O que fazer para se prevenir de roubo ou se seu smartphone for roubado

Celular
Não tem jeito, com a praticidade trazida a nós pelos Smartphones colocamos toda nossa vida produtiva nele. Agenda, fotos, documentos, senhas, etc. E com isso ganhamos um transtorno imenso quando perdemos o aparelho. Esse guia lhe trará procedimentos simples que podem te livrar de dores de cabeça em caso de perda, furto ou roubo de seu aparelho de celular.

Prevenção:

Não atenda ligações na rua ou locais inseguros e invista em fones Hands Free

90% dos usuários que perdem seus aparelhos sofrem essa ocorrência em sinais de trânsito, na rua ou em transporte público enquanto estão distraídos realizando uma ligação. E não é só roubo e furto, a pessoa distraída pode ser atropelada ou cair em algum buraco na calçada por não prestar atenção ao que está fazendo. Regra: se seu telefone tocar, procure a loja ou estabelecimento comercial mais próximo e só inicie a conversação no interior do mesmo, e só saia quando a ligação terminar. Isso é bom porque você vai ficar atento ao tempo que está gastando na ligação.

Sê você tiver que estar disponível ao celular 24 horas por dia, mesmo quando estiver dirigindo ou caminhando nas ruas, adquira um fone de ouvido sem fio (Bluetooth). Existem os modelos estéreo que substituem os fones normais e o Bluetooth mono, bem simples e que fica preso ao ouvido. Usando esses dispositivos você não estará com o celular em mão em áreas propensas a este tipo de ocorrência, e se algum “batedor” tentar levar seu aparelho só irá levar o fone.

Se não possuir seguro, tenha um modelo alternativo na bolsa

Essa dica é interessante para as mulheres, que andam com bolsas. Adquira um celular chinês de no máximo R$ 100,00 (réplica de algum modelo TOP) e sempre que for em algum lugar perigoso ou andar de transporte público, mantenha esse aparelho na bolsa. No caso de um assalto rápido, onde o bandido só estiver recolhendo celulares e carteiras, entreguem esse aparelho ao bandido. O prejuízo será bem menor.

Faça um seguro de seu aparelho

Se seu telefone tiver custado um valor considerável o melhor a fazer é um seguro. Geralmente as seguradoras cobram 10% do valor do aparelho por ano e além de cobrir roubo e furto ainda incluem nos serviços a manutenção do aparelho.

Use aplicativos antifurto

Essa é importante! Um aplicativo antifurto custa em média 5 dólares, mais vale o investimento. Nos principais sistemas operacionais móveis já temos integradas ferramentas que realizam algumas funções nessa área, mais sempre é bom termos o “pacote de segurança” completo.

Existem centenas no mercado, não vou indicar um porque é uma escolha pessoal de cada um, mais vou dar aqui algumas noções do que eu uso.

O GotYa! é um aplicativo para Android que atualmente estou usando ele permite que eu veja quem está mexendo em meu celular quando ele não está comigo. Ele funciona assim: Ao ser instalado no aparelho, a partir da permissão do usuário, ele se torna uma ferramenta de sistema que só poderá ser desinstalado por meio de senha ou formatação completa do mesmo (se o bandido fazer o aparelho voltar as configurações de fábrica ele continuará por lá). Toda vez que a tela de bloqueio é acionada ele entra em funcionamento e se alguém tentar desbloquear com uma senha errada ele discretamente tira uma foto da pessoa pela câmera frontal, conecta o celular na internet via WiFi, 3G ou 4G e envia para o e-mail cadastrado (ou perfil do Facebook escolhido) a foto da pessoa, localização geográfica do aparelho (se o GPS estiver desligado ele envia a localização com precisão de 20 metros a partir das antenas mais próximas), link no Google Maps, hora e redes WiFi que estão presentes no local em que foi realizada a foto.

Se o telefone for roubado e o meliante desligar o telefone ele envia esse email enquanto o telefone for desligado, quando for religado (pois o bandido pode arrancar a bateria, impedindo que a mensagem tenha sido enviada durante o desligamento) e quando o chip for trocado (inclusive informando no e-mail o novo número usado).

Se você enviar um SMS para o celular com algumas palavras chaves o aplicativo pode bloquear ou desbloquear o aparelho, fazer uma chamada, tocar um alarme (em alguns aparelhos até mesmo desligados), lhe devolver um e-mail ou SMS com as informações de localização ou realizar funções específicas.

As configurações dele, e da maioria dos programas similares são extremamente fáceis de realizar, pois o aplicativo fica operacional com algumas poucos comandos.

Complemento: As ferramentas do próprio sistema

Uma das vantagens de você deixar o celular conectado a internet e com a localização ligada é que você pode localizar, tocar alarme, bloquear e apagar seus dados remotamente usando somente algumas ferramentas que fazem parte do sistema operacional.

  1. No Android temos o site:
    https://www.google.com/android/devicemanager
    Este site mostra a localização mais recente do seu smartphone e as ferramentas para executar até mesmo a formatação do aparelho. Atenção! É uma página ligada a sua conta google, só quem pode localizar e realizar os procedimentos é o dono do perfil (que tem conhecimento da senha).
  2. No IOS  temos o site:
    https://www.icloud.com/#find
    Esta página chamada “ Buscar Meu iPhone” também localiza o aparelho que esteja conectado à internet e permite algumas ações idênticas as disponíveis no Android.
  3. No Windows Phone temos o site:
    https://www.windowsphone.com/pt-br/my/find
    Com as mesmas funções.

Anote o IMEI do seu aparelho em local seguro

O IMEI é uma sequencia de letras e números que identifica seu aparelho. É como se fosse um RG de seu dispositivo pois teoricamente não existem dois IMEI iguais no mundo.

Como conseguir o número de IMEI
No aplicativo de chamada de seu aparelho e digite *#06# (Android, iOS e Windows Phone) O IMEI irá aparecer em uma caixinha de alerta.

Se não tiver o aparelho em mãos existe outra forma de conseguir o número pela internet:

  • Android:
    Acesse o site https://www.google.com/settings/dashboard
    Ai terá toda sua vida online no google (medo) inclusive os dispositivos conectados na sua conta do Google com os resepctivos números de IMEI.
  • No iPhone:
    Está nas opções do iTunes.

Em caso de perda:

Se você tem o celular configurado para uma conta, está com ele conectado a internet e não sabe onde deixou, o primeiro procedimento é localizar o aparelho pelo site, pois se tiver esquecido em um local e tentar ligar pra ele ou tocar o alarme, alguém pode encontra-lo antes e não devolver. Se a localização for positiva e estiver em um local onde você esteve (seguro e/ou público), se encaminhe pra lá e depois ou toque o alarme do aparelho remotamente ou ligue para ele. Se a localização indicar um local onde você não passou então o telefone está em poder de alguém. Não tem jeito, faça uma chamada para ele e tente convencer a pessoal a lhe devolver o aparelho.

Se ele não estiver conectado na internet o único jeito é tentar ligar pra ele.

Em caso de furto ou roubo:

NUNCA TENTE RECUPERAR O TELEFONE POR SUA CONTA! E algo muito perigoso a fazer por um objeto, que realmente não vale a sua vida. Foi roubado, siga os procedimentos:

Se tiver o GotYa instalado, salve os e-mails que receber do telefone, localização e fotos da pessoa e monte um arquivo com estas informações. Leve essa pasta a delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência (é possível registrar a queixa pela internet no site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado).

Se a policia não conseguir recuperar seu aparelho e você tiver certeza de que não vai recuperá-lo de modo algum, entre em contato com a operadora com o Boletim de Ocorrência em mãos e bloqueie o IMEI do aparelho. Esse procedimento irá transformar o aparelho em um mp3 player, já que o sistema de chamadas não irá mais funcionar.

E isso,
qualquer dúvida entrem em contato.
Att.
Sair da versão mobile