Ryck e Morty: Porque Rick não se encontra com uma versão viva de sua esposa?

Este artigo foi escrito na época do sexto episódio da sexta temporada.

O cientista Rick possui uma arma de portais que o permite viajar entre todos os infinitos universos paralelos. Em cada universo desse existe uma linha de tempo de acontecimentos diferentes envolvendo as mesmas pessoas e por isso algumas que morreram em uns ainda estão vivas em outros.

Sabendo disso vem a nossa dúvida: já que ele se culpa pela morte de Daiane, a sua esposa, porque ele não utiliza essa arma de portais para revê-la, já que ele já fez isso para estar com as várias versões dos membros restantes de sua família?

Porque chegamos a essa dúvida?

No final da quinta temporada de Rick e Morty finalmente ficamos sabendo um pouco mais sobre o passado do Rick do universo C137 (o que acompanhamos durante a série).

No episódio a esposa e a filha dele são brutalmente mortas por outro Rick e então ele parte em uma jornada de Vingança, onde nessa busca ele mata diversas versões suas por anos, sem encontrar nada além de pistas do Rick assassino. Ele chega ao extremo de se estabelecer na dimensão em que vive a filha do Rick assassino (que foi abandonada pelo pai), assumindo o lugar dele na família.

Podemos notar que Rick consegue viajar para dimensões infinitas, então se ele tem a possibilidade de viajar entre realidades, e sendo desapegado a ponto de estar vivendo em uma família que não é a sua original, porque não decidiu ir para uma dimensão onde a sua esposa ainda está viva? O que a série nos demonstra é que ele, intencionalmente, evita os universos em que ela está viva, e o motivo por isso ainda é uma incógnita.

As teorias sobre Rick

Das diversas teorias que nós fãs da série especulamos, duas são mais plausíveis para mim: a primeira é que alguma coisa pode o estar impedindo de ver a sua esposa e a segunda é que Rick não quer fazer isso.

Teoria 01

Como já foi dito nesse artigo, sabemos que após perder sua família Rick fica obcecado por vingança e por isso ele dedica sua vida a encontrar e matar o responsável pela tragédia, que no caso é uma versão sua de um universo paralelo ao seu. Só que esse Rick é tão inteligente quanto ele e também possui uma arma de portais. Então este Rick pode estar em qualquer dimensão. Para diminuir os universos onde o assassino poderia se esconder,  Rick c137 cria então a Curva Finita Central.

Chegamos a essa lógica porque o Morty Maligno afirma que a Curva Finita Central é uma barreira que separa os universos onde o Rick é o ser mais inteligente dos universos onde existem seres mais inteligentes do que ele.

Analisemos essa afirmação: antes de toda essa tragédia acontecer, Rick estava disposto abandonar a ciência para se dedicar totalmente à família, então se ele escolheu dedicar a eles, ele deixou de ser a pessoa mais inteligente do universo e por isso os universos aonde sua esposa ainda está viva podem ter ficado de fora da curva finita, ficando impossíveis de serem acessados por uma arma de portais convencional.

Essa é uma das teorias porque nunca vimos um universo aonde a família de Rick ainda está viva.

Um fato que corrobora essa teoria é que na Cidadela dos Ricks todos os Ricks são cientistas, o que denota que todos eles acabaram escolhendo a ciência ao invés da família, por isso todas as versões da Daiana teriam morrido ou sido abandonada por seus respectivos Ricks.

Assim o Rick assassino também não terá acesso à estes mundos, reduzindo assim seus locais de esconderijo.

Teoria 02

A segunda teoria seria de que Rick C137 fica tão deprimido com sua tragédia que evita o contato com qualquer versão de Daiane, a qualquer custo. Ele pode estar evitando ela de propósito, pois se sente culpado pela sua morte, já que qualquer versão diferente de Daiana não seria a sua esposa original e ele iria voltar a viver a sua morte diariamente em sua mente.

Essa segunda teoria poderia ser comprovada porque Rick cria um computador que sintetiza a voz da esposa para conversar com ela, mas ele programa a inteligência artificial para ser extremamente dura com ele e para sempre lembrá-lo de sua falha com a família.

Ainda dentro dessa teoria, ele vai morar com os familiares do Rick assassino para esperar o dia em que ele volte para casa e então possa o matar nessa oportunidade, o que nunca chega a acontecer. Ele passa tanto tempo com a nova família que acaba se apegando e agora não consegue mais viver longe deles.

Se o raciocínio dos produtores da série for esse, então o Evil Mort errou na sua interpretação da finalidade da Curva Finita Central, que não era de separar os universos de onde o Rick é o ser mais inteligente dos outros e sim para separar todos os universos de onde Daiane ainda estivesse viva dos outros onde ela morreu impedindo assim que qualquer Rick que escolheu a ciência ao invés de sua família se aproximasse dela usando portais novamente.

A Curva Finita Central seria então um mecanismo criado por Rick c137 para se punir por ter deixado sua esposa morrer, e assim nunca desistir de procurar vingança.

Além destas duas teorias existem dezenas de outras, mas foi a que eu achei mais plausíveis com o andar que a série está tomando. E vocês, concordam comigo?

Sair da versão mobile