Problemas: Samsung também perde liderança na Índia

SamsungA coisa está ruim para a Samy. Após perder a liderança do mercado chinês de Smartphones para sua concorrente Xiaomi, agora está perdendo terreno também na Índia.

Um relatório da Counterpoint Research alertou a Samsung de uma enorme queda da participação neste país, onde era líder absoluta. A nova líder do mercado é a Micromax Informatics, empresa localizada na cidade de Gurgaon e que é bem recente, iniciando suas operações em 2008. Segundo a empresa de análises a Micromax conquistou 16,6% do mercado de telefonia móvel no segundo trimestre, enquanto a Samsung ficou com 14,4% da fatia.

No primeiro semestre do ano, a Samsung ainda liderava com 16,3%. Segundo o analista da Counterpoint, Neil Shah, a Micromax para chegar nesses resultados está usando uma política de preços baixos e se voltando para a população de classes mais baixas e o mercado rural.

Estratégias como trocar o chipsets por modelos mais baratos e usar as fábricas na China e Taiwan, onde a mão de obra é mais barata conseguiram reduzir em muito o custo da fabricação dos seus aparelhos.

E isso não é tudo. A Xiaomi também está entrando com bastante força nesse mercado, levando as prateleiras locais o seu aparelho top de linha, o Xiaomi Mi3 (com o preço em média US$ 230), desde o ano passado.

Mesmo não sendo um grande mercado, a Índia representa 7% do mercado mundial. A expectativa da IDC é que o mercado de smartphones na Índia cresça 37% no próximo ano, chegando a 110 milhões de aparelhos.

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