Tanque na reserva: essa prática prejudica seu carro

Tanque na Reserva

Com essa crise está cada vez mais complicado deixar o tanque do carro completamente cheio, sem mencionar que muita gente só lembra de abastecer quando recebe aquele alerta de tanque na reserva. Essa prática e altamente prejudicial ao seu veículo e deve ser evitada ao máximo. Vou listar alguns motivos:

Sufoco na rua

Andando com menos de ¼ do tanque você corre o risco de passar um sufoco na rua. Em um congestionamento, coisa bastante comum hoje em dia nas grandes cidades, o gasto de combustível é alto e pode acontecer uma pane seca (o combustível acabar). Além do transtorno causado a você e aos outros motoristas, correrá o risco de ser multado, já que parar por falta de combustível é uma infração de natureza média e atualmente perde-se quatro pontos na carteira, além de correr o risco de ter seu veículo guinchado.

Resíduos no tanque de combustível

As impurezas, ferrugem, partículas pesadas e outros tipos resíduos se acumulam no  fundo do tanque, principalmente quando o carro fica parado na garagem, e se você estiver com baixo nível de combustível essas partículas serão sugadas pela bomba e podem ser jogadas no sistema de injeção, provocando futuras falhas no funcionamento do sistema.

Superaquecimento da bomba de combustível

Para quem não sabe a bomba de combustível é a peça responsável por mandar o combustível para sistema de injeção e trabalha imersa no próprio combustível, que também é responsável por resfriá-la e lubrificá-la. Se você andar na reserva, ela ficará muito tempo sem lubrificação, além de sofrer com o superaquecimento por estar exposta ao ar.

Principais defeitos que a prática pode acarretar:

Além dos citados acima, nos carros mais antigos, pelo desgaste natural dos componentes esses resíduos se acumulam com mais velocidade nos filtros e terminam por sujar todo o sistema de carburação, provocando falhas e gerando alto consumo. Nos carros atuais com injeção eletrônica a sujeira acumulada sobrecarrega a bomba elétrica de combustível, diminuindo sua vida útil e até a queimando, o mesmo acontecendo com os bicos injetores.Tudo isso gera uma despesa grande com mão de obra e eventual limpeza do sistema além de causar grandes dores de cabeça ao proprietário.

Então evite andar com seu carro nessas condições. Tenha sempre o tanque na metade e considere que essa quantidade de combustível deve ser reservada para emergências, mantendo o hábito de ter sempre o tanque cheio. Um gasto nesse sentido lhe fará economizar bastante no futuro, além de valorizar ainda mais seu meio de transporte.

Sair da versão mobile