Última atualização em 27 de setembro de 2022
Para que uma impressora funcione corretamente, ele precisa de diversos componentes: memórias, motores, fonte de energia, processador e drives são apenas alguns deles. Isoladamente eles não teriam como fazer nada. Cabe à placa-mãe servir como o elemento que une todos eles.
A minha impressora principal, a SOVOL SV01, foi comprada com uma placa-mãe básica por conta dos custos, mas com o tempo de uso senti a necessidade de adquirir uma placa melhor. A placa antiga além de lenta tinha controladores ultrapassados dos motores, e por conta disso eles funcionavam com um alto nível de ruído. Quando a impressora estava trabalhando parecia que um robô dos filmes dos anos 70 estava se deslocando dentro da minha casa.
Resolvi adquirir essa placa nova. O recebimento dela pode ser conferido no vídeo anexo ao artigo.
Mainboard Sovol SV01 Silent Board V2.2
Essa placa-mãe foi adquirida diretamente da loja oficial da SOVOL no marketplace AliExpress, onde paguei o valor de U$ 50,00.
O modelo comprado foi específico para a impressora SV01, mas também funcionaria na Ender 3, Ender 5 plus, série CR-10S, CR-X, CR-20, CR-20 PRO 3D. Na verdade a única diferença entre essa impressora e a adquirida na loja da Creality ou na Amazon é que ela vem com o firmware para impressora SOVOL instalado de fábrica, e para usar em outra impressora existe a necessidade de instalar o firmware correspondente, processo bastante simples e rápido.
Placa de 8 bits ainda vale a pena?
Essa placa de 8 bits possui controladores TMC2208 Driver. No mercado existem placas de 32 bits com os drives TMC2209, mas analisando as opções finalmente optei pela silentboard porque:
- A quantidade de bits da placa é irrelevante para a função dela, que é de controlar entrada e saída de dados e os motores da impressora. Usar 32 bits é como colocar um motor de trator em uma bicicleta elétrica;
- Os controladores TMC2209 são melhores que os da geração anterior, mas você só consegue todas essa melhoria usando os firmwares customizados (você próprio montando o Marlin), e no meu caso eu uso o firmware original fornecido pela a fabricante, já com todas as configurações necessárias.
A placa mesmo nessas configurações funciona mais silenciosamente, tem excelente estabilidade, proteção para a impressora contra superaquecimento e proteção térmica de fuga.
Uso do BL Touch
A placa-mãe tem suporte ao BL Touch, só que nesse caso existe a necessidade de modificar o firmware. Quem for utilizar o BL Touch eu recomendo utilizar o firmware Marlin compilado pela SOVOL que está na área de downloads do site, e tomem cuidado com as cores dos fios, pois a ordem que sai do BL Touch é diferente da que encaixa na placa, existe a necessidade de se inverter um fio.
Instalação
A instalação da placa é um processo muito tranquilo. Ela é idêntica a placa RAMPS original, então o que se deve fazer é fotografar a placa antiga, verificar a posição dos fios e trocar pela nova, mantendo todas as conexões como eram antes. Se não for usar o BL Touch nem é necessário atualizar o firmware, pois o que vem instalado na placa já está otimizado para uso normal.
Características técnicas:
- Equipamento: Placa-mãe silenciosa
- Modelo: Mainboard Sovol SV01 Silent Board V2.2;
- Chips do controlador mestre: ATMEGA2560;
- Tensão de operação: 24V / 12V
- Controladores: TMC2208 Driver e BootLoader instalados
- Suporte à função BL Touch;
- Proteção térmica de fuga;
- Possibilidade de atualização do firmware por USB; e
- Adequado para Sovol SV01, Creality Ender 5 plus, CR-10S, CR-10 S4, CR-10 S5, CR-X, CR-20 e CR-20 PRO.
Detalhes da Compra:
- Valor pago: U$ 50,00 em 03 de agosto de 2020;
- Loja: Loja oficial da Sovol no AliExpress;
- Tempo de espera: 34 dias.
[taq_review]
Acompanhe o recebimento do produto pelo meu vídeo: