Petição pede à Microsoft para estender o suporte ao Windows 10 além de 2025

Petição solicita à Microsoft que reconsidere a decisão de encerrar o suporte ao Windows 10, citando preocupações ambientais e de sustentabilidade.

Fim do suporte ao Windows 10

A associação Public Interest Research Group (PIRG) está pedindo à Microsoft que estenda o suporte ao Windows 10 além do término previsto para outubro de 2025. A petição, que foi entregue à Microsoft, critica os planos da empresa e afirma que os clientes esperam que seus dispositivos durem, em vez de serem tornados obsoletos por uma decisão arbitrária1.

A Microsoft anunciou anteriormente que encerraria o suporte ao Windows 10 em 2025, o que significa que milhões de PCs em todo o mundo poderiam ser potencialmente tornados obsoletos da noite para o dia. No entanto, a Interesse Reserve Group argumenta que essa decisão está em desacordo com a postura da Microsoft em relação ao meio ambiente.

A petição, endereçada ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, adverte que descartar tanto hardware em aterros sanitários está em desacordo com a postura da empresa em relação ao meio ambiente. A petição diz:

“Todo software chega a um ponto em que não é mais suportado, mas quando as consequências para o nosso meio ambiente são tão grandes, não devemos aceitar isso”.

A Microsoft impôs requisitos de hardware no Windows 11 que tornaram as máquinas até mesmo de alguns anos atrás incapazes de fazer o upgrade. Isso levou a uma adoção inicial do Windows 11 por aqueles com hardware adequado, mas tem havido um gotejamento lento para o resto à medida que os dispositivos foram substituídos.

Com menos de dois anos para o fim do suporte ao Windows 10, o Windows 11 está longe de onde precisa estar se for para enviar o Windows 10 para o abismo. No entanto, com as atualizações sendo interrompidas em 2025, os usuários terão que tomar algumas decisões difíceis – e potencialmente caras.

Lucas Rockett Gutterman, diretor da campanha Designed to Last da PIRG, expressou surpresa com a decisão da Microsoft, que parece estar em desacordo com sua postura em relação ao meio ambiente. Ele disse:

“Não só isso é ruim para os consumidores, como também é ruim para o planeta, já que os computadores desatualizados vão aumentar nossas crescentes pilhas de lixo eletrônico tóxico”.

A solução mais fácil, segundo Gutterman, seria a Microsoft estender o suporte. Ele argumenta que não faz sentido para a Microsoft forçar essas instituições a descartar e substituir PCs que ainda são funcionais e estão ajudando estudantes e pacientes.

Referências e imagem:

Sair da versão mobile