Última atualização em 14 de janeiro de 2015
Se conselho fosse bom não se dava, vendia, por isso para ler as próximas linhas pagem U$ 1,00 (risos):
Na verdade é um compacto de alguns conselhos que vi na internet e que uso no dia-a-dia para evitar que tenham dor de cabeças se algo acontecer com seus documentos, como perda, roubo, etc. Escrevo isso aqui porque vejo amigos meus que andam com uma carteira tão cheia que parece uma mochila no bolso, carregam toda a sua vida e com certeza teriam uma enorme dor de cabeça se a perdesse.
- Para evitar problemas com seus cartões de crédito, nunca assinem a parte de trás, pois estelionatários tem uma ótima facilidade em copiar assinaturas e este detalhe dá maior confiança ao vendedor em aceitar o produto sem questionar a identidade. É bem mais interessante escrever: “solicitar RG”.
- Privacidade é tudo! Só coloque seu número de telefone de trabalho ou o celular em seus cheques, nunca o de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use senão use seu endereço.
- Tire fotocópias de todos os seus documentos, plastifique e ande com elas na carteira, sempre evite andar com as originais, a não ser que vá precisar delas em algum lugar. Escaneie ou tire cópia de seus cartões e todo o conteúdo de sua carteira, pois se a perder vai ter um histórico de tudo o que tinha nela e com o que você vai ter que se preocupar se vier a ser usado por outras pessoas.
- Anote na agenda o número dos cheques que possui em seu talão atual, tenha esta hábito pois esta informação é complicada de se levantar no banco.
- Tire cópia de seu passaporte e em viagens para o exterior ande com ela, deixe o original em local seguro no hotel.
- Tenha em um local acessível (dentro do bolso, na mesa de trabalho, etc) todos os telefones de emergência de seus cartões de crédito, para bloqueá-los imediatamente.
- Nunca ande com muito dinheiro! Tente andar com uns 20% a mais da quantia exata que for utilizar. Ande com seu cartão de débito, crédito e se precisar usar transporte público ande com vale eletrônico. Organize-se.
- Ande com uma nota grande (tipo R$ 50,00) em um local secreto (bolso falso, alça do sutiã, bolso interno do blazer, etc) para que em caso de roubo ou furto tenha um dinheiro para o taxi. Já vi pessoas que acabaram de ser assaltadas chorando e pedindo carona para motorista do ônibus que eu estava, que com o maior requinte de sadismo simplesmente mandou a pessoa descer e pedir para o próximo.
Se a coisa acontecer, tome as seguintes providências:
- De imediato vá a delegacia e registre um boletim de ocorrências informando o roubo de seus documento. Tem que ser a primeira coisa a fazer, pois não tenha dúvidas, em poucas horas seus cartões serão usados e várias linhas de crédito serão abertas com seu CPF, e com este boletim de ocorrências em mãos você pode provar que não foi você que realizou estas operações.
- Após tudo isso entre em contato com o SPC, o SERASA e os órgãos de crédito que costuma usar e dê um alerta de fraude com seu CPF. Isso fará com que a empresa que receber o número de seu CPF tenha cuidado de verificar se realmente é você o cliente identificado antes de fazer a venda.
Qualquer dúvida ou algo a acrescentar ao nosso blog, entrem em contato.
Att.