quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Revista Nerd
PATROCINADOR
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
Sem Resultados
Ver todos os Resultados

“Becoming Steve Jobs”: Apple apoia novo livro (biografia) sobre de Steve Jobs

Robert Gleydson Por Robert Gleydson
26 de março de 2015
Em TechNews
Tempo de leitura:  3 minutos de leitura
A A
0
Capa do livro Becoming Steve Jobs
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no PinterestCompartilhe no Whatsapp
PATROCINADOR

Capa do livro Becoming Steve Jobs

O livro e biografia “Becoming Steve Jobs”, que foi lançado terça feira passada (dia 24) inicialmente nos EUA, está sendo considerado pelos críticos especializados na área como a melhor e mais fiel publicação já feita sobre Steve Jobs, ex-CEO da empresa. Desde a sua morte em outubro de 2011 devido a um câncer no pâncreas, vários livros foram escritos com esse tema, além de documentários e filmes com Steve Jobs como protagonista.[pullquote]”Becoming Steve Jobs” é uma biografia que traz histórias até hoje inéditas do cofundador da Apple.[/pullquote]

O mais conhecido livro, sem dúvidas era a biografia escrita por Walter Isaacson, que teve apoio do próprio Steve para realizar a obra, e foi publicada em 2011 logo após a sua morte. Mais a Apple não gostou muito do estilo do autor. Tim Cook, que substituiu Jobs como CEO da Apple, fez uma dura crítica ao livro em uma entrevista recente que deu à revista Fast Company:

“Acho que o livro do Isaacson prestou um tremendo desserviço a Jobs. Era apenas algo requentado de várias coisas que já tinham sido escritas, e focadas em pequenas partes da personalidade dele. Pelo livro, você tem a impressão que o Steve era um egomaníaco ganancioso e egoísta. Não capturou a pessoa. A pessoa sobre a qual eu li no livro é alguém com quem eu nunca iria querer trabalhar na vida. A vida é muito curta.”

Esse novo livro, escrito por Brent Schlender e Rick Tetzeli, intitulado de “Becoming Steve Jobs” é uma biografia que traz histórias até hoje inéditas do cofundador da Apple, além de depoimentos de pessoas que conviviam com ele, como Tim Cook, Jony Ive, Eddy Cue e até alguns nomes da Pixar, como Ed Catmull, John Lasseter e Robert Iger. A obra também tenta retratar um Steve Jobs humano, longe dos estereótipos de carrasco executivo criados pela mídia, e mostra de uma forma diferente do que lemos hoje, como sua visão transformou a Apple no que ela é hoje e como ela mudou o mundo da tecnologia a partir de sua paixão pela tecnologia e design.

img
O polêmico livro de Issacson
A polêmica quanto a biografia escrita por  Walter Isaacson pode ter vindo do fato de que muitos acharam que ele estava tentando lucrar com a doença e morte de Steve Jobs (principalmente os diretores da Apple).

E a opinião geral é essa, mesmo sabendo do fato dele ter sido praticamente persuadido a escrever o livro por Laurene Powell Jobs, esposa de Steve. Isaacson chegou a recusar a tarefa algumas vezes até se dar por vencido e aceitar escrevê-la justamente quando soube que o câncer de Jobs era um caminho sem volta.
Quando Jobs morreu, no dia 5 de outubro de 2011, a data de lançamento do livro foi adiantada em quase 1 mês, chegando ao mercado apenas 2 semanas após o falecimento do fundador da Apple. Isso ajudou a difundir a ideia de que a obra na realidade era um grande caça-níquel disfarçado de biografia autorizada, imagem que é mantida por alguns até hoje.

A obra de Isaacson é bastante franca, e trata de fatos polêmicos da vida de Jobs, como por exemplo a filha Lisa, cuja paternidade Jobs custou a reconhecer. Ao longo do livro, Jobs é retratado, muitas vezes duramente, como alguém explosivo e rancoroso, e histórias não faltam para ilustrar estas características.


Este é o primeiro livro sobre a vida de Steve Jobs a ser aprovado totalmente pela Apple. Os autores tiveram acesso a Cook e outros executivos e em troca, eles enviaram para a empresa a versão final da obra antes de sua publicação (com o compromisso de não serem realizadas mudanças a não ser as relacionadas a discrepâncias com fatos ou datas).

Steve Dowling (porta-voz da Apple) disse em entrevista ao jornal The New York Times:

“Após um longo período de reflexão depois da morte de Steve, sentimos um senso de responsabilidade em dizer mais coisas sobre o Steve que conhecíamos. Decidimos participar do livro por causa do longo tempo de convivência do autor com Steve, o que lhe deu uma perspectiva única sobre sua vida. O livro capta Steve melhor do que qualquer outra coisa que já vimos, e estamos felizes em poder participar.”

“Becoming Steve Jobs” ainda não tem previsão de tradução para o português, e a versão original já pode ser encomendada tanto em livro físico como em ebooks.

img
Opinião do editor
Pelo visto não é mais do mesmo: nesse novo livro alguns fatos inéditos e curiosos são narrados, como por exemplo que foi revelado que a Apple quase comprou o Yahoo e que Tim Cook ofereceu parte do seu fígado para doar à Jobs e ajudar em seu tratamento, que não foi aceito. O livro até cita a amizade entre ele e Bill Gates, apesar deles serem rivais declarados no mundo corporativo.
Talvez a Apple tenha apoiado o livro porque incentivando e participando com a visão dos executivos sobre o assunto seria uma forma dela guardar corretamente a memória de Jobs inserindo na produção algum tipo de controle.
Curioso é que Brent Schlender e Rick Tetzeli tentaram por muito tempo conseguir esse acesso na empresa, sendo sempre recusada qualquer aproximação, mais de acordo com o jornal The New York Times, após 18 meses a Apple finalmente mudou de ideia e autorizou as entrevistas.

Será que, conforme faz com seu hardware e software, até mesmo na imprensa a Apple quer manter seu controle absoluto?

Tags: Becoming Steve JobsBioografiaLaurene Powell JobsSteve JobsTim CookWalter Isaacson
Postagem Anterior

Carro sem motorista da Delphi irá cruzar os EUA

Próxima Postagem

Pixar libera de graça o RenderMan, um dos softwares gráficos 3D mais poderosos do mundo

Robert Gleydson

Robert Gleydson

Olá, eu sou um especialista em imagem que ama capturar momentos incríveis através da fotografia e do vídeo. Sou um aventureiro que gosta de explorar novos lugares e culturas, um viajante que busca conhecer o mundo e suas maravilhas, um nerd que se interessa por arte, tecnologia e ciências, e um amante que aprecia as coisas simples da vida. Também sou um escritor que compartilha suas experiências, opiniões e curiosidades na Revista Nerd, um site que reúne conteúdo de qualidade sobre diversos temas relacionados ao universo nerd. Espero que você goste do meu trabalho e que se divirta com as minhas histórias. Obrigado por visitar o meu site!

Relacionadas Postagens

Mão segurando um grande emaranhado de cabos USB de diversos tipos e cores, como USB-A, Micro-USB e USB-C, simbolizando a confusão de padrões.
Assistência NerdTécnica

Seu Gadget Carrega Lento? Você Provavelmente Está Usando o Cabo USB Errado

Por Robert Gleydson
7 de agosto de 2025
Ilustração conceitual de um processador futurista com uma cidade de circuitos e um grande cristal central de onde saem feixes de luz vermelhos e verdes.
NerdZine

Análise Técnica: O que a nova geração de placas de vídeo significa para os jogos de PC em 2025?

Por Robert Gleydson
24 de julho de 2025
Close-up da porta USB-C de um iPhone moderno ao lado de um cabo USB-C, sobre uma superfície de madeira.
Apple

Do Básico ao PRO: 10 truques que a porta USB-C do seu iPhone pode fazer (e você não sabia!)

Por Robert Gleydson
7 de julho de 2025
Logo da Disney em frente ao seu icônico castelo de contos de fadas, ilustrando o artigo sobre o processo da empresa contra a IA Midjourney.
NerdZine

Disney e Universal Declaram Guerra à Midjourney: A Batalha de Copyright na Era da IA

Por Robert Gleydson
6 de julho de 2025
Jovem vestindo um headset de realidade virtual enquanto observa uma paisagem urbana futurista, ilustrando as tendências de tecnologia de 2025.
TechNews

As 5 Tendências de Tecnologia Que Vão Dominar 2025 (e Mudar a Sua Vida!)

Por Robert Gleydson
2 de julho de 2025
Próxima Postagem
Disney Pixar Render Man

Pixar libera de graça o RenderMan, um dos softwares gráficos 3D mais poderosos do mundo

Deixe uma respostaCancelar resposta

PATROCINADOR

Postagens populares

  • teclado do netbook

    ícones, atalhos e símbolos dos netbooks da Acer

    2227 compartilhamentos
    Compartilhar 891 Tweet 557
  • Qual a diferença entre tarefas, eventos, projetos e lembretes na organização do seu tempo?

    1578 compartilhamentos
    Compartilhar 631 Tweet 395
  • Starzplay anuncia data de estreia da 2ª temporada de Gangs of London

    1176 compartilhamentos
    Compartilhar 470 Tweet 294
  • Dica Expressa: Como alterar o usuário na NETFLIX nas Smart TVs.

    1127 compartilhamentos
    Compartilhar 451 Tweet 282
  • Privacidade no Facebook: esconda seus grupos

    1025 compartilhamentos
    Compartilhar 410 Tweet 256

Recomendados

O ator Jacob Elordi com a maquiagem e figurino de O Monstro no filme Frankenstein de Guillermo del Toro. Ele usa um capuz e roupas de pele, com um olhar sombrio.
Filmes

Frankenstein: A Obra-Prima de Guillermo del Toro Chega aos Cinemas (e Depois à Netflix)

20 de agosto de 2025
Antony Starr como Homelander em The Boys, com os braços abertos e confetes caindo ao seu redor.
NerdZine

O fim de uma era: Antony Starr se despede de Homelander em post emocionante e comovente

19 de agosto de 2025
O ator e diretor Ben Stiller em um evento de tapete vermelho.
NerdZine

Adeus, diretor? Ben Stiller não assume a direção da 3ª temporada de Ruptura

18 de agosto de 2025
Gal-Gadot-Rachel-Zegler-Branca-de-Neve-Poster
Filmes

Guerra nos Bastidores: Gal Gadot Culpa Fracasso de ‘Branca de Neve’ por Sentimento Anti-Israel em Hollywood

17 de agosto de 2025
Revista Nerd

Revista Nerd - mais que sua página, sua casa na internet.

Leia mais

Categorias

Tags mais usadas

Raspberry Pi FoundationDiabolicalSpin-off MexicanoJeffrey Dean MorganBrutoModo LadrãoAmizadeCapitão PátriaMaeve JinkingsSéries Mais VistasSucesso GlobalRanking da NetflixSérie BrasileiraDNA do CrimePesquisa de VulnerabilidadesSegurança CibernéticaPrograma de RecompensasYann LeCunYoshua BengioGeoffrey Hinton

Ultimas notícias

O ator Jacob Elordi com a maquiagem e figurino de O Monstro no filme Frankenstein de Guillermo del Toro. Ele usa um capuz e roupas de pele, com um olhar sombrio.

Frankenstein: A Obra-Prima de Guillermo del Toro Chega aos Cinemas (e Depois à Netflix)

20 de agosto de 2025
Antony Starr como Homelander em The Boys, com os braços abertos e confetes caindo ao seu redor.

O fim de uma era: Antony Starr se despede de Homelander em post emocionante e comovente

19 de agosto de 2025
O ator e diretor Ben Stiller em um evento de tapete vermelho.

Adeus, diretor? Ben Stiller não assume a direção da 3ª temporada de Ruptura

18 de agosto de 2025

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.