Amazon Prime chega com força ao Brasil, mas alguns internautas fazem críticas à empresa

Amazon Prime

Na terça-feira (10 de setembro) a Amazon Prime chega o Brasil oferecendo um serviço de assinaturas a R$ 9,90 (ou 89 reais por ano)

que garante frete grátis e acesso a plataformas de streaming de filmes e  séries (Prime Video), músicas (Prime Music) e livros (Prime Reading), mas usuários das redes sociais acusam a empresa de dumping, prática que pode trazer prejuízos à economia do pais.

Estudos indicam que esse valor inicial cobrado é uma estratégia de lançamento e que ele aos poucos irá se equiparar aos demais serviços Brasileiros, mas a Amazon tem um histórico de sempre manter seus preços baixos, visando o lucro na quantidade imensa de vendas que possui, fato esse que se confirma se olharmos o cenário dos EUA, onde o Amazon Prime é o serviço de assinaturas  que conta com a maior quantidade de clientes, que em algumas cidades possui até o serviço com entregas para o mesmo dia.

Com a chegada do Prime ao Brasil gigantes do varejo brasileiro, como Casas Bahia, Magazine Luiza e B2W (que abraça Submarino, Shoptime e Americanas), perderam cerca de R$ 5 bilhões em valor de mercado em poucas horas depois do anúncio.

Após o anúncio da chegada do serviço, surgiram nas redes sociais acusações de que a Amazon estaria praticando dumping, caracterizada pela diminuição excessiva de preços para ganhar vantagem sobre concorrentes. Essa discussão não é novidade: na França, em 2013, uma lei foi aprovada para combater a política de preços da Amazon no mercado editorial. Pelo texto, a gigante americana ficou vetada de dar aos livros descontos maiores que 5%, aliados a frete grátis. A medida foi proposta como uma forma de proteger livrarias independentes do país.

O que é dumping?

A Agência do Comércio dos Estados Unidos define dumping como o início de operações de uma empresa estrangeira no país vendendo produtos abaixo do preço de mercado praticado pelos produtores locais. Geralmente as empresas que praticam dumping abaixam excessivamente o preço de seus produtos visando a ganhar uma grande vantagem sobre seus concorrentes.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) não considera o dumping ilegal, mas toma medidas contra ele quando o país consegue demonstrar, a partir de evidências, que teve sua economia local prejudicada significativamente pela prática.

  • Pró: diminuição do preço das mercadorias.
  • Contra: O dumping mina setores da indústria ao vender produtos por um preço menor do que os concorrentes, fazendo com que os outros abandonem o mercado, podendo até causar uma guerra comercial entre dois países.

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