sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Revista Nerd
PATROCINADOR
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
Sem Resultados
Ver todos os Resultados

O que houve com o Snapdragon 810?

Robert Gleydson Por Robert Gleydson
5 de março de 2015
Em TechNews
Tempo de leitura:  4 minutos de leitura
A A
0
Qualcomm Snapdragon 810
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no PinterestCompartilhe no Whatsapp
PATROCINADOR

Qualcomm Snapdragon 810

A fabricante de processadores Qualcomm está tendo enormes problemas com seu mais novo produto, o Snapdragon 810. O processador de 64 bits da empresa vem recebendo relatos de superaquecimento ao trabalhar em determinadas voltagens, problemas no SoC (abreviação de System-On-a-Chip, circuito que engloba todos os componentes do sistema em uma única peça física) que culminaram numa incompatibilidade com a GPU Adreno 430, incompatibilidade com alguns tipos de memória RAM, e algumas falhas de desempenho ao rodar os sistemas Android atuais. Alguns especialistas atribuem esses problemas a decisão precipitada do fabricante em utilizar tecnologias presentes no mercado, e não uma exclusiva, para entregar um produto de 64-bit em um tempo mais curto, de olho na demanda que existiria dessa arquitetura (pois as empresas que fabricam Android precisavam de um chip desse porte para fazer frente aos A7 e A8 presentes nos iPhones de 64 bits). [pullquote]O processador de 64 bits da empresa vem recebendo relatos de problemas de superaquecimento ao trabalhar em determinadas voltagens.[/pullquote]Pelo que as empresas divulgaram ele seria adotado inicialmente nos celulares Galaxy S6, LG G4, Xperia Z4 e no Motorola Droid de 64 bits.

Além da dor de cabeça que tiveram com a empresa Samsung, que desistiu de usar seu processador em seu mais novo celular Samsung Galaxy S6, de acordo com o site de reportagens GSMArena a empresa LG, que adotou o chip em seu aparelho G Flex 2, notificou a imprensa que teve problemas com o uso do componente mais que os mesmos foram resolvidos (mais teve o cuidado de não especificar o problema que enfrentou). Os problemas estavam presentes no primeiro lote de chips enviados para teste, mais de acordo com a empresa, os novos processadores enviados pela Qualcomm estão perfeitos e o contratempo não atrasou o cronograma de lançamento do Smartphone. Mesmo com as declarações da LG para acalmar os cliente e investidores, ela própria ameaçou processar a Qualcomm se a mesma produzisse um Snapdragon “Galaxy S6 Edition” para a Samsung, numa última tentativa de manter a parceria com a gigante coreana (LG considerou tal ato uma infração nas leis de concorrência e poderia minar profundamente as vendas do G Flex 2, pois isso iria gerar rumores de que o processador realmente era problemático).

De qualquer forma a Qualcomm tem a missão de resolver esses problemas, se existirem mesmo, o mais rápido possível pois a Samsung e a LG tem seus próprios processadores (que são produzidos em baixa escala, mais que numa emergência como essa podem suprir a demanda, como a Samsung fez aumentando o número de peças produzidas de seu Exynos 7420) e podem se dar ao luxo de desistir de embarcar o componente, mais empresas que montam produtos a partir de componentes de terceiros como Sony, Motorola e Microsoft sofrerão um atraso no lançamento de seus aparelhos.

Olhando para o futuro, essa decisão da Samsung de adotar o Exynos pode não ser definitiva para seus próximos lançamentos, pois seu parque industrial não dá conta da produção de tantas unidades, o que pode ser um aliado a Qualcomm para que volte a se reerguer depois desse grande golpe (não esqueçam que a Samsung é uma das maiores produtoras de Smartphones do mundo, e isso é um número de vendas a se considerar para qualquer empresa parceira).

conheça o Snapdragon 810, o pivô da polêmica

Apresentado ao mundo na CES 2015 o processador era cotado para ser o chip dos principais smartphones do ano de 2015. Em coletiva Derek Aberle, presidente da Qualcomm, afirmou que o processador teria desempenho 30% melhor e consome 20% menos energia que o seu antecessor.

Primeiro processador da empresa a usar a arquitetura ARM big Little de 64-bits. Ele é o coração da geração de aparelhos que podem trabalhar com vídeos em 4K, tanto enviando Streaming para as novas televisões com essa capacidade quanto exibindo na telinha do smartphone detalhes minúsculos, como fontes tão pequenas que algumas pessoas só poderiam vê-las colocando uma lupa na tela do celular.

Também melhorou as opções de segurança, como o mecanismo SafeSwitch, que inutilizam o celular por hardware em caso de roubo (vira um caro peso de papel) e criptografia de dados feita nas chaves mais complexas em tempo real.

As funcionalidades que vemos no Moto X que tem um processador dedicado a captura de sons estão presentes no processador: captura de som em tempo real e com a possibilidade de verificar a direção da fonte sonora.

E finalmente a característica que define o processador: os gráficos. A GPU do Snapdragon (Adreno 430) tem um desempenho gráfico 30% maior que a de seu antecessor, consumindo 20% menos de energia, o que significa gráficos impressionantes com menos geração de calor (o celular não vai torrar suas mãos quando estiver jogando Asphalt), mesmo nos dispositivos com telas gigantes, que exigem o máximo do sistema.

 

img
Opinião do editor
As empresas envolvidas até tentaram apagar o incêndio, mais com o cronograma apertado e disputas acirradas de marcas, a Qualcomm teve que colocar o seu produto no mercado antes mesmo dos testes definitivos, talvez até por pressão dos fabricantes. A empresa tomou um grande prejuízo, tanto financeiro como na imagem por conta disso, já que a Samsung resolveu montar o Galaxy S6 com sua opção alternativa, o Exynos. Agora a Qualcomm tem que “rezar” para que a Samsung não ganhe o gostinho pela coisa e passe a produzir seus chips em larga escala e a vende-los para as grandes empresas, como a Apple por exemplo (um de seus melhores clientes), tornando-se sua mais nova e poderosa concorrente.
Mesmo com o ocorrido esperem grandes coisas vinda deste novo chip, que promete elevar o nível do entretenimento móvel ao limite, aliado a um consumo menor da bateria, o “tendão de Aquiles” dos fabricantes atuais.
Tags: 4K64 bitsAdreno 430AquecimentoDerek AberleGalaxy S6GPULG G4Motorola DroidQualcommSnapdragon 810Xperia Z4
Postagem Anterior

Resenha de livro: Mulheres

Próxima Postagem

Depois dos Smartphones Xiaomi começa a produzir câmeras de ação estilo GoPro: Mi Pro Action Camera

Robert Gleydson

Robert Gleydson

Olá, eu sou um especialista em imagem que ama capturar momentos incríveis através da fotografia e do vídeo. Sou um aventureiro que gosta de explorar novos lugares e culturas, um viajante que busca conhecer o mundo e suas maravilhas, um nerd que se interessa por arte, tecnologia e ciências, e um amante que aprecia as coisas simples da vida. Também sou um escritor que compartilha suas experiências, opiniões e curiosidades na Revista Nerd, um site que reúne conteúdo de qualidade sobre diversos temas relacionados ao universo nerd. Espero que você goste do meu trabalho e que se divirta com as minhas histórias. Obrigado por visitar o meu site!

Relacionadas Postagens

Mão segurando um grande emaranhado de cabos USB de diversos tipos e cores, como USB-A, Micro-USB e USB-C, simbolizando a confusão de padrões.
Assistência NerdTécnica

Seu Gadget Carrega Lento? Você Provavelmente Está Usando o Cabo USB Errado

Por Robert Gleydson
7 de agosto de 2025
Ilustração conceitual de um processador futurista com uma cidade de circuitos e um grande cristal central de onde saem feixes de luz vermelhos e verdes.
NerdZine

Análise Técnica: O que a nova geração de placas de vídeo significa para os jogos de PC em 2025?

Por Robert Gleydson
24 de julho de 2025
Close-up da porta USB-C de um iPhone moderno ao lado de um cabo USB-C, sobre uma superfície de madeira.
Apple

Do Básico ao PRO: 10 truques que a porta USB-C do seu iPhone pode fazer (e você não sabia!)

Por Robert Gleydson
7 de julho de 2025
Logo da Disney em frente ao seu icônico castelo de contos de fadas, ilustrando o artigo sobre o processo da empresa contra a IA Midjourney.
NerdZine

Disney e Universal Declaram Guerra à Midjourney: A Batalha de Copyright na Era da IA

Por Robert Gleydson
6 de julho de 2025
Jovem vestindo um headset de realidade virtual enquanto observa uma paisagem urbana futurista, ilustrando as tendências de tecnologia de 2025.
TechNews

As 5 Tendências de Tecnologia Que Vão Dominar 2025 (e Mudar a Sua Vida!)

Por Robert Gleydson
2 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mi Pro Action Camera

Depois dos Smartphones Xiaomi começa a produzir câmeras de ação estilo GoPro: Mi Pro Action Camera

Deixe uma respostaCancelar resposta

PATROCINADOR

Postagens populares

  • teclado do netbook

    ícones, atalhos e símbolos dos netbooks da Acer

    2226 compartilhamentos
    Compartilhar 890 Tweet 557
  • Qual a diferença entre tarefas, eventos, projetos e lembretes na organização do seu tempo?

    1578 compartilhamentos
    Compartilhar 631 Tweet 395
  • Starzplay anuncia data de estreia da 2ª temporada de Gangs of London

    1176 compartilhamentos
    Compartilhar 470 Tweet 294
  • Dica Expressa: Como alterar o usuário na NETFLIX nas Smart TVs.

    1127 compartilhamentos
    Compartilhar 451 Tweet 282
  • Privacidade no Facebook: esconda seus grupos

    1025 compartilhamentos
    Compartilhar 410 Tweet 256

Recomendados

Logo da série "Alien: Earth" da FX sobre um fundo preto, ao lado de uma imagem do planeta Terra com uma grande fissura verde brilhante, simbolizando uma rachadura.
NerdZine

Alien na Terra: O Showrunner de Fargo Promete Reinventar o Horror Espacial em Nosso Quintal

14 de agosto de 2025
Keanu Reeves e o então governador de São Paulo, João Doria, apertam as mãos durante reunião sobre a produção da série Conquest em 2019.
Filmes

Conquest: A Série com Keanu Reeves e Marquezine que Virou o Maior “Golpe do Baú” da Netflix

13 de agosto de 2025
Logo do itch.io com os textos 'Adult Games' e 'Adult Books' riscados, ilustrando a remoção de conteúdo adulto da plataforma.
Jogos

Guerra à Pornografia ou Censura? Como o Itch.io Foi Forçado a Apagar Milhares de Jogos

12 de agosto de 2025
Julia Garner como a professora Justine Gandy deitada na cama com uma expressão de terror no filme 'A Hora do Mal' (Weapons).
Filmes

Guia Definitivo de ‘A Hora do Mal’: O Sucesso, a Polêmica e o Final Explicado do Filme do Ano

12 de agosto de 2025
Revista Nerd

Revista Nerd - mais que sua página, sua casa na internet.

Leia mais

Categorias

Tags mais usadas

Raspberry Pi FoundationDiabolicalSpin-off MexicanoJeffrey Dean MorganBrutoModo LadrãoAmizadeCapitão PátriaMaeve JinkingsSéries Mais VistasSucesso GlobalRanking da NetflixSérie BrasileiraDNA do CrimePesquisa de VulnerabilidadesSegurança CibernéticaPrograma de RecompensasYann LeCunYoshua BengioGeoffrey Hinton

Ultimas notícias

Logo da série "Alien: Earth" da FX sobre um fundo preto, ao lado de uma imagem do planeta Terra com uma grande fissura verde brilhante, simbolizando uma rachadura.

Alien na Terra: O Showrunner de Fargo Promete Reinventar o Horror Espacial em Nosso Quintal

14 de agosto de 2025
Keanu Reeves e o então governador de São Paulo, João Doria, apertam as mãos durante reunião sobre a produção da série Conquest em 2019.

Conquest: A Série com Keanu Reeves e Marquezine que Virou o Maior “Golpe do Baú” da Netflix

13 de agosto de 2025
Logo do itch.io com os textos 'Adult Games' e 'Adult Books' riscados, ilustrando a remoção de conteúdo adulto da plataforma.

Guerra à Pornografia ou Censura? Como o Itch.io Foi Forçado a Apagar Milhares de Jogos

12 de agosto de 2025

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.