Última atualização em 8 de fevereiro de 2015
Um dos melhores sistemas operacionais da Microsoft, o Windows 7, irá completar seis anos de vida em alguns meses e conforme o planejamento da empresa o suporte mainstream a ele será encerrado. A partir de agora o Sistema Operacional só ira receber atualizações de segurança e correções de possíveis bugs em seu funcionamento. Para manter esse suporta ativo o usuário deve possui o Service Pack 1 instalado em seu computador. (sem o pacote os updates se encerraram desde abril de 2013).
O Windows 7, atualmente, é um dos Sistemas Operacionais mais usados no mundo, e está presente em pelo menos metade dos computadores conectados à internet. Por isso, de acordo com fontes oficiais da Microsoft, o fim definitivo do suporte à plataforma só acontecerá em janeiro de 2020 e a própria empresa já cogita aumentar esse prazo, dada à grande popularidade do sistema, principalmente no uso corporativo, onde o Windows 8 não foi bem sucedido, devido a mudança radical na usabilidade e na adoção prematura de interface para telas sensíveis ao toque.
Se o usuário procurar, até hoje encontramos no comércio computadores profissionais instalados com a versão Profissional do Windows 7, já que muitos usuários não estão muitos seguros em migrar para o Windows 8.1. A empresa no entanto já está com seu próximo sistema, o Windows 10 pronto e próximo de ser lançado, e promete que esse será o substituto de fato do 7 em todos os ambientes.