Última atualização em 2 de fevereiro de 2021
SPOILERS!
Alguns fãs de Vikings ficaram sem entender o que aconteceu com Ivar na batalha final onde ele foi morto. Afinal, como o personagem mais destemido e violento da série teve um final tão frágil e desconexo com o seu perfil durante as temporadas?
Seu fim realmente dividiu opiniões.
Em relação ao personagem histórico Ivar, o desossado, acredita-se que, se ele existiu, tinha uma doença degenerativa. Na própria série há uma indicação de uma osteogênese imperfeita (ossos de vidro) grave, já manifestada de nascença.
Os sintomas dessa doença englobam pernas rígidas, perda de audição, lesões, falta de formação de tecido ósseo, estatura abaixo do normal, escoliose, deformidade física, coloração azulada no fundo do olho e diversas fraturas ósseas. Como seu irmão Hvitserk sempre o avisou, seus olhos ficavam azulados sempre que ele corre algum perigo, e era a época em que os irmãos tinham que cuidar dele com mais empenho, pois seus ossos costumavam quebrar.
No episódio 11 é possível notar que a saúde de Ivar estava começando a ficar muito debilitada, sua doença e já estava em um estado tão avançado que ele não tinha mais tempo para sua recuperação, tanto é que durante a batalha Hvitserk mais uma vez o avisa sobre a necessidade de não entrar em combate dada a coloração dos seus olhos.
Provavelmente Ivar não desistiu totalmente de lutar porque sua doença não tinha mais recuperação e com isso ou ele aproveitava aquele momento para morrer em batalha e finalmente entrar em Valhalla ou abandonaria o campo de batalha e sua doença o mataria aos poucos, lhe afastando do objetivo máximo de todos os Vikings.
Podemos também evidenciar que ele tomou essa decisão porque a sua única frustração na vida, que seria não poder ter filhos, foi superada pois ainda na Rússia ele recebeu a notícia de que Kátia estava esperando um filho seu.
Ivar em um certo momento afirma que ninguém pode matá-lo, para enfatizar de que ele era invencível e que sua morte foi por sua escolha, por isso simplesmente baixa a guarda e pede que um soldado o fira mortalmente. Após o incidente ele finalmente se deixa sucumbir a doença e na sequência vemos as suas pernas quebrando quando tenta se locomover.