Após receber duras críticas da cantora Taylor Swift, a Apple voltou atrás na decisão de somente pagar os artistas após o período de testes da Apple Music. A cantora fez a observação em carta aberta publicada em seu Tumblr oficial, criticando o fato da Maçã oferecer um período de três meses grátis para novos assinantes do Apple Music, mas não pagar os artistas por esse tempo de gratuidade. Por conta disso, a cantora pop resolveu não liberar seu álbum mais recente, 1989, no serviço, apesar de manter seus álbuns antigos no sistema.
De acordo com a cantora, sua a decisão de publicar uma carta aberta para discutir o assunto foi porque a maioria dos artistas compartilham com a sua opinião, só que tem medo de falar publicamente por admirar e respeitar a Apple. Ela declarou:
“Essas não são as queixas de uma criança petulante, mimada. Esses são os sentimentos que ecoaram de todos os artistas, escritores e produtores nos meus círculos sociais”.
Em depoimento Taylor Swift disse que muitos desses jovens artistas iniciantes não podem bancar suas contas por estratégias similares às da Apple, por justamente não os pagar durante os períodos gratuitos de assinaturas oferecidos aos usuários. Segundo a compositora norte-americana,
“três meses é muito tempo para algo não-remunerado e é injusto pedir a alguém para trabalhar por nada”.
“Nós não lhe pedimos iPhones de graça. Por favor, não nos peça para lhe fornecer nossas músicas sem nenhuma compensação”.
Menos de 24 horas depois da publicação da carta no Tumblr, o vice-presidente da Apple, Eddy Cue publicou me seu Twitter:
“Nós ouvimos você @taylorswift13 e os artistas independentes. Com amor, Apple (We hear you @taylorswift13 and indie artists. Love, Apple)”.