Grandes novidades estão sendo previstas para a nova versão do Sistema Operacional da Google. Sistema totalmente feito em 64-bit (com compatibilidade para aparelhos antigos), Material design redesenhado, ditando as regras no sistema da Google, Android Wear, Android Auto, etc.
Agora essa realmente é uma ótima notícia: suporte nativo a sensores de identificação biométrica.
Quando se lê o título da matéria vem a pergunta: mas os aparelhos da linha Galaxy da Samsung não tem esse recurso? Ai que está a grande sacada do Google: a identificação biométrica será “nativa” do sistema operacional e não uma implementação de um fabricante. Na prática o sistema será mais seguro e mais rápido, já que terá menos camadas de software envolvidas e poderá ser usado por todas empresas, mesmo as que não possuem patentes desse tipo de tecnologia, além de não ter a necessidade de pagamentos adicionais. Isso irá levar a funcionalidade até mesmo aos celulares de entrada. Outra vantagem desse suporte é a padronização do sensor físico, já que cada fabricante que utiliza o recurso atualmente tem seu próprio modelo com particularidades de uso.
Não são Informações oficiais, mas uma das evidências que dá credibilidade a esse rumor é que o próximo celular da Google, o Nexus vai contar com esse tipo de tecnologia (seria egoísmo da parte da Google reter essa tecnologia nos Nexus).
Espera-se que a notícia seja um dos pontos altos da conferência Google I/O. Isso daria aos produtores de software e fabricantes uma vantagem de tempo para conhecer as novas funções e adaptá-las aos seus produtos antes mesmo do lançamento oficial do sistema.