sábado, 13 de agosto de 2022
Revista Nerd
PATROCINADOR
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
    • Impressão 3D
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
    • Podcast Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
    • Crônicas
      • Crônicas de um Técnico
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
    • Impressão 3D
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
    • Podcast Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
    • Crônicas
      • Crônicas de um Técnico
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
Sem Resultados
Ver todos os Resultados

O HD que sempre quebrava

Robert Gleydson Por Robert Gleydson
5 de junho de 2015
Em Crônicas de um Técnico
Tempo de leitura:  4 minutos de leitura
A A
0
Hard Disk Drive com defeito
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no PinterestCompartilhe no Whatsapp
PATROCINADOR

Hard Disk Drive com defeito

Por mais que eu goste de trabalhar em casa, uma das minhas fontes de renda é o serviço de visita a clientes. Gosto desta modalidade pois me deixa mais próximo de meu público, e me rende algumas boas histórias. Uma engraçada que vou contar pra vocês foi a de uma cliente antiga que me ligou do nada.

Era um sábado normal de trabalho quando ela me ligou. Fiquei surpreso, já que a mais de 3 anos não ouvia notícias dela. De acordo com ela um PC que eu montei pra ela estava dando um problema estranho: lentidão, tela azul em alguns momentos e perda de arquivos (quando ela salvava alguns arquivos eram “corrompidos” e ficavam ilegíveis).

img
Problemas encontrados:

  • Windows lento;
  • O PC travava de vez enquanto, principalmente na inicialização dando a “tela azul”;
  • Alguns arquivos corrompiam quando eram salvos.

img
Ferramentas usadas:

  • Jogo de chaves Philips;
  • DVD com instalação do Windows 7;
  • DVD com ferramentas de diagnóstico e antivírus “portable”.
  • Pendrive Kingston DataTraveler G2 de 64 Gb para backups.

Marquei com ela de aparecer no domingo, já que durante a semana ela não estaria em casa. Chegando em sua casa fiz uma verificação completa no computador e cheguei a conclusão de que o problema era HD defeituoso (os arquivos estavam corrompendo por causa de problemas na superfície do disco, detectados com o scandisk).

O HD tinha 3 anos de uso então como normalmente esse problema ocorre eu troquei o HD (compramos um HD Seagate SATA de 1Tb novo em um shopping próximo da casa dela). Como estava desconfiando de algo no sistema, optei por fazer backup das configurações, arquivos e drives e partir para uma instalação do Windows 7 “do zero”, para garantir que a máquina ficasse como nova, sem vírus ou aplicativos que consumissem muitos recursos do sistema, sobrecarregando o trabalho do disco rígido.

img
Diagnóstico:

  • HD defeituso com erros na superfície.

img
Solução:

  • Troca do HD.


Duas semanas depois ela me ligou novamente, relatando que o PC estava apresentando o mesmo problema: HD danificado.

Fiquei meio com um pé atrás, pois pode acontecer, mas é pouco provável que um HD venha da loja com defeito, por isso fui a casa dela novamente só que agora levei algumas ferramentas a mais para ver o que tinha acontecido.

img
Ferramentas usadas (as mesmas anteriores acrescidas de):

  • Voltímetro;
  • Ferro de solda;
  • Pasta térmica;
  • Fonte para PC com 24 pinos;
  • Cabos de alimentação e dados para HD SATA.

Como o HD ainda estava na garantia a loja substituiu a peça (o gerente foi legal, pois de acordo com os termos da loja, o HD deveria ir para análise). Só que antes de trocar fiz uma análise total do sistema: Testei as tensões fornecidas pela fonte (normal), testei os capacitores do regulador de tensão da placa mãe (em bom estado), soldas e “CIs“ reguladores de tensão (tudo normal), troquei os cabos de alimentação do HD (os antigos ainda estavam novos), verifiquei a tensão das USBs, testei a velocidade de comutação do estabilizador de tensão (ótima) e verifiquei os parafusos que prendiam o HD. Tudo correto. Mais uma vez coloquei o HD e o PC voltou a funcionar.

img
Solução:

  • Troca do HD.


Alguns dias após ela novamente me ligou, agora num tom de grosseria, relatando o mesmo problema!

Dessa vez iria fazer uma abordagem diferente. Cheguei na casa dela, retirei o HD e lhe expliquei que iria para análise e só iria retornar 72 horas depois. Como ela estava desesperada para entregar sua monografia e por isso precisava do computador imediatamente me forneceu o dinheiro para comprar uma peça nova.

Verifiquei se o gabinete do PC estava firme e não sofria nenhum tipo de vibração. Ele ficava ao lado do estabilizador de tensão, embaixo da mesa que ela usava para operar o computador numa base plana e fixa, e o quarto tinha ar condicionado, sempre acionado. O que será que estava ocorrendo?

Fazendo uma análise minuciosa no gabinete notei na lateral um “amassado” na chapa de aço. Nesse momento a campainha tocou e ela foi atender a porta: era o filho dela chegando da escola, com uma camisa do Street Fighter por baixo do uniforme escolar.

Eu perguntei:

-Mirian, quem usa este computador?
-Somente eu, meu marido tem o dele e meu filho só usa pra jogar de vez enquanto.
-Você desliga ele pelo Windows?
-Sempre.

Eu estava desconfiado. Fiquei no quarto fazendo hora até que o menino chegou e começou a jogar seu game preferido: Street Fighter III. Eu o observei jogando, estava esperando para ver como ele desligava o computador, mais para minha surpresa toda vez que o menino perdia uma luta ele descontava sua frustração dando um belo chute no gabinete, bem onde tinha o “amassado”.

img
Diagnóstico:

  • HD com defeito, por pancadas desferida em seu corpo durante o funcionamento.


Fim da questão:

– Conversei com a Mirian sobre o garoto. Trocamos mais uma vez o HD e colocamos a CPU em uma estante na parede do quarto, junto com seus livros da faculdade. Ela deu uma bronca no filho, mas como sabe como é criança, no lugar do computador ela colocou um “puff” para o garotinho ter onde chutar durante suas partidas de luta eletrônicas.

img
Solução:

  • Troca do HD.
  • Troca da localização do gabinete.


Isso fica de ensinamento: nem sempre o problema que ocorre é por culpa de um componente isolado, pode ter vários fatores até mesmo externos que devem ser testados e vistos, como foi o caso. Uma boa entrevista para saber os hábitos do cliente e como o defeito ocorreu a primeira vez é uma bom início para uma manutenção eficiente.

Tags: Hard DiskHDImpacto
Postagem Anterior

Ative o Windows Modo “DEUS” (GodMode)!

Próxima Postagem

Hound, a assistente virtual do SoundHound reconhece linguagem natural

Robert Gleydson

Robert Gleydson

Especialista em imagem... Fotógrafo, videografista, aventureiro, viajante, nerd, amante. Curte arte, tecnologia, ciências e principalmente escrever.

Relacionadas Postagens

nota fiscal
Crônicas

O Valor do Serviço

Por Robert Gleydson
21 de junho de 2015
Próxima Postagem
Hound

Hound, a assistente virtual do SoundHound reconhece linguagem natural

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Revista Nerd

Revista Nerd - mais que sua página, sua casa na internet.

Leia mais

Categorias

Tags mais usadas

ToriBooksresenhasExorcistasimplificarminimalismominimismoE-bookstaxamoon reader+ouvirCassiopéiaCafé espressoISSEstação EspacialSamantha CristoforettiFilosofiaFones de OuvidoEscutarpadre

Ultimas notícias

O Peso do Talento

Nicolas Cage vive Nicolas Cage no filme “O Peso do Talento”

20 de março de 2022
Kindle Paperwhite 3G

Nova atualização do Kindle desagrada usuários

20 de março de 2022
Desembrulhando: Kindle Paperwhite de 6″8 polegadas (11ª geração de 2021)

Desembrulhando: Kindle Paperwhite de 6″8 polegadas (11ª geração de 2021)

20 de março de 2022

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
    • Impressão 3D
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
    • Podcast Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
    • Crônicas
      • Crônicas de um Técnico
  • Fale comigo

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.