Formate o seu pen drive (pendrive) em NTFS pelo Windows

Às vezes ter um pen drive formatado com este sistema de arquivos é necessário, pois eles saem da fábrica formatados em FAT32. Uma das vantagens de usar NTFS (sistema de arquivos usados pelo Windows XP e superiores) é que podemos colocar nele arquivos de imagem ISO ou NRG com mais de 4 Gb. Recentemente um cliente precisou passar para um pendrive um filme que gravou para que eu fizesse a autoração. Como o arquivo imagem tinha 5Gb ele não tinha a possibilidade de gravar em DVD (não se pode confiar em DVD-R Dual Layer), e quando ele tentava copiar para uma unidade de 8Gb o sistema dava a mensagem de que não era possível copiar o arquivo.

Para sorte dele antes de dar marteladas no pen drive e xingar a mãe do vendedor que tinha lhe empurrado um produto, como ele disse,  “do Paraguai”, ele teve a luz de me ligar e pedir orientação.

Passei para ele este guia que compartilho com vocês pois pode ser bastante útil.

Antes de começar vou resumir as vantagens e desvantagens do processo (tudo tem um lado ruim, inclusive ganhar na megasena):

Vantagens do NTFS: Aceita arquivos com mais de 4Gb (o sistema FAT32, usado pelo Windows 98 e anteriores, só aceita até este limite), tem possiblidade de criptografia pelo próprio Windows e desperdiça menos espaço em disco.

Desvantagem do NTFS: é um pouco mais lento que o FAT32 e é imcompatível com equipamentos antigos, como alguns MP3 players de mesa e veiculares.

PROCEDIMENTO:

Coloque o pen drive no computador.

Vá em iniciar -> Painel de Controle

Depois clique em “Sistema”,  “Hardware” e depois “Gerenciador de Dispositivos”.

dois clique em “Unidades de Disco” e localize seu pen drive lá. Clique com o  botão direito em cima dele e selecione “Propriedades”.

Selecione a  aba “Diretivas” e troque a opção de “Otimizar para remoção rápida” para  “Otimizar para desempenho”, dê OK e feche todas as janelas.

Agora você vai ter acesso a novas opções no menu formatar, ao clicar com o botão direito sobre o pen drive,

inclusive compactação de arquivos pelo file system e formatação rápida (recomendado).

Espero ter ajudado e quaisquer dúvidas entrem em contato.

Att.

Sair da versão mobile