Alguns dos meus leitores são adeptos da vida natural: gostam de viajar por lugares em que ainda existe natureza, fazer trilhas, explorar rios e lugares desafiadores. Sem contar que muitos viajam de avião e outros meios de transporte que passam por matas fechadas. Então vem a pergunta: o que eu faço se me perder. Como irei me alimentar enquanto esperar o resgate?
Em uma floresta, não encontraremos as frutas que vemos nos mercados e feiras. Na maioria das vezes é um local onde toda a vegetação é semelhante e muito do que está por lá não é apropriado para nosso consumo, e se comermos poderemos passar por maus bocados até sermos encontrados ou até mesmo sermos impossibilitados de procurar a civilização mais próxima por conta de problemas intestinais ou envenenamento.
Dica número um
Se não conhecer aquela fruta ou vegetal só a coma o que ver algum animal selvagem comendo-a. Observe o comportamento deles. Veja se existe marcas de mordidas, furos feito por bicos de pássaros ou partes comidas por animais nas frutas. Os peritos em sobrevivência asseguram que mais de 90% do que os animais consomem também pode servir para nós.
Aparência é tudo
Cabeludo, Amargo e Leitoso (CAL). Se a fruta em questão tiver essas três características somadas, nem pense em comê-la. Porém, a existência de apenas uma ou duas dessas características não impede o consumo. O kiwi, por exemplo, tem a casca “cabeluda” e o mamão pode soltar uma espécie de leite.
Procurando rango
Siga pegadas de pequenos animais, elas te levarão ao seu almoço. Cuidado para não ir atrás de uma onça, por favor.
Enconte suas raizes
Raízes como rabanete e a cenoura podem ser consumidas cruas, se conhecer, pode comer sem medo. Se não, o melhor é cozinhar, pois algumas raízes cruas são venenosas.


Uma última dica
Na dúvida, NUNCA arrisque. Esqueça suas convicções e crenças. Esqueça que é vegetariano, vegano, não come tomate, não come animais com 3 dedos, etc. A fome pintou o melhor é tentar pescar, fazer uma armadilha e pegar animal e prepara-lo no fogo, pois é sua vida que está em jogo e mesmo com todas as regras em relação ao que se pode comer, sempre existem as exceções, e elas podem te matar.