Nintendo está produzindo jogos para smartphone em conjunto com a japonesa DeNA

Nintendo faz jogos para celularNo último ano estamos vendo algumas barreiras sendo quebradas pelas empresas de tecnologia. A mais recente e notável é a nova parceria da Nintendo. A desenvolvedora de games japonesa, que sempre resistiu a criação de jogos para plataformas móveis, resolver aderir a este mercado de forma grandiosa, criando uma parceria com a gigante japonesa produtora de jogos para dispositivos móveis chamada DeNA.

De acordo com as empresas, o foco será a produção de jogos originais otimizados para o ambiente portátil disponível nos Smartphones e tablets, aproveitando a experiência do ramo da DeNA e o carisma dos personagens da Nintendo, liderados pelos simpáticos encanadores irmãos Mário. Resumindo, os jogos já existentes não serão portados para os dispositivos, pelo contrário, serão lançados conteúdos exclusivos para as novas plataformas.
Pela parceria a Nintendo vai continuar desenvolvendo os jogos e a DeNA irá gerenciar os servidores e a infraestrutura de distribuição do conteúdo.[pullquote]O foco será a produção de jogos originais otimizados para o ambiente portátil disponível nos Smartphones e tablets[/pullquote]

O presidente da Nintendo Satoru Iwata também adiantou que as empresas vão desenvolver um serviço de jogos online multiplataforma que funcionará através de smartphones, tablets, PCs e dispositivos próprios da Nintendo a partir do outono deste ano, bem nos moldes da rede PSN da Sony.

Mesmo assim a Nintendo não desistiu do mundo dos consoles caseiros e no dia 17 deste mês anunciou a imprensa o desenvolvimento de seu novo console, apelidado de NX e afirmou que o aparelho apresentará um “novo conceito” ao setor. Não foi falado nada além disso sobre o console, ficando o clima de mistério sobre o que virá no futuro apresentado pela empresa que liderou o mundo dos videogames na década de 80. Segundo os executivos da Nintendo, novidades sobre o projeto só serão apresentadas em 2016.

Pelo acordo a Nintendo ficará com de 10% da participação da DeNA, enquanto a DeNA está comprando 1,24% da Nintendo.

 

Opinião do editor
Nintendo, que liderava o mundo dos videogames no século passado e venceu uma concorrente esmagadora (a saudosa SEGA), perdeu a mão no mercado, apostou em tecnologias obsoletas e mercados de nicho e por isso foi derrotada pela dupla de iniciantes Sony (com seu PlayStation, que ironicamente era um projeto da Nintendo) e Microsoft (com o XBox). Agora aposta alto com uma decisão que pode novamente elevá-la ao patamar das concorrentes, apostando nas novas mídias e no mercado que cresce vertiginosamente a cada dia, que é o dos Smartphones.
Sair da versão mobile