O ponto mais crítico em um equipamento de tecnologia, sejam smartphones, smartwatch, drones, carros elétricos, etc é a duração e tempo de vida útil das baterias.
Pois a bateria é a parte responsável pela autonomia (tempo em que o usuário vai utilizar o equipamento até ter que recarregar). Como a bateria é um dos componentes mais caros dos veículos da Testa, quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico deste fabricante? Com base em casos reais de uso e a partir de um estudo realizado com condutores holandeses e belgas da marca, a Tesla chegou na resposta para esta questão.
Foi feito um estudo com base em cerca de 900 clientes reais da Tesla (dos Modelos S e X) para tentar chegar a algumas conclusões a respeito da degradação dos conjuntos de baterias dos Tesla Model S e X. Chegou-se a conclusão de que a capacidade da bateria destes elétricos não aparenta sofrer grandes alterações ao longo da quilometragem que os veículos vão fazendo.
De acordo com o inquérito MaxRange Tesla Battery, conduzido pelo Merijn Coumans na Holanda através do Forum belga e holandês da Tesla, a capacidade da bateria desacelera em cerca de 5% nos primeiros 50.000 km. Porém, de seguida, a degradação desacelera para apenas 1% por cada um dos seguintes 50.000 km (ou menos).
O gráfico mostra ainda que mesmo após serem percorridos 270 mil quilómetros, as baterias destes Teslas testados estão com 91% da sua capacidade.
De acordo com o manual do carro a troca da bateria deve ser feita quando o usuário alcança 80% da capacidade. Usando projeções simples, esse desgaste seria alcançado após 820.000 km.
Essas baterias tem alta resistência a temperatura e ao desgaste de uso e a empresa estuda novos materias que vão aumentar ainda mais esse tempo de vida útil. Atualmente as baterias dos Teslas são bem diferentes das convencionais que temos em nossos veículos. Elas tem aparência de pilhas agrupadas em Packs que aumentam a sua carga total.
Para matar a curiosidade o canal “What’s Inside?” abriu uma das 15 células de baterias que são distribuídas pelo assoalho um Tesla Model S. Os donos do canal contaram aproximadamente 450 baterias separadas por um sistema de arrefecimento. A célula conta ainda com um módulo responsável por fazer as medições de voltagem das baterias com frequência para a central do carro.
O vídeo mostra um momento em que eles partem a bateria com um machado, e diferente do que muitas pessoas temem, elas não explodiram como ocorre nos smartphones, apenas apresentando o vazamento de um ácido.
Veja o vídeo completo:
Fonte: Blog do Maarten Steinbuch
Video: Canal What´s Inside
Imagem: Econaut.ch