Samsung fabricará chips Snapdragon 820 para a Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 810

A Qualcomm fechou um acordo com a Samsung para que a fabricante coreana produza seu próximo processador, o Snapdragon 820 de 64 bits. Esse interesse deve-se ao fato de que a Qualcomm pretende migrar para 14nm ainda este ano e a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited) que fornece os chips da Qualcomm possui somente a capacidade de fabricação em massa de chips com 16nm. Atualmente somente a Samsung conseguiu dominar a tecnologia de fabricação de chips com 14nm FinFET, adotada no processador do seu ultimo lançamento, o Samsung Galaxy S6.

Essa nova tecnologia empregada pela Samsung produz chips menores, mais potentes, mais rápidos (o Exynos 7420 funciona 200Mhz mais rápido que o anterior), econômicos (consomem 35% a menos de energia) e mais baratos, melhorando assim a eficiência de todo o sistema que o adota e maximizando a duração da bateria, componente mais crítico em qualquer Smartphone. Outro fator que levou a empresa a optar pelos chips da Samsung é que eles possibilitam a utilização de memórias do tipo LPDDR4 de até 1552 MHz.

Opinião do Editor
A tecnologia de 14nm usada no processador Exynos 7420 chamou a atenção até da Apple, que provavelmente irá contratar a fabricante para produzir seus próximos processadores A9 (tanto o Snapdragon 810 quanto o processador A8 usam a tecnologia de 20nm).
Se isso acontecer a Samsung irá ser líder mundial inatingível no segmento de processadores, se distanciando da TSMC que seria a provável contratada pela Apple para a produção da nova linha de componentes (isso significa milhões de unidades para abastecer o mercado chinês na  próxima geração de iPhones). 
Sair da versão mobile