Essa questão de disponibilidade das músicas não depende do Spotify em si.
O aplicativo de streaming de músicas Spotify possui em sua biblioteca mais de 40 milhões de músicas e podcasts, que estão divididos em mais de 3 bilhões de playlists, mas mesmo com todo esse arsenal as vezes podemos nos deparar com faixas acinzentadas que não podem ser reproduzidas.
Fato: essa indisponibilidade não é totalmente culpa do aplicativo.
Essa questão de disponibilidade das músicas não depende do Spotify em si, e sim dos detentores dos direitos autorais dessas faixas (gravadoras, compositores ou os próprios artistas). Como eles possuem o controle dos direitos autorais, então cabe a eles qualquer decisão de quando, onde e quais de suas músicas estarão disponíveis no Spotify e até em outros serviços de streaming, como o Deezer, Apple Play ou Google Play Music por exemplo.
Esse problema em geral é uma questão temporária, pois somente o contrato entre as partes para exibição da faixa terminou ou a propriedade delas mudou de mãos. A empresa de streaming tenta renegociar com os detentores para obter novamente o direito de reprodução e caso não cheguem a um acordo, as músicas ficam cinza, não clicáveis por um tempo.
Também pode ocorrer de uma certa faixa só estar disponível em determinados países (o contrato é territorial), podendo estar disponível em outra coletânea local (por meio de uma busca não é difícil de encontrar).
Como resolver esse problema?
A solução para o problema é cobrar ao Spotify o retorno da música (se você for um usuário premium é claro), mais também é interessante cobrar a volta dessa faixa aos artistas através das suas redes sociais ou pelos seus sites oficiais, pois eles verão que a música faz falta ao seus fãs que a consomem pelo Spotify. Em último caso, se você gosta mesmo da faixa, pode compra-la através de mídias físicas ou lojas online e se quiser ainda enviar para o Spotify para escutá-la em suas playlists.
Obs :atentem para o fato de que quando o usuário premium faz upload de músicas para o serviço, essas faixas só estarão disponíveis nos dispositivos dele, e não aparecerão para os outros usuários.