Última atualização em 28 de fevereiro de 2015
O plástico é um material extremamente prático e econômico e hoje em dia praticamente tudo é feito dele. Garrafas e copos plásticos são encontrados em todos os lugares: trabalho, residência, estabelecimentos comerciais, etc. Essa praticidade pode esconder graves riscos à sua saúde, e por isso existem dois cuidados essenciais quando você está utilizando esse tipo de material:
- Nunca reutilize esses materiais. Pode parecer antiecológico, mais a constante reutilização de garrafas e copos “descartáveis” para consumir ou armazenar líquidos pode causar deterioração do material, criando ambiente favorável para proliferação de bactérias. Os amassados, mesmo os mais pequenos, podem causar fissuras e acumular fungos e bactérias.
- Não utilize matérias plásticos para consumir bebidas quentes, e nem para levar líquidos ao freezer. De acordo com várias pesquisas, o aquecimento ou resfriamento do material plástico libera o Bisfenol A (BPA), material utilizado na produção de plásticos do tipo policarbonato de Bisfenol A (plástico comum) e de alguns outros (além das tintas térmicas usadas nos comprovantes de banco). Esta substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns Estados norte-americanos. Ele é um hormônio sintético que pode provocar câncer de mama, câncer no útero, aumento e câncer de próstata, problemas neurológicos, além de aumenta o risco de disfunções sexuais masculinas e reduzir a concentração e qualidade do sêmen (infertilidade).
Mais existem soluções para esse problema!
- Quando for adquirir garrafas e copos plásticos fique atento aos símbolos de reciclagem. O número 3 e 7 nessas embalagens indica a presença de BPA. Os seguros são os de número 2, 4 e 5. Os que têm o número 1 (garrafas PET) só podem ser utilizados uma só vez e os que têm o número 7são seguros apenas se vierem acompanhados da inscrição PLA ou tiver uma folha (biodegradável).
- Sempre use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para o material do bebê;
- Jamais esquente ou coloque no freezer plásticos com bebidas ou alimentos, pois essa mudança de temperatura libera BPA.
- Jogue fora qualquer utensílio de plástico lascado ou arranhado. Não utilize detergentes fortes, esponjas de aço ou coloque na máquina de lavar louça os recipientes plásticos.
- Sempre que possível, opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável para guardar bebidas e alimentos.
- Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol ainda é utilizado no Brasil como resina epóxi no revestimento interno das latas.
- Evite imprimir nos caixas eletrônicos extratos e comprovantes. Dê preferência às versões digitais, pois como foi dito acima o BFA é utilizado nas impressões térmicas.
- Quando for tomar seu cafezinho no trabalho, leve sua caneca de porcelana predileta.