Existe um componente estranho que está presente nos cabos de alimentação em carregadores, de vídeos, USB, etc que é um pequeno módulo em forma de cilindro. Normalmente, ele é encontrado perto da extremidade do cabo (por conta da miniaturização e dos baixos custos hoje em dia só encontramos nos cabos mais caros e de marca).
Mas para que serve esse dispositivo?
Esta peça tem uma função muito importante, não está lá apenas para decoração. Esses cilindros são na verdade chamados de “núcleos de ferrite”, e são responsáveis por evitar que variações altas e picos de energia nas correntes que passam pelos cabos gerem cargas eletromagnéticas e interfiram nos aparelhos próximos, evitando assim que estes cabos se comportem como antenas transmissoras de interferências
Esses cilindros foram inventados no século XIX pelo físico Mihajlo Pupin.
Dentro do cilindro temos discos ocos de ferrite, um material de óxido de ferro que possui propriedades magnéticas.
Como funciona?
Todos os fios metálicos podem funcionar como uma antena, emitindo ou absorvendo radiação ao seu redor como resultado da corrente passando por ele. E tão verdade isso que os próprios smartphones usam os cabos dos fones de ouvido como antena de FM (se o aparelho tiver essa feature). Se não houver esses cilindros, a radiação emitida pelos fios pode ser capaz de causar interferências em outros objetos eletrônicos próximos, especialmente caixas de som, que funcionariam basicamente como receptores de tal radiação.
É claro que muitos aparelhos vem sem essa pecinha em seus cabos, principalmente os smartphones de nova geração, por três motivos:
- Primeiro porque ia aumentar o volume das caixas;
- Segundo porque iria encarecer o preço dos cabos; e
- Terceiro porque as fontes de alimentação originais tem circuitos de regulação de tensão elaborados para evitar que a energia que circula neles varie muito, além de proporcionarem proteção contra curto-circuito e picos de tensão. Aliado isso a uma ótima blindagem dos cabos, podem se dar ao luxo de fornecerem cabos sem esses “filtros”. Esse é um dos motivos pelo qual devemos procurar ao máximo utilizar a fonte original para carregar nossos celulares.