Terrorista atrapalhado entrega geolocalização da base do Estado Islâmico para EUA

Bombardeio Americano

Uma prática do Estado Islâmico e divulgar suas atividades nas redes sociais, tanto para comemorar suas ações como para recrutar mais membros para sua organização.

Só que recentemente uma destas postagens, com a foto do de um centro de comando do Estado Islâmico, por descuido do fotógrafo, foi para a internet com dados de geolocalização e em menos de 24 horas bombardeiros dos Estados Unidos devastaram toda a área apontada pela foto do terrorista descuidado.

De acordo com o general Hawk Carlisle, chefe do comando de combate aéreo da Força Aérea Americana:

“Nossos homens estavam trabalhando na base de Hurlburt examinando as redes sociais, quando eles viram a foto de um idiota na sua central de comando. Em uma rede social, num fórum aberto, se gabando das capacidades do local. Depois de algum tempo, os rapazes conseguiram uma confirmação da localização. 22 horas depois aquele prédio foi bombardeado três vezes”.

Mesmo dando os detalhes de como foi a localização do alvo o comandante não revelou a localização do prédio bombardeado. Representantes do governo dizem que os esforços de coleta de informações utilizam uma rede vasta de ferramentas que incluem a monitoração das mídias sociais, principalmente dos perfis usados pelo inimigo.

Opinião do editor
O Exercito americano monitora as redes sociais constantemente, e usa de alto poder tecnológico para localizar locações a partir de fotos do terreno e dados de relevo, comparando com fotos de satélites militares. Só que nesse caso só foi preciso ver as meta tags da foto postada.
Sair da versão mobile