O maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, e religado

LHC

Desligado desde 2013, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) máquina que permitiu a descoberta do Bóson de Higgs, ou “partícula de Deus”, foi religado.

O que é o LHC?
O Grande Colisor de Hádrons ou Large Hadron Collider (LHC) do CERN, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra.

O LHC começou a ser construído em 1998 com a colaboração de mais de 100 países e custou aproximadamente 7,5 bilhões de euros em 2010. Está funcionando desde 10 de Setembro de 2008 mais a primeira colisão entre prótons ocorreu 30 de Março de 2010, pois em 19 de setembro de 2008 ocorreu um defeito setor 3-4 em uma ligação elétrica entre dois ímãs, o que causou a falha mecânica e resultou em grande vazamento de hélio no túnel.
Em funcionamento, as colisões entre partículas por alguns breves instantes chegam a temperaturas 1 milhão de vezes mais quente que no centro do Sol.


Com esse novo reboot do equipamento os físicos esperam avanços ainda maiores na pesquisa sobre o comportamento das partículas em colisões a velocidades próximas a da luz.
Em entrevista Rolf Heuer, diretor-geral do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) deu o seguinte depoimento:

“É fantástico vê-lo indo tão bem depois de dois anos e uma grande reformulação do LHC”.

Sair da versão mobile