Smart TVs da Samsung podem compartilhar conversas de usuários

samsung-4k-curva-600x482Essa semana a Samsung foi alvo de uma polêmica sobre suas Smart TVs, pois elas teoricamente podem compartilhar conversas dos clientes. De acordo com um trecho do termo de uso e política de privacidade dos novos aparelhos que aceitam comandos de voz a empresa recomendou que os usuários evitem falar informações confidenciais ou dados pessoais, uma vez que tais informações seriam enviadas para a nuvem.
Conforme acontece com os smartphones iPhone, ou o Moto X, os novos televisores da Samsung permanecem constantemente com o microfone aberto, pronto para atender a um comando do usuário, para ligar, mudar de canal, aumentar o volume, etc.[pullquote]os usuários evitem falar informações confidenciais ou dados pessoais, uma vez que tais informações seriam enviadas para a nuvem.[/pullquote]
No caso da TV esse comando é enviado para a nuvem, que por sua vez os traduz em comando e os devolve ao aparelho. Só que de acordo com os termos, nas televisões esse processo acontece o tempo todo, e não somente quando o reconhecimento de voz é ativado, e os termos poderão ser transmitidos para “serviços de terceiros”.
A Samsung ao se pronunciar a imprensa relatou que realmente faz a captura de sons do ambiente, mais que esses dados são enviados para empresas que só os utilizam para melhorar a experiência do usuário no uso da TV e é usada criptografia para manter a privacidade desses dados coletados. Apesar das declarações afirmou não ser responsável pelas práticas de segurança usadas por de terceiros, como os serviços de cloud computing que utilizam para transformar os comandos de voz em texto.
Disse ainda que para os usuários que se sentirem incomodados com a coleta de dados, o recurso pode ser desligado no menu, ou o aparelho pode ser retirado da rede. Em ambos os casos o usuário passaria a ter uma televisão comum, sem os recursos conectados.
Após muitos protestos e acusações de espionagem a Samsung finalmente divulgou que “serviços de terceiros” referem-se à empresa americana Nuance, especializada em reconhecimento de voz e que não guarda as conversas dos consumidores, limitando-se a interpretar o som e devolver o comando a TV.

Opinião do editor
Os telefones Android de última geração e os iPhones utilizam esse sistema de reconhecimento de voz para executar comandos. “Hi Siri” ou “Ok Google Now” são as palavras chaves para que o sistema entre no modo escuta e faça o reconhecimento. O problema que surgiu ai, em relação as TVs é que esse processo nos celulares e feito no próprio aparelho. O Android até faz a conexão com a nuvem (no caso do uso da google search) mais os dados que são enviados são os processados e não o som capturado. Algumas pessoas tem medo que a Samsung passe a responsabilidade por qualquer tipo de vazamento de dados confidencias as empresas terceirizadas que manipulam essas informações, ou que por um decreto futuro de algum governo todas as televisões possam ser usadas para monitorar usuários como acontece no livro “1984” de George Orwell.
Uma solução sensata para a Samsung seria modificar o sistema usado pelas TVs, fazendo o reconhecimento de voz no próprio aparelho e após isso enviar os dados para a nuvem, e com o conhecimento do usuário do que está sendo compartilhado, mais isso com certeza iria aumentar o valor da TV já que seriam necessários processadores melhores no sistema para realizar tais operações.
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