Grande parte dos smartphones de hoje em dia são à prova d’água, o que significa que teoricamente você pode até mesmo usá-los para tirar fotos mergulhando na piscina, mas na prática o que acontece é que muitos dos orifícios da carcaça do aparelho, como o dos fones de ouvido e o conector do cartão SIM são áreas com mais risco de serem danificadas se o celular cair por acidente dentro de líquidos, cair do seu bolso na privada, ou você seja pego(a) de surpresa em uma tempestade, etc
Mas se isso vier a acontecer, não é o fim do mundo: há soluções. Seguem algumas dicas sobre o que fazer quando o celular é molhado:
Tire o aparelho da água
Não hesite. Mesmo que a água não esteja tão limpa (por exemplo, você usou a privada para urinar e o celular caiu lá), pegue o dispositivo e se possível o seque com o que estiver à mão: papel, toalha, camiseta ou pano.
Não religue o aparelho
Esse é o primeiro impulso mais comum nessa hora, mas é preciso ter bastante cuidado. Se o celular desligou, o pior que se pode fazer é religá-lo, pois isso pode gerar um curto-circuito. Caso o celular não tenha desligado, faça isso imediatamente.
Tire a bateria e o cartão SIM
Para evitar que os circuitos elétricos do aparelho entrem em funcionamento é bom retirar sua bateria se ela for removível (e qualquer capa de proteção que esteja no celular). Uma vez feito isso, seque seu interior com um guardanapo com muito cuidado. Se o celular for lacrado, retire o cartão SIM e os cartões de memória e também os seque com cuidado.
Retire a água
Sem usar agressividade demais, é uma boa ideia tirar a água do aparelho batendo-o de leve contra uma superfície (toalha ou papel, nunca na mesa ou chão diretamente). Também vale assoprar e puxar as gotas de água que se encontram em seu interior com um aspirador. Feito isso, há algumas opções sobre o que fazer em seguida.
Coloque o aparelho no arroz ou outro produto
É recomendado colocar o celular em um pote com arroz. Coloque o celular em um recipiente seco, que pode ser um pote de vidro ou de plástico e cubra o aparelho com arroz cru.
Feche o pote e o coloque em um lugar seco, onde bata um pouco de sol. Depois de 24 horas, retire o celular do pote e tente ligá-lo. Essa técnica funciona porque o arroz absorve a umidade que ficou no aparelho.
Se não tiver arroz tente cuscuz, pacotes de gel de sílica ou até mesmo a areia usada nas caixas de para gatos (limpa, por favor).
Coloque-o sob o sol
Se não tiver arroz à mão, outra opção é colocar o celular sob o sol, sobre um guardanapo. Não deixe o aparelho assim por muito tempo, porque isso pode gerar um superaquecimento e danificar a tela. Para evitar esse problema, use um ventilador direcionado ao aparelho para ajudar a secá-lo.
Quando achar que a umidade já foi suficientemente absorvida, tente religar o aparelho.
Tenha a consciência de que isso pode não funcionar, pois depende de quanto o celular foi molhado e quais chips e circuitos dentro do aparelho foram afetados. Não se trata de uma ciência exata, mas de um último recurso para salvar o seu telefone.