boneca Barbie é acusada de espionar hábitos das crianças

Hello Barbie

A nova boneca Barbie (chamada de Hello Barbie) tem recursos que estão deixando os pais alarmados por todo mundo. Dotadas de comunicação Wi-Fi, microfone, auto falantes e memória interna, a boneca pode, além de contar piadas e algumas histórias, reconhecer a voz da criança, gravar suas conversas com ela, responder as perguntas e memorizar os nomes das pessoas, animais e demais brinquedos das casa.

A polêmica gerada, que lhe rendeu na Alemanha o apelido de “Barbie Stasi” (referência à polícia secreta da Alemanha Oriental que espionava a população no período da Guerra Fria), é que os diálogos capturados pelo brinquedo são automaticamente enviados para os servidores de parceiras da Mattel, empresa que desenvolveu o brinquedo. O medo dos pais é que as informações guardadas no banco de dados com gostos hábitos das crianças poderiam antecipar os desejos delas e serem usados para propaganda e spam, além de armazenar dados particulares da família. A polêmica piorou pelo fato da empresa não informar por quanto tempo os dados permaneceriam armazenados nos servidores. A Mattel afirmou veementemente que os dados serão usado apenas para produzir as respostas.

Segundo a Mattel, o modelo foi idealizado para alavancar as vendas da boneca pelo mundo a partir de pesquisas feitas com várias meninas que narraram o que desejavam em uma boneca. O maior desejo delas era poder conversar com a boneca. A boneca possui baterias recarregáveis (localizadas na perna) que duram em média uma hora ininterrupta de uso. O Microfone e alto-falantes ficam no colar e o botão de interação fica no cinto. Quando é apertado a boneca faz uma pergunta. As respostas da criança são registradas e enviadas para os servidores da ToyTalk usando criptografia. Na nuvem a resposta é processada e a melhor resposta é enviada de volta a boneca. As respostas estão em um banco de dados criado por funcionários que analisam as perguntas novas de acordo com o perfil armazenado da criança.

A boneca se comunica com um software que é controlado pelos pais que tem acesso as conversas entre a boneca e a criança, podem controlar o tema das conversas e inclusive podem enriquecer o conteúdo dos dados armazenados no sistema, como citar os gostos da dona do brinquedo. O histórico dos diálogos  pode ser enviado ao email dos pais em intervalos definidos pelos próprios.

A previsão de lançamento da Boneca é dezembro e provavelmente custará US$ 75. (Hoje seria algo em torno de R$ 215).

Sair da versão mobile