Os tipos e características de cartões de memória Flash

Com a redução do valor e aumento da capacidade dos cartões de memória flash este tipo acessório se popularizou muito, sendo usado em drives para computador, telefones celulares, máquinas fotográficas, vídeo games, etc.

A não muito tempo atrás existiam dezenas de formatos e variações destes, mais atualmente praticamente vemos a popularização de dois: os Memory Sticks e os Secure Digital (SD). Isso foi fruto de uma guerra de formatos que ocasionaram o fim da maioria dos formatos concorrentes a estes três. Os SD e Memory Sticks são usados principalmente para armazenar fotos e vídeos de câmeras digitais e filmadoras e configuração de videogames.

Os SDs estão se tornando padrão no mercado sendo adotado por todas as versões novas dos equipamentos que em suas versões anteriores usavam alguns destes formatos descritos. Não se sabe exatamente qual é a estratégia da Sony em manter o formato Memory Stick como padrão para seus equipamentos, pois atualmente é um formato caro e proprietário da marca e isso é um dos motivos que pesa para que o usuário deixe de adquirir um dos equipamentos da marca quando compara aos dos concorrentes (talvez a empresa não queira perder a base instalada de fabricação do equipamento).

indice:

Alguns tipos de cartão de memória:

Compact Flash

Compact Flash (CF) é um padrão de cartões de memória criada pela Sandisk a partir do padrão PC-Card/PCMCIA, que era muito usado por notebooks antes da popularização da USB. Este formato era o mais popular entre os dispositivos eletrônicos, principalmente as câmeras digitais e liderou o mercado até ser substituído pelos SD, em 2005.

Características:

Capacidade de armazenamento: de 8MB a 64GB, teoricamente pode suportar até 128 Peta bytes pois tem endereçamento de memória de 48 Bits.

A IBM aproveitando a fama dos cartões CF criou seu formato próprio chamado Microdrive. Microdrive eram pequenos discos rígidos com cerca de uma polegada de diâmetro e embalados no formato de CF Tipo II e tinham capacidade de 170 MB. Eram parcialmente compatíveis com equipamentos CF, pois como eram discos rígidos consumiam mais energia (até 500 mA, ao invés dos 100 mA da especificação) e por isso não funcionavam em alguns aparelhos podendo até danificar a fonte de alimentação, além de serem mais sensíveis a impactos e mudanças de temperatura. Foram muito usados nas primeiras linhas de players iPod mini da Apple.

Após a fábrica de armazenamento magnético da IBM ser vendida à Hitachi (dezembro de 2002) junto com todas as marcas patenteadas por ela outras empresas como a SanDisk, Seagate e Sony passaram a fabricar produtos semelhantes.

SmartMedia

SmartMedia é um padrão de cartão criado pela Toshiba em 1995 para competir com os padrões MiniCard, CompactFlash e PC Card. O nome original do padrão era em inglês Solid State Floppy Disk Card (SSFDC) e foi anunciado como um sucessor para os disquetes.

Características:

Era um formato promissor que era fortemente apoiado pelas gigantes Olympus e Fujifilm mais caíram em desuso por causa dos padrões concorrentes e por incompatibilidade com cartões de capacidades diferentes do mesmo formato (cartões maiores que 32 MB não funcionavam com equipamentos antigos).

XD

xD-Picture Card é um acrônimo para extreme Digital. Estes cartões eram vendidos pela Olympus e Fujifilm em 2002 (fabricados pela Toshiba e Samsung). Era um formato proprietário, tal como os atuais Memory Sticks.

Características:

Originalmente eram encontrados com capacidades de 16 MB a 512 MB. Os cartões Type M, lançado em 2005 utilizavam a arquitetura Multi Level Cell (MLC) para alcançar uma capacidade teórica de armazenamento de até 8 GB.

O cartão Type H, lançado em 2005 oferecia taxas mais elevadas de dados do que os cartões Type M e foram desenvolvidos para utilização com captura de vídeo formato DVD, 640 × 480 em 30 frames por segundo.

Devido às mudanças na estrutura da última versão deste cartão eles se tornaram incompatíveis até mesmo com os leitores de cartão.

Estes formatos hoje em dia são raros e outros que não citei nem chegaram a ser comercializados no Brasil.

MMC

O cartão MMC (MultiMedia Card), ou MMC, foi lançado em 1997 através da união entre SanDisk e Siemens. O cartão de memória MultiMediaCard é um dos menores existentes (24 mm x 32 mm x 1,4 mm) e mesmo assim é capaz de armazenar quantidades altas de até 32 GB.

Eles são compatíveis fisicamente com os cartões SD e alguns dispositivos SD até suportam eles para operações em que a velocidade não seja um fator considerável.

A intenção de desenvolver um cartão com estas especificações foi para uso em telefones e pagers, mas só se destacou a quando a “falecida” Palm adotou o formato em sua linha de computadores de mão.

Tipos mais comuns: Security Digital (SD)

O SD original hoje em dia é mais difícil de ser encontrado. Era usado antigamente em uma vasta gama de dispositivos eletrônicos, como celulares e máquinas fotográficas. De sua fabricação para cá já foram desenvolvidos dois formatos derivados, que é o miniSD e o microSD. Todos são compatíveis entre si e o que difere um do outro é somente as dimensões. Ele foi desenvolvido pela Toshiba para substituir os MMC pois este formato não tinha proteção contra cópias e direitos autorais e a indústria fonográfica já estava planejando processar os desenvolvedores.

Para evitar estes problemas os cartões SD foram desenvolvidos com Proteção de Copyright ou Content Protection for Recordable Media (CPRM), taduzindo fica algo como Proteção de Conteúdo para Mídia Gravável. A CPRM assegura proteção contra cópias ilegais, pois o circuito do cartão SD só permite leitura e cópia dos dados (na área de proteção) quando dispositivos externos apropriados são detectados. Esta tecnologia foi desenvolvida pela 4C Entity, LLC (IBM, Intel, Panasonic e Toshiba).

Vamos as características dos SDs disponíveis atualmente:

Fora as dimensões todos os três tem as mesmas características de armazenamento e velocidade.

SDHC

Até meados de 2006 todos os cartões saiam da fábrica formatados em FAT16 (capacidade máxima de 2 Giga Bytes – GB). Com o aumento da quantidade de megapixels das câmeras e a popularização do mp3 esta capacidade ficou obsoleta, obrigando os fabricantes de cartão de memória a criarem algumas alternativas para aumentar a quantidade de memória de seus produtos. Se fossem formatados em FAT32, NTFS ou outro formato prioritário eles não seriam mais compatíveis com o a maior parte das câmeras e outros dispositivos multimídia, e por isso os fabricantes tiveram que criar macetes tecnológicos para atingir os 4 GB. Modificando o endereçamento de memória e formatando em FAT32 modificada eles finalmente chegaram aos 4 GB totalmente compatíveis com a maioria dos dispositivos antigos, mas com alguns problemas de velocidade, já que eles não eram padronizados.

Para finalmente profissionalizar a coisa foi adotado um padrão chamado SDHC (Secure Digital High Capacity), onde a tabela de endereçamento foi padronizada no sistema de arquivos FAT32. Todos os cartões que seguem o novo padrão carregam o logotipo “SDHC” e um número de classe, que indica a taxa de transferência mínima em operações de escrita (que é o que interessa pois é o momento que o equipamento está gravando o dado capturado). Isso é muitíssimo importante pois determina se o cartão é compatível com o equipamento, principalmente agora que estamos na era de alta definição de vídeos (HD):

Alguns fabricantes usam como referência de velocidade para os cartões os CD-ROMs: 150KB/s. Cartões mais simples transferem os dados a até 6 vezes essa velocidade (900 KB/s). Cartões de alta velocidade atingem velocidades de 66x (10 MB/s), enquanto os cartões de alto nível ultrapassam a marca de 133x (20 MB/s).

Estes cartões não são compatíveis com os dispositivos antigos, pois é necessário que o dispositivo utilize um controlador de memória compatível com FAT32. Os aparelhos que tem a possibilidade te atualização podem até vir a ser compatíveis via troca de firmware (sistema que controla o dispositivo). Na dúvida pergunte ao vendedor com antecedência se é compatível e leve o aparelho para o cartão ser testado na loja na hora da compra.

O padrão SDHC conforme documentação tem limite físico de 32 GB, mais a engenharia por trás dos fabricantes já arranjou meios de criar carões maiores e realmente a limitação hoje em dia é somente financeira, já que quanto maior o cartão, mais caro e difícil de fabricar ele é.

SDHC modificados

Já estão no mercado os SDHC da SanDisk da série Extreme com velocidade de 30 MB/s para escrita, definidos como Class 10. Eles são compatíveis com todos equipamentos HC pois não tem modificação na estrutura lógica de seus componentes internos.

SDHC WORM

E os cartões WORM (Write Once Read Many) que uma vez escritos não podem ser mais apagados de nenhuma forma e tem vida útil de 100 anos, que possibilita usá-los como backup de dados definitivos, uso judicial para arquivar fotos de suspeitos, registro de tratamentos médicos, mídia para caixa preta de aviões, registro de voto eletrônico, etc.

SDXC

Na CES de 2009 (Consumer Eletronics) uma das feiras de tecnologia mais importantes do mundo que ocorre anualmente em Las Vegas, O grupo SD Association revelou detalhes do sucessor do novo padrão de cartão de memória, o SDXC (Secure Digital Extended Capacity) promete oferecer até 2 TB de armazenamento utilizando o sistema de arquivos exFAT e com a taxa de transferência inicial de 104 MB/s, esperando chegar ao fantástico 300 MB/s.

SDXC microSDXC

Tipos mais comuns: Memory Sticks (MS)

O Memory Stick é um formato proprietário fabricado exclusivamente para equipamentos da Sony. Foi lançado em outubro de 1998 e conta com várias melhorias com o passar do tempo, para deixá-lo com uma capacidade e velocidade maior aliados a tamanho cada vez menores. Atualmente os encontramos em tamanhos que varia de 4MB até 32 GB e de acordo com a Sony a capacidade máxima teoricamente alcançável é de 2TB.

Apesar disso muitos fabricantes desenvolvem suas versões deste cartão se tornando ótimas opções em relação aos originais da marca, se levarmos em consideração o preço e o desempenho.

É claro que temos o inverso da coisa, muitos cartões MS de marcas genéricas, ou falsificados dão problemas rapidamente, não habilitam a gravação de alta velocidade do dispositivo e chegam até a ser incompatíveis com os equipamentos que precisam de taxas de escrita confiáveis, como os videogames portáteis PSP.

Os mais modernos vem com o selo MARK 2, que é uma certificação que a Sony criou e indica que o dispositivo é compatível com a tecnologia AVCHD, que é um formato de gravação e execução de vídeo em alta definição criado pela Sony em conjunto com a Panasonic para integrar equipamentos de vídeo de alto desempenho (principalmente para vídeos em HD e no formato Blu-Ray).

Memory Stick:

O Memory Stick original. Sua capacidade ia até 128 MB. Ele não é mais fabricado, sendo disponível somente em estoques antigos de lojas de eletrônicos. Uma variação curiosa deste formato foi o Memory Stick Seleto, que foi lançado na época em que 128 MB já não eram suficientes para as aplicações. Ele tinha um chip interno de 256Mb particionado em duas partições de 128 MB cada, que eram trocadas mecanicamente através de uma chavinha e eram totalmente desconfortáveis de operar, mais era a única solução na época para driblar a falta de memória.

Memory Stick Pro:

Criado em 2003 em uma união da Sony com a SanDisk. Este cartão de memória foi desenvolvido para resolver os problemas de espaço enfrentados pela Sony com o Memory Stick clássico, aumentando o limite da memória para 32 GB. Eles são totalmente compatíveis com os dispositivos que não tem capacidade “High Speed” mais funcionam na velocidade do dispositivo.

Memory Stick DUO:

Com o surgimento das câmeras de bolso da Sony foi aparecendo a necessidade de se criar um cartão que além de rápido fosse bem menor, ainda mais com o apelo de seu rival, o cartão SD. Ele é disponível com ou sem a tecnologia MagicGate, que em conjunto com o dispositivo de gravação podem criptografar o conteúdo da mídia para impedir cópias não autorizada dos arquivos. Tinha a limitação de 128 MB.

Memory Stick Pro Duo:

Ultrapassou a barreira de 128 MB do Memory Stick Duo, chegando até 32 GB em agosto de 2009.

Memory Stick Pro-HG Duo:

Usando uma interface paralela de 8-bits e aumentando o clock interno de 40 MHz para 60 MHz, este cartão triplicou a velocidade de acesso do seu antecessor.

Memory Stick Micro (M2):

Criado em Fevereiro de 2006 e atualmente encontramos em capacidades que variam de 64MB a 16 GB. Ele foi criado para ser usado principalmente na linha de telefones celulares da Sony e por isso nota-se sua alta miniaturização.

Memory Stick XC:

Anunciado em janeiro de 2009 pelas empresas Sony e SanDisk.  Significa algo como Memory Stick Extend Capacity e vai alcançar o limite de 2 TB de dados. Abandonado o file System FAT32 dos Memory Sticks anteriores ele contará com um sistema de arquivos chamado exFAT com transferência máxima de 480Mbits/s (60 MB/s), usando uma interface paralela de 8-bits (os demais Memory Sticks com exceção do HG acessam em 4-Bits em série).

Como comprar

Para se comprar um cartão de memória sem ter surpresas devemos seguir os seguintes passos:

Cuidados com os cartões de memória:

Resumo:

Tentei com estas poucas páginas lhes passar algum conhecimento técnico sobre os cartões de memória e retirar as dúvidas que sempre temos em relação as siglas e características que vemos na loja na hora de comprar e que os vendedores ou não tem conhecimento técnico para nos esclarecer ou simplesmente querem se livrar de um produto ruim passando para um cliente leigo.

Quaisquer dúvidas entrem em contato.

Att.

Sair da versão mobile