Novo cabo submarino ligará Brasil a Portugal

Cabo Submarino

Um novo cabo submarino da Telebrás será lançado no oceano atlântico e ligará os dois continentes. O cabo terá mais de 5.600 quilômetros de extensão, saindo de Fortaleza e chegando a Lisboa e custará 185 milhões de dólares. De acordo com a imprensa a iniciativa não terá nenhum tipo de tecnologia norte-americana, ou seja, teoricamente não terá o controle da Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA.

A construção começará no meio de 2015 e deve terminar em 18 meses, e a estrutura servirá como a principal rota de comunicação entre o Brasil (e os países da America do Sul) e a Europa – que atualmente é feito por satélite ou por linhas que passam por território norte-americano. De acordo com o governo, ainda há planos para a construção de novos cabos para ligar o país diretamente à África e à Ásia.

A Telebrás pretende realizar somente parcerias com marcas nacionais, europeias ou asiáticas para a construção e entre as possíveis parceiras estão a espanhola Islalink Submarine Cables e a fabricante de equipamentos de rede paulista Padtec.

Sair da versão mobile