Prepare a pipoca e as suas teorias da conspiração, porque a dupla Yorgos Lanthimos e Emma Stone está de volta, e parece que eles conseguiram de novo. Depois de nos chocar e encantar com “Pobres Criaturas”, o diretor grego lança “Bugonia”, seu novo filme que mal estreou no Festival de Veneza e já chegou chutando a porta: cravou impressionantes 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Isso mesmo, unanimidade!
O longa, que chega ao Brasil em 30 de outubro, é estrelado pela queridinha de Lanthimos, Emma Stone, e por um Jesse Plemons que, segundo a crítica internacional, está entregando a atuação da sua vida. Se você achava que a bizarrice tinha chegado ao limite, o trailer de “Bugonia” está aqui para provar que o buraco é bem mais embaixo.
Qual é a trama dessa vez?
Inspirado no cult sul-coreano “Save the Green Planet” (2003), “Bugonia” nos apresenta a dois primos, Teddy (Plemons) e Don (Aidan Delbis), que vivem mergulhados até o pescoço em fóruns da internet e teorias da conspiração. A paranoia da vez? Eles estão convencidos de que Michelle Fuller (Stone), a poderosa e intocável CEO de uma gigante farmacêutica, é, na verdade, uma alienígena disfarçada.
Para eles, a executiva não está apenas otimizando lucros; ela faz parte de uma vanguarda intergaláctica com um único objetivo: destruir o planeta Terra. A solução? Obviamente, sequestrá-la e tentar arrancar uma confissão antes que o apocalipse chegue. É como se Mulder e Scully, de Arquivo X, tivessem sido criados à base de energéticos e com acesso ilimitado ao 4chan. O resultado é uma mistura de suspense, comédia de humor ácido e uma crítica social afiada sobre o nosso mundo cada vez mais esquisito.
Um elenco de peso e os gênios por trás das câmeras
Enquanto Emma Stone brilha no papel da possível aniquiladora de mundos, os primeiros aplausos em Veneza foram para Jesse Plemons. Os críticos estão descrevendo sua performance como “extraordinária” e “hipnotizante”, equilibrando a ameaça de um homem desequilibrado com a vulnerabilidade de alguém que realmente acredita estar salvando a humanidade.
E o elenco de apoio? Temos o prazer de ver Alicia Silverstone (a eterna Cher de “As Patricinhas de Beverly Hills”) de volta em um papel intrigante, além de Stavros Halkias. Para completar o pacote de “hype”, o roteiro é de Will Tracy (do excelente “O Menu”) e a produção conta com ninguém menos que Ari Aster, a mente por trás de “Hereditário” e “Midsommar”. É o time dos sonhos do cinema estranho! 😉
“Bugonia” promete ser uma daquelas experiências cinematográficas que te fazem rir de nervoso, questionar a realidade e, claro, sair do cinema discutindo por horas. Se a assinatura de Lanthimos é criar universos únicos e desconfortáveis, ele parece ter encontrado em “Bugonia” o veículo perfeito para comentar as loucuras do nosso tempo. Fique de olho, porque esse vai dar o que falar.
Assista ao Trailer:
Referências:
- Página oficial do filme no Rotten Tomatoes
- Cobertura do Festival de Veneza pela Variety
- Trailer Oficial Legendado via Universal Pictures Brasil
Imagem:
- Divulgação / Universal Pictures