E aí, fã de ficção científica? Se você, como eu, já passou noites em claro imaginando o pesadelo de um Xenomorfo solto por aqui, pode se preparar. A nova série do FX, provisoriamente chamada de “Alien: Earth”, não só vai realizar esse medo, como promete fazer isso com a genialidade de Noah Hawley, a mente brilhante por trás da aclamada série “Fargo”.
Desde que Ridley Scott nos apresentou ao “oitavo passageiro” em 1979, a franquia Alien se tornou sinônimo de horror claustrofóbico em naves abandonadas e planetas distantes. A ideia de um predador perfeito caçando em corredores metálicos frios virou um ícone. Mas e se esse horror batesse à nossa porta? É essa a pergunta que Hawley quer responder.
Adeus, Ripley. Olá, Corporações Gananciosas
Uma das primeiras e mais ousadas decisões de Hawley foi se afastar da lendária Ellen Ripley. “A história dela teve um começo, um meio e um fim perfeitos”, afirmou o showrunner. Em vez de revisitar o já conhecido, a série vai explorar um ângulo diferente, mas igualmente aterrorizante: a ganância corporativa.
A trama será focada na infame Weyland-Yutani e em outras corporações competindo para desenvolver tecnologias de inteligência artificial e de extensão da vida. Nesse cenário de espionagem industrial e ética duvidosa, o Xenomorfo não é apenas um monstro alienígena; ele é a arma biológica definitiva. Pense em “Alien” encontrando “Succession”, onde o prêmio da disputa não é um império de mídia, mas o controle sobre a forma de vida mais letal do universo. É como se o Tony Stark decidisse que o melhor traje de batalha não é o do Homem de Ferro, mas sim um organismo de puro ácido e instinto. Assustador, né? 😉
Uma Nova Classe de Vítimas (e de Luta)
Ao trazer a ameaça para a Terra, a série muda completamente a dinâmica do jogo. Não teremos mais um grupo isolado de fuzileiros ou operários. Aqui, o perigo é para todos. A série pretende explorar a luta de classes em meio ao caos.
“No filme, você sempre tem um grupo de operários ou soldados presos com o monstro”, explicou Hawley. “Na Terra, o que acontece quando a desigualdade é tão grande que os que estão por cima decidem se proteger em bunkers, enquanto o resto de nós tem que lutar pela sobrevivência na superfície?”. A promessa é de um terror que não será apenas sobre o monstro, mas sobre o que acontece com a humanidade quando o sistema que nos divide enfrenta seu teste final.
A produção, que teve suas filmagens impactadas pelas greves de Hollywood, já retomou os trabalhos e conta com nomes como Sydney Chandler (“Não Se Preocupe, Querida”), Alex Lawther (“The End of the F***ing World”) e Samuel Blenkin (“Black Mirror”). A expectativa é que a série chegue às telas em algum momento de 2025.
No fim das contas, “Alien: Earth” parece ser mais do que apenas uma nova história de monstro. É uma tentativa de usar o horror icônico do Xenomorfo para fazer uma radiografia da nossa própria sociedade. Noah Hawley já provou em “Fargo” que sabe pegar uma obra-prima e criar algo novo e genial a partir dela. Agora, ele aponta seu bisturi afiado para o coração da humanidade, com um bisturi extra feito de cauda pontuda e dentes retráteis. Que comece o jogo. Ou melhor, a caçada.
Referências:
- Collider: ‘Alien’ TV Show: Cast, Plot, and Everything We Know So Far
- The Hollywood Reporter: FX’s ‘Alien’ Series Taps ‘Don’t Worry Darling’ Star Sydney Chandler
- Variety: Noah Hawley’s ‘Alien’ Series at FX to Resume Production in Thailand
Imagem:
- Divulgação: FX: Hulu.