes dias recebi um e-mail com uma fórmula mágica para aumentar a velocidade do Mozilla Firefox.Como sou meio desconfiado com tutoriais que encontramos na internet sobre aceleração de aplicativos (muitos são feitos para causar o efeito contrário) eu resolvi investigar item por item da lista e para minha surpresa a coisa é realmente séria. Estas configurações servem para usuários de banda larga e podem ser usadas para qualquer versão  de Mozilla Firefox instalada em Linux, Mac OSX ou Windows:

A primeira coisa a fazer depois de instalar o Mozilla Firefox (se já não o tiver em seu sistema) é fazer um backup das configurações atuais pois em caso de lentidão ou problemas podemos voltar as configurações padrão:

Copie a pasta com as configurações do Mozilla Firefox para um lugar seguro. Ela se encontra em diferentes lugares de acordo com o sistema usado. Preste atenção ao caminho da pasta e substitua o username pelo nome do usuário que está logado na máquina. Copie a pasta que está dentro de Profiles, ela é nomeada com uma seqüência de letras e números aleatórios. Exemplo: dqa56aslr.default

No Windows XP:

Documents and Settings -> username -> Dados de aplicativos -> MozillaFirefox -> Profiles

No Windows Vista:

Users -> username -> AppData -> Roaming -> Mozilla Firefox -> Profiles

No Mac OSX:

username/Library/Application Support/Firefox/Profiles/

No Linux:

root: ~/.mozilla/firefox/
usuário comum: /home/username/.mozilla/firefox/

Após o procedimento de backup abra o firefox e digitar o comando about:config e depois pressione ENTER. Após uma tela avisando que qualquer alteração pode ser perigosa você terá acesso ao menu de configurações do aplicativo.

Tela para digitar os códigos do Mozilla Firefox

  1. Temos uma caixa de buscas, localize navegando ou através dela a seqüência network.http.pipelining e dê à ela está atribuída o valor “true”. Se não estiver, dê um duplo clique para mudar para esse valor.
  2. Na mesma página procure a network.http.pipelining.maxrequests e dê um duplo clique nela para mudar o valor para 8
    .
  3. Procure network.http.proxy.pipelinin e mude o valor para “true”. Estas opções fazem na prática o seguinte: ao invés de baixar o arquivo em sequência através de uma única conexão, conectam várias vezes com o servidor e baixa através de cada conexão uma parte do arquivo. Supondo que o servidor onde o arquivo esteja armazenado limite a velocidade de download, o Mozilla Firefox burlaria a limitação e aproveitaria a banda do usuário ao máximo: se o servidor limitasse a velocidade de download à 8 KB/s por conexão e o programa fosse capaz de criar 10 conexões, seria possível baixar o arquivo até à 80 KB/s.

    Também mude o valor de “network.dns.disableIPv6 para “true”, para desativar a busca por este protocolo (IPV6), a não ser que use em sua intranet
    .
  4. Agora crie novas entradas de configuração: clique com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolha Nova Opção, depois selecionar Boolean e dê o nome de content.interrupt.parsing e defina como “true”. Essa chave serve para que o navegador não espere para receber todo o conteúdo da página para que ela seja exibida, mostrando em tempo real o que já recebeu.
  5. Clique com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolher “Nova Opção”, mas desta vez escolha em “Inteira” coloque o nome da chave de content.max.tokenizing.time e mude o valor para 2250000.
  6. Crie novamente uma entrada definida em “Inteira”, mas com o nome de content.notify.interval com o valor de 750000.
  7. Crie mais uma entrada nova do tipo  “Boolean” com o nome de content.notify.ontimer e defina como “true”.
  8. Crie outra entrada “Inteira”, com o nome de content.notify.backoffcount e coloque o valor inteiro 5.
  9. Crie uma entrada “Inteira” com o nome de content.switch.threshold com o valor 750000.
  10. Crie uma nova entrada “Inteira” com o nome de nglayout.initialpaint.delay e com o valor 0 (se alguma já existir somente mude o valor). Esta opção determina quanto tempo o Firefox deve esperar para começar a exibir uma página depois de começar a receber as informações do servidor requisitado. O valor padrão é 250 (milissegundos), ou seja, 1/4 de segundo. Alterar o valor para 0 disponibilizaria as informações já baixadas mais rápido. Não use esta opção se ainda usar linha discada ou se seu computador for mais lento que Pentium II ou equivalente pois isso acarretará problemas com seu navegador.
  11. Crie uma nova entrada “Boolean” digite config.trim_on_minimize e defina como “true”. Esta opção é interessante pois libera a memória para o sistema quando o Mozilla Firefox é minimizado. As páginas são copiadas para um arquivo cash no HD. Se você tem muita memória em seu PC e usa muitas abas simultâneas no Mozilla Firefox não é uma boa idéia usar esta opção, já que o uso de Cachê deixa o sistema em si mais lento (o HD é bem mais lento que a memória RAM).

Após realizar estas configurações reinicie o seu Mozilla FireFox para que as mesmas entrem em vigor.

Como falei eu pesquisei em vários sites sobre estes itens e vi que alguns não são relevantes nas versões mais novas do Mozilla Firefox. Use-as com cuidado pois dependendo da forma como utiliza o PC os resultados podem ser contrários aos desejados. De qualquer forma temos o Backup para restaurar o nosso navegador em caso de pane.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Att.

Sair da versão mobile