Após determinação da Justiça do Rio WhatsApp sai do ar em todo Brasil

WhatsApp fora do Brasil

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp saiu do ar hoje (novamente) após determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os usuários do aplicativo no Brasil tiveram o serviço interrompido nesta terça-feira, (19 de julho) após as empresas de telefonia serem notificadas, isso porque o Facebook se recusou a cumprir uma decisão judicial para fornecer informações vitais para uma investigação policial. Essa decisão é da juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro Daniela Barbosa Assunção de Souza.

Esta é a terceira vez que o aplicativo é bloqueado no país, sendo a primeira em dezembro de 2015 por 12 horas apartir de uma decisão da Justiça de São Paulo e uma em maio de 2015 expedida pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (Sergipe). Essa última durou 72 horas.

Após bloqueio, um grupo de hackers em protesto tirou o site do TJ do Rio do ar. A página do orgão está fora do ar desde as 13h por conta de um ataque de negação de serviço.

O que é ataque de negação de serviço?
Um ataque de negação de serviço (também conhecido como DoS Attack, um acrônimo em inglês para Denial of Service), é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. Alvos típicos são servidores web, e o ataque procura tornar as páginas hospedadas indisponíveis na WWW. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga. Os ataques de negação de serviço são feitos geralmente de duas formas:
  • Forçar o sistema vítima a reinicializar ou consumir todos os recursos (como memória ou processamento por exemplo) de forma que ele não possa mais fornecer seu serviço.
  • Obstruir a mídia de comunicação entre os utilizadores e o sistema vítima de forma a não se comunicarem adequadamente.

Fonte: Wikipédia

Sair da versão mobile