Uma empresa de segurança alertou sobre um problema no teclado SwiftKey customizado que vem pré-instalado em mais de 600 milhões de dispositivos da Samsung. A falha pode permitir o controle remoto dos smartphones.
O SwiftKey faz parte da interface Touchwiz e por isso não pode ser desinstalado do aparelho, o que põe em risco também quem não usa o recurso. O teclado tem acesso à maioria das funções do telefone, podendo instalar malwares, acessar câmera, microfone, GPS e até escutar chamadas e roubar fotos e mensagens, ou seja, hackers podem ter acesso a coordenadas GPS, ver a câmera e microfone da vítima em tempo real e instalar apps maliciosos sem sequer o usuário perceber o que está acontecendo, além de interceptando mensagens de texto e chamadas de voz, e obtendo acesso a dados armazenados no dispositivo como fotos e documentos.
A lista de aparelhos vulneráveis inclui os smartphones principais da Samsung: S6, S5, S4, além de outros modelos da linha Galaxy e como não há um patch de segurança disponível para esse problema a única coisa que o usuário pode fazer é evitar redes WI-FI desconhecidas e se possível atualizar a versão do SwiftKey do aparelho (se o sistema permitir).