Google lança Android 5.1

Android Lollipop no NexusNo dia 9 de março, a Google liberou oficialmente a atualização de seu novo sistema, o Android 5, batizado de Lollipop. No novo Android 5.1 não houveram grandes mudanças pois trata-se de uma atualização (update) de correção de problemas (bugs), otimização de desempenho, estabilidade e de apresentação de algumas melhorias no uso do sistema operacional.
Em destaque ficou o suporte melhorado para vários SIM cards, aprimoramento em chamadas de voz em alta definição, também chamadas de HD e um novo sistema de proteção do dispositivo em caso de perda ou roubo do aparelho.[pullquote]Em destaque ficou o suporte melhorado para vários SIM cards, aprimoramento em chamadas de voz em alta definição (também chamadas de HD) e um novo sistema de proteção do dispositivo em caso de perda ou roubo do aparelho.[/pullquote]
Essa atualização é muito esperada pelos usuários que utilizam aparelhos dual chip e que agora podem aguardar a possiblidade do sistema em seu aparelho (isso vai depender do fabricante, pois a Google só atualiza a linha Nexus, mais é melhor ter a expectativa de atualização do que a certeza de não possuir tal possibilidade).  Também foi trabalhado o sistema de voz em alta definição ou HD que, se o aparelho possuir tal funcionalidade (atualmente só o Nexus 6 da T-Mobile ou Verizon), vai tornam as chamadas mais limpas, reduzindo o ruído ambiente. Já a nova funcionalidade de proteção traz uma mudança no sistema de desbloqueio do aparelho: ele só será desbloqueado se o proprietário entrar com sua senha ou seus dados do google, e mesmo que ele seja reiniciado ou a pessoa que o achou tente fazê-lo retornar ao estado original de fábrica não passará da tela de desbloqueio. Vale lembrar que esse último item citado só estará disponível para os aparelhos novos, que são fabricados a partir do Android 5.1 além dos Nexus 6 e 9.  Mesmo atualizando, os aparelhos atuais não herdarão essa funcionalidade (talvez por ser implementada em conjunto com novo hardware).
Algumas melhorias:

A atualização estará disponível para os aparelhos Nexus novos a partir do dia 10 e para os demais aparelhos de acordo com o cronograma do fabricante.

 

Opinião do Editor
Nova versão do Android, agora corrigindo os problemas que deixaram os poucos clientes felizardos da Google (pois a atualização para Lollipop só ficou disponível a alguns aparelhos) tão insatisfeitos que alguns até retornaram ao Kit Kat e outros menos ansiosos e mais sensatos nem mesmo fizeram a atualização. Infelizmente esse processo, ao contrário do que é realizado pelos demais sistemas operacionais como o Windows, depende da adaptação do sistema ao aparelho pelo fabricante, já que a google só dá suporte aos aparelhos de sua linha Nexus.

O sistema de proteção novo é uma funcionalidade interessante, pois dificulta ou impossibilita ao máximo a apropriação do aparelho de uma pessoa por gente mal intencionada e com certeza irá dar um pouco mais de segurança aos usuários do Android que não possuírem os novos processadores de 64 bits que trazem no seu hardware dispositivos de proteção permanentes.

Sair da versão mobile