Apple e Samsung são processadas por excesso de radiação em seus celulares

Radiação nos Celulares

Os efeitos da radiação incluem aumento do risco de câncer

Apple e Samsung estão sendo processadas em uma ação coletiva movida por seus usuários pela elevada radiação emitida por alguns de seus aparelhos mais populares. Essa ação foi protocolada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, após o jornal Chicago Tribune publicar que o grau de radiação de alguns modelos das companhias ultrapassa o permitido pela Federal Communications Commision (FCC) — órgão norte-americano que regulamenta dispositivos móveis.

Parte do processo ainda acusa a Apple e Samsung de realizarem ações de marketing de maneira inadequada, pois em materiais de divulgação seria dito que seus dispositivos operam dentro das conformidades da FCC e por elas não fornecerem informações sobre os possíveis riscos à saúde que os altos níveis de radiação apresentados poderiam causar.

Os estudos apresentados para dar embasamento a ação afirmam que:

Os efeitos incluem aumento do risco de câncer, estresse celular, aumento de radicais livres nocivos, danos genéticos, alterações estruturais e funcionais do sistema reprodutivo, déficits de aprendizado e memória, distúrbios neurológicos e impactos negativos no bem-estar geral em humanos”.

A matéria do Chicago Tribune baseou-se em uma série de testes realizados em parceria com o laboratório especializado RF Exposure Lab. A avaliação considerou como um de seus critérios o índice máximo de 1,6 watts por quilograma, determinado pela FCC e dentre os modelos avaliados O celular iPhone 7 foi um dos maiores emissores de radiação. Em um dos testes o dispositivo chegou a exibir 7,15 W/kg em uma distância de apenas 2mm do corpo do usuário. Quanto aos celulares da Samsung, o Galaxy S8 apresentou expressivos 8,22 W/kg em uma distância de 2 mm do usuário.

Apple e Samsung discordam dos dados divulgados pelo Chicago Tribune. Em sua defesa, a Apple declarou que “Todos os modelos de iPhone, incluindo o iPhone 7, são totalmente certificados pela FCC e em todos os outros países onde a linha iPhone é vendida”. Após isso, o jornal realizou outros testes conforme algumas orientações da companhia de Cupertino. Ainda assim, o iPhone 7 demonstrou nível além do permitido pela FCC.

Já a Samsung fez a seguinte declaração:

Os dispositivos Samsung vendidos nos Estados Unidos cumprem os regulamentos da FCC. Nossos dispositivos são testados de acordo com os mesmos protocolos de teste usados em todo o setor.

O site entrou em contato com o FCC que não comentou muito sobre o assunto. O órgão apenas informou que iria verificar alguns modelos apresentados na matéria.

Fonte: Chicago Tribune

Sair da versão mobile