“Treme Treme” é o novo golpe para deixar a corrida do Uber e 99 até 4 vezes mais cara

Uber passa a aceitar dinheiro no Brasil

Segundo motoristas do aplicativo, o golpe só funciona em celulares Android

Foi descoberto um novo golpe nos aplicativos de viagens que deixar as corridas até 4 vezes mais caras. Se usa serviços como Uber, 99 ou Cabify pode já ter sido vítima desse tipo de golpe (ao final do serviço, o transporte ficou bem mais caro do que a estimativa). As plataformas que já identificaram a “artimanha” informaram que punem os condutores que a utilizam para ludibriar os passageiros e lucrar ilegalmente em cima dos usuários.

O golpe, batizado de “Treme Treme”, é muito simples de ser praticado e o passageiro dificilmente percebe que está sendo enganado. Somente ao fim da corrida, quando o valor do serviço fica até quatro vezes mais caro, é que o usuário nota que algo deu errado. Funciona assim: o motorista do aplicativo após pegar o passageiro e traçar a rota desliga a localização e deixar o celular no modo de “economia de energia”, que reduz a precisão do GPS e faz o celular tentar recalcular constantemente a rota, informando assim caminhos mais longos (O GPS fica literalmente perdido).  O passageiro não percebe que está sendo vítima de uma falcatrua pois, teoricamente, o motorista está seguindo a direção indicada pelo GPS. Segundo motoristas do aplicativo, o golpe só funciona em celulares Android.

Se você acompanhou a corrida do seu GPS e desconfiou da rota, ou não concorda com o preço cobrado, e só seguir estes passos para enviar a denúncia: No aplicativo do Uber acesse a opção “Suas Viagens”,  toque sobre o registro da corrida e  na página seguinte entre em “Opiniões sobre o motorista”. Finalmente toque em “Tive outro problema com meu motorista” e relate que foi vítima da fraude. Finalmente clique no botão “Enviar”. Após esse procedimento, a Uber informa que é só aguardar a empresa analisar o caso e entrar em contato pelo próprio app ou por e-mail. A funcionalidade está disponível para qualquer corrida registrada no histórico – até mesmo naquelas realizadas há mais de 30 dias.
Sair da versão mobile