Por mais que eu goste de trabalhar em casa, uma das minhas fontes de renda é o serviço de visita a clientes. Gosto desta modalidade pois me deixa mais próximo de meu público, e me rende algumas boas histórias. Uma engraçada que vou contar pra vocês foi a de uma cliente antiga que me ligou do nada.
Era um sábado normal de trabalho quando ela me ligou. Fiquei surpreso, já que a mais de 3 anos não ouvia notícias dela. De acordo com ela um PC que eu montei pra ela estava dando um problema estranho: lentidão, tela azul em alguns momentos e perda de arquivos (quando ela salvava alguns arquivos eram “corrompidos” e ficavam ilegíveis).
- Windows lento;
- O PC travava de vez enquanto, principalmente na inicialização dando a “tela azul”;
- Alguns arquivos corrompiam quando eram salvos.
- Jogo de chaves Philips;
- DVD com instalação do Windows 7;
- DVD com ferramentas de diagnóstico e antivírus “portable”.
- Pendrive Kingston DataTraveler G2 de 64 Gb para backups.
Marquei com ela de aparecer no domingo, já que durante a semana ela não estaria em casa. Chegando em sua casa fiz uma verificação completa no computador e cheguei a conclusão de que o problema era HD defeituoso (os arquivos estavam corrompendo por causa de problemas na superfície do disco, detectados com o scandisk).
O HD tinha 3 anos de uso então como normalmente esse problema ocorre eu troquei o HD (compramos um HD Seagate SATA de 1Tb novo em um shopping próximo da casa dela). Como estava desconfiando de algo no sistema, optei por fazer backup das configurações, arquivos e drives e partir para uma instalação do Windows 7 “do zero”, para garantir que a máquina ficasse como nova, sem vírus ou aplicativos que consumissem muitos recursos do sistema, sobrecarregando o trabalho do disco rígido.
- HD defeituso com erros na superfície.
- Troca do HD.
Duas semanas depois ela me ligou novamente, relatando que o PC estava apresentando o mesmo problema: HD danificado.
Fiquei meio com um pé atrás, pois pode acontecer, mas é pouco provável que um HD venha da loja com defeito, por isso fui a casa dela novamente só que agora levei algumas ferramentas a mais para ver o que tinha acontecido.
- Voltímetro;
- Ferro de solda;
- Pasta térmica;
- Fonte para PC com 24 pinos;
- Cabos de alimentação e dados para HD SATA.
- Troca do HD.
Alguns dias após ela novamente me ligou, agora num tom de grosseria, relatando o mesmo problema!
Dessa vez iria fazer uma abordagem diferente. Cheguei na casa dela, retirei o HD e lhe expliquei que iria para análise e só iria retornar 72 horas depois. Como ela estava desesperada para entregar sua monografia e por isso precisava do computador imediatamente me forneceu o dinheiro para comprar uma peça nova.
Verifiquei se o gabinete do PC estava firme e não sofria nenhum tipo de vibração. Ele ficava ao lado do estabilizador de tensão, embaixo da mesa que ela usava para operar o computador numa base plana e fixa, e o quarto tinha ar condicionado, sempre acionado. O que será que estava ocorrendo?
Fazendo uma análise minuciosa no gabinete notei na lateral um “amassado” na chapa de aço. Nesse momento a campainha tocou e ela foi atender a porta: era o filho dela chegando da escola, com uma camisa do Street Fighter por baixo do uniforme escolar.
Eu perguntei:
-Mirian, quem usa este computador?
-Somente eu, meu marido tem o dele e meu filho só usa pra jogar de vez enquanto.
-Você desliga ele pelo Windows?
-Sempre.
Eu estava desconfiado. Fiquei no quarto fazendo hora até que o menino chegou e começou a jogar seu game preferido: Street Fighter III. Eu o observei jogando, estava esperando para ver como ele desligava o computador, mais para minha surpresa toda vez que o menino perdia uma luta ele descontava sua frustração dando um belo chute no gabinete, bem onde tinha o “amassado”.
- HD com defeito, por pancadas desferida em seu corpo durante o funcionamento.
Fim da questão:
– Conversei com a Mirian sobre o garoto. Trocamos mais uma vez o HD e colocamos a CPU em uma estante na parede do quarto, junto com seus livros da faculdade. Ela deu uma bronca no filho, mas como sabe como é criança, no lugar do computador ela colocou um “puff” para o garotinho ter onde chutar durante suas partidas de luta eletrônicas.
- Troca do HD.
- Troca da localização do gabinete.
Isso fica de ensinamento: nem sempre o problema que ocorre é por culpa de um componente isolado, pode ter vários fatores até mesmo externos que devem ser testados e vistos, como foi o caso. Uma boa entrevista para saber os hábitos do cliente e como o defeito ocorreu a primeira vez é uma bom início para uma manutenção eficiente.