sábado, 16 de janeiro de 2021
Revista Nerd
ADVERTISEMENT
  • Início
  • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Sobre
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
    • Crônicas
      • Crônicas de um Ogro
      • Crônicas de um Técnico
  • Fale comigo
  • Feed RSS
No Result
View All Result
Revista Nerd
  • Início
  • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Sobre
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
    • Crônicas
      • Crônicas de um Ogro
      • Crônicas de um Técnico
  • Fale comigo
  • Feed RSS
No Result
View All Result
Revista Nerd
No Result
View All Result
Home TechNews

Segundo pesquisa do SPC, 43% dos internautas fizeram compras online este ano

Roberto Gleydson by Roberto Gleydson
22 de maio de 2020
in TechNews, TechNews - Tecnologia
Reading Time: 3min read
A A
0
43% dos internautas fizeram mais compras online este ano.
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no PinterestCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

Ue estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país demonstra que  comprar pela internet se tornou o novo hábito do brasileiro.

De acordo com o levantamento realizado pelas empresas, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, percentual que se mantém elevado em todos as classes sociais analisadas. Os homens lideram entre os compradores online (93%), pessoas de 35 a 49 anos representam 95% dos consumidores e 99% pertencem às classes A e B.

Apenas 4% das pessoas que têm acesso à internet admitiram nunca ter feito qualquer compra online.

Mesmo em um cenário de crise, 43%  dos consumidores online aumentaram a quantidade de produtos adquiridos pela internet este ano, na comparação com 2016. Para 38%, o volume se manteve estável, enquanto 18% diminuíram o número de compras feitas por esse meio. A consulta foi feita entre os dias 18 e 27 do mês abril.

A vantagem que o internauta brasileiro mais destaca é a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas, razão mencionada por 58% desses consumidores. Outros motivos destacados são a comodidade de comprar sem sair de casa (45%), o fato de poder fazer as compras no horário que quiser (31%) e a economia de tempo (29%). Há ainda 28% de entrevistados que citam a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a internet está moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas.

Em contrapartida, as desvantagens deixam os consumidores receosos. Quase a metade (49%) dos internautas entrevistados considera o pagamento de frete como o lado negativo das compras online. Há também quem sinta falta de experimentar o produto (42%), não poder levá-lo para casa imediatamente após a compra (42%) ou então nem poder tocar ou sentir o cheiro daquilo que se está comprando (39%). Já a insegurança de que o produto de fato será entregue é preocupação de 30% dos internautas.

A facilidade e a comodidade proporcionada pela compra online também podem estimular as compras impulsivas. De acordo com a pesquisa, 46% dos compradores admitiram não ter planejado a sua última compra pela internet, seja porque se sentiram atraídos por promoções e funcionalidades do produto (38%) ou porque estavam movidos por aspectos emocionais naquele momento (10%), como ansiedade, baixa autoestima e necessidade de agradar a si próprio. Há, ainda, 5% de entrevistados que compraram online por não terem encontrado o produto nas lojas físicas.

Parcelamento no cartão

 

Em média, o internauta brasileiro gastou R$ 292 na sua última compra online, sendo que os homens gastaram mais do que as mulheres, média de R$ 343 ante R$ 243 gastos por elas. Nos últimos 90 dias anteriores à pesquisa, os consumidores realizaram três compras pela internet, em média. E na hora de pagar, o parcelamento no cartão de crédito foi o meio mais utilizado por 65% dos compradores. A média de prestações é de cinco parcelas.

Outros meios de pagamentos utilizados com frequência foram o boleto bancário (53%) e a parcela única em cartão (45%). Ferramentas como PayPal, Moip e Pag Seguro foram usados por 31% da amostra e somente 9% fizeram compras por meio de vales-presente.

Considerando os últimos três meses, os itens mais comprados foram peças de vestuário, calçados e acessórios (35%), ingressos para shows, teatro, cinema e eventos esportivos (27%), livros (27%), celulares (24%), produtos eletrônicos (24%), artigos para casa (24%), remédios ou produtos para saúde (22%) e cosméticos e perfumes (21%). A maior parte das compras é feita por meio de computadores ou notebooks (67%), mas 21% já utilizam os smartphones para comprar online.

Os sites das grandes redes varejistas são o principal local de compra na internet (81%), seguidos dos classificados de compra e venda (42%), dos sites especializados em roupas, sapatos e acessórios (30%) e dos sites de ofertas e desconto (28%). Os sites internacionais são preferência de 28% dos compradores online.

Entre os entrevistados, 87% dos internautas ficaram satisfeitos com a sua última aquisição na internet, contra apenas 4% de pessoas que ficaram insatisfeitas ou arrependidas com a experiência. Ainda assim, o estudo aponta que nem sempre o processo de compra transcorre de forma tranquila. Quase um quarto (26%) dos compradores online disse ter enfrentado algum problema ao realizar uma compra pela internet nos últimos 12 meses.

Os contratempos mais comuns foram a entrega fora do prazo (11%), não receber o produto (6%) e receber algo diferente do que havia comprado (6%). Há, ainda, 4% de pessoas que receberam o produto danificado.

Entre os que tiveram problemas, 37% não conseguiram ter o problema resolvido e ficaram com o prejuízo. Outros 60% disseram ter conseguido solucionar o problema, geralmente com a devolução do dinheiro (26%) ou com a troca do produto (11%).

A pesquisa demonstra que o internauta brasileiro está consciente quanto às medidas de precaução: 97% dos compradores tomam algum tipo de cuidado, a exemplo de comprar sempre em sites conhecidos ou indicados (60%), imprimir ou arquivar todos os passos de compra, inclusive e-mails de informação (40%) e evitar cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras (37%).

Fonte: Pesquisa do SPC

Tags: Comércio DigitalComprasPandemiaSPC
Previous Post

Apple e Google lançam sistema de controle de infectados exposição

Next Post

Presidente da Samsung é condenado por violações trabalhistas

Roberto Gleydson

Roberto Gleydson

Related Posts

Após 8 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com Voyager 2
TechNews

Após 8 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com Voyager 2

by Homem Expresso
11 de janeiro de 2021
elon musk
TechNews

Elon Musk supera Jeff Bezos e se torna o homem mais rico do mundo

by Homem Expresso
10 de janeiro de 2021
Pavel Durov
TechNews

Proprietário do Telegram desmente três mitos sobre seu aplicativo

by Homem Expresso
10 de janeiro de 2021
Bitcoin supera cotação de US$40 mil
TechNews

Bitcoin supera cotação de US$40 mil

by Homem Expresso
10 de janeiro de 2021
CONTROLADORES DO XBOX AINDA USAM BATERIAS AA
TechNews

Duracell afirma que controles de Xbox ainda usam pilhas por conta de acordo

by Homem Expresso
8 de janeiro de 2021
Next Post
Presidente da Samsung Lee Sang-hoon

Presidente da Samsung é condenado por violações trabalhistas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ADVERTISEMENT

Postagens recomendadas

Playstation 4 desbloqueado

Hackers russos ensinam a usar jogos piratas no PlayStation 4

15 de maio de 2015
Samsung I7500

O Brasil já tem celular com android!

22 de janeiro de 2015

Não perca:

Gwendoline Christie
Séries

Gwendoline Christie, a Brienne de Tarth de Game of Thrones, estará em Sandman

16 de janeiro de 2021
The Office
NerdZine

Canal lança simulador de funcionários da Dunder Mifflin de The Office

11 de janeiro de 2021
Após 8 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com Voyager 2
TechNews

Após 8 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com Voyager 2

11 de janeiro de 2021
Nova temporada de Dexter terá Clancy Brown como vilão
NerdZine

Nova temporada de Dexter terá Clancy Brown como vilão

10 de janeiro de 2021
elon musk
TechNews

Elon Musk supera Jeff Bezos e se torna o homem mais rico do mundo

10 de janeiro de 2021
Pavel Durov
TechNews

Proprietário do Telegram desmente três mitos sobre seu aplicativo

10 de janeiro de 2021
Revista Nerd

Revista Nerd - mais que sua página, sua casa na internet.

Leia mais

Categorias

Tags mais usadas

Amazon Android Apple Apple Watch Atualização China Cortana Dicas de Segurança Disney Economia Facebook Falha Galaxy S6 Game of Thrones google hackers Instagram IOS iphone Microsoft MP3 MP4 Netbook Netflix Nokia Pirataria Playstation 4 Privacidade Samsung Siri Smartphone Sony Streaming séries Tecnologia Twitter Uber whatsapp Windows Windows 10 Windows Seven Windows Vista Windows XP Xiaomi youtube

Ultimas notícias

Gwendoline Christie

Gwendoline Christie, a Brienne de Tarth de Game of Thrones, estará em Sandman

16 de janeiro de 2021
The Office

Canal lança simulador de funcionários da Dunder Mifflin de The Office

11 de janeiro de 2021
Após 8 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com Voyager 2

Após 8 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com Voyager 2

11 de janeiro de 2021

© 2020 Revista Nerd - A sua revista na Internet. Robert

No Result
View All Result
  • Início
  • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Sobre
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
    • Crônicas
      • Crônicas de um Ogro
      • Crônicas de um Técnico
  • Fale comigo
  • Feed RSS

© 2020 Revista Nerd - A sua revista na Internet. Robert