Anthony Levandowski, ex-engenheiro da Uber e do Google, é acusado de roubo de segredos comerciais

Anthony Levandowski

Anthony Levandowski responde por acusações federais pelo roubo de milhares de documentos que tinham informações sobre carros autônomos em um processo de 2018

Anthony Levandowski, sempre foi uma figura infame e polêmica no mundo dos carros autônomos. Engenheiro autônomo cujas manobras ajudaram a promover uma ação multimilionária entre a Waymo e a Uber, foi acusado por promotores federais de 33 acusações de tentativa e roubo de segredos comerciais.

As atuais acusações criminais da Procuradoria dos EUA se iniciam das queixas feitas pela Waymo, a divisão autônoma da Alphabet, no processo de 2018, que alegam que Levandowski roubou 14.000 documentos do Google contendo informações sobre seus carros autônomos, baixando tudo em seu laptop pessoal.  Durante seu tempo no Google, ele modificou secretamente o software autônomo da empresa para que os carros pudessem dirigir em rotas proibidas, segundo a The New Yorker.

Durante os poucos dias em que o caso foi julgado, os advogados da Waymo pintaram uma foto de Levandowski como um funcionário problemático que entrou em choque com o chefe devido à abordagem mais lenta e cautelosa dos carros autônomos.

A revista New York atribuiu uma declaração de Levandowski dizendo:

Eu estou chateado porque nós não tínhamos a primeira morte. (palavras dirigidas a um grupo de engenheiros Uber após um motorista ter morrido em um Tesla no piloto automático em 2016. Levandowski negou ter dito isso, mas se forem verdadeiras, suas palavras se revelariam como um presságio: em março um Uber autônomo atingiu e matou um pedestre em Tempe, Arizona).

Pouco depois de Levandowski deixar o Google, ele fundou a Otto, uma startup de caminhões autônomos que foi rapidamente adquirida pela Uber por quase US$ 700 milhões. A Waymo argumenta há muito tempo que o Uber roubou estes arquivos disfarçando a ação como se fosse uma aquisição. Neles estavam desenhos e esquemas relativos a circuitos e sensores que foram usados nos veículos autônomos do Google. Se condenado, Levandowski pode pegar até 10 anos de prisão e pagar uma multa de US$ 250.000.

Desde o acordo, Levandowski entrou novamente no mundo das startups, fundando uma nova empresa chamada “Pronto.ai”. Em dezembro passado, ele revelou que havia projetado um sistema avançado de assistência ao motorista baseado em câmera (ADAS) chamado Co-Pilot, para de caminhões de longa distância. Para ajudar a vender seu novo produto, Levandowski o equipou em um caminhão e o enviou em uma viagem de quase 5000 km de São Francisco a Nova York, sem qualquer intervenção humana.

Em um comunicado, os advogados de Levandowski, Miles Ehrlich e Ismail Ramsey, negam que seu cliente tenha roubado qualquer coisa e afirmam que ele estava autorizado a baixar o material do Google enquanto trabalhava na empresa:

Por mais de uma década, Anthony Levandowski tem sido um inovador líder de mercado em tecnologias de carros autônomos. Ele não roubou nada de qualquer pessoa. Este caso retoma reivindicações já desacreditadas em um caso civil que se estabeleceu há mais de um ano e meio atrás. Os downloads em questão ocorreram enquanto Anthony ainda estava trabalhando no Google, quando ele e sua equipe foram autorizados a usar as informações. Nenhum desses arquivos supostamente secretos foi para o Uber ou para qualquer outra empresa. Nos últimos dois anos, Anthony continuou a liderar o desenvolvimento de novas e inovadoras tecnologias de segurança para impulsionar essa indústria inovadora. Anthony é inocente e estamos ansiosos para provar isso no julgamento.

O caso está sendo trazido pela nova “força tarefa” anti-fraudes corporativas da Bay Area, liderada pelo procurador americano David Anderson. Em relação ao caso ele se manifestou que:

Todos nós temos o direito de mudar de emprego, mas nenhum de nós tem o direito de encher nossos bolsos ao sairmos pela porta. Roubo não é inovação.

Fonte: The Verge.com

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