Empresa japonesa desenvolve óculos inteligentes para corrigir miopia sem necessidade de cirurgia

O produto desenvolvido no Japão estará a venda na Ásia

Óculos inteligentes

 

A empresa Kubota Pharmaceutical Holdings está testando um par de óculos que pode banir a miopia sem a necessidade de intervenção cirúrgica e planeja começar a lançar o produto na Ásia, onde muitas pessoas lutam contra esta doença.

O aparelho, que a empresa chama de “Óculos Kubota” ou “Óculos Inteligente”, ainda está sendo testado. Apartir de uma lente ele projeta uma imagem na retina do usuário para corrigir o erro de refração que causa miopia, e segundo a empresa é necessário usar o aparelho de 60 a 90 minutos por dia para ter resultados significativos.

yo Kubota, presidente da Kubota Farmacêutica, experimentando seu óculos inteligente

A Kubota Pharmaceutical não divulgou detalhes adicionais sobre como o dispositivo funciona. Por meio de outros testes clínicos, ele está tentando determinar quanto tempo o efeito dura depois que o usuário usa o dispositivo e quantos dias no total o usuário deve usar o dispositivo para obter uma correção permanente para miopia.

Miopia é o resultado de uma distância grande entre a córnea e a retina. Isso inibe a focalização da luz quando ela entra no olho e faz com que objetos distantes pareçam borrados. Pela característica dos olhos dos orientais, os asiáticos são propensos à ela. De pessoas com 20 anos ou menos, 96% dos sul-coreanos, 95% dos japoneses, 87% dos Hong Kongers, 85% dos taiwaneses e 82% dos cingapurianos são afetados pela doença, de acordo com Kubota.

Para avaliar a eficácia do dispositivo, Kubota está realizando testes clínicos em cerca de 25 pessoas nos Estados Unidos. Segundo Ryo Kubota:

“Pretendemos vendê-lo primeiro na Ásia, que tem uma alta proporção de pessoas míopes”.

A empresa sediada em Tóquio planeja começar a vender o dispositivo nos mercados asiáticos, incluindo Taiwan, Cingapura, Hong Kong, Tailândia e Malásia, no segundo semestre do ano. Ele está considerando se deve oferece-lo por meio de agentes de vendas locais ou online.

Kubota começou os testes clínicos com o dispositivo em julho passado, após confirmar o efeito terapêutico do mecanismo usando um sistema desktop. Também está desenvolvendo um dispositivo de correção de miopia do tipo lentes de contato.

A Kubota, que estreou no mercado de mães da Bolsa de Valores de Tóquio para startups em dezembro de 2016, desenvolve medicamentos e aparelhos para o tratamento de problemas de visão.

Fonte: nikkei.com e PapoTech

Sair da versão mobile