A Microsoft anunciou na última terça-feira (31) que o Windows 11 a data oficial do lançamento de seu novo sistema operacional: será no dia 5 de outubro. O sistema já pode ser testado por usuários Microsoft Insider e será disponibilizado gratuitamente para PCs com o Windows 10 que tenham o hardware compatível com a tecnologia TPM 2.0.
De acordo com a Microsoft, apesar da data oficial, a atualização será feita em mais de uma fase e dispositivos que não estiverem na versão mais recente do Windows 10 poderão receber o Windows 11 um pouco mais tarde. Quando a versão estiver disponível para o usuário a ferramenta de atualizações Windows Update vai exibir um aviso.
Aaron Woodman, gerente geral de marketing do Windows na Microsoft, afirmou para a imprensa:
Seguindo o enorme aprendizado do Windows 10, queremos ter certeza de que estamos fornecendo a você a melhor experiência possível. Esperamos que todos os dispositivos qualificados recebam a oferta de atualização gratuita para o Windows 11 até meados de 2022.
A Microsoft também informou quais serão os requisitos mínimos para o Windows 11:
Para atualização automática é necessário um processador om compatível com a tecnologia TPM 2.0 – que garante protocolos de segurança para biometria, criptografia, entre outros.
Os dispositivos mais antigos poderão rodar o sistema por meio de uma instalação forçada na BIOS do PC, utilizando uma mídia ISO. Nesse caso, apesar de funcionar, a Microsoft destaca que a ausência desta tecnologia pode resultar no dobro de falhas e na falta de atualizações para o Windows 11.
Para funcionar perfeitamente o computador deverá possuir:
- Processador de 1 GHz de 64 bits com dois ou mais núcleos
- 4 GB de RAM
- 64 GB de armazenamento
- Chip TPM 2.0 (a partir do TPM 1.2 para instalações manuais);
A Microsoft também destaca que mesmo com o lançamento do Windows 11, os usuários do Windows 10 continuarão recebendo atualizações até 14 de outubro de 2025.