De acordo com o The Wall Street Journal, um dos problemas que ocasionaram o atraso no prazo de entrega dos relógios Apple Watch teria sido por culpa da peça que compõe o “Taptic Engine” e não pela logística, como se imaginava. O componente defeituoso era produzido na China pela AAC Technologies. A Apple detectou o problema durante os testes antes de liberar o dispositivo, indicando fragilidade acentuada de tal maneira que a peça poderia quebrar ao longo do uso. Como o problema foi detectado antes da entrega não deve haver um programa de recall para o Apple Watch, no a unidade que apresentar problema será trocada no período de garantia normal ou até mesmo após, se for detectada que o componente faz parte do lote defeituoso (pouquíssimas pessoas receberam o relógio com a peça embarcada, quase nenhuma delas clientes).
Por ocasião deste problema a Apple direcionou suas encomendas para um segundo fornecedor, a Nidec Corp com sede no Japão. Como a grande quantidade de pedidos enviadas a Nidec ela está com sobrecargas na linha de produção, o que ocasionou o atraso. O tempo de espera para quem comprou o dispositivo antecipadamente pode chegar até julho. A empresa de pesquisa Slice Intelligence divulgou que apenas 22% dos clientes norte-americanos que adquiriram o Apple Watch durante o período de pré-venda receberam o aparelho.
Nem a Apple, AAC ou Nidec quiseram comentar o ocorrido.