Este domingo (7) a empresa de segurança Checkpoint revelou a existência de um conjunto de quatro falhas em drivers de Smartphones e Tablets que usam os chips da Qualcomm. As brechas permitem que um aplicativo obtenha o controle total do aparelho, podendo ler dados e realizar funções com previlégios de super usuário. A empresa já está ciente do problema e até batizou o conjunto de falhas de “QuadRooter” .
A Qualcomm é a empresa líder de mercado no segmento de soluções integradas de rádio e processamento para celulares e por isso estimam-se que esses chips estejam presentes de 500 a 900 milhões de dispositivos com Android, junto com o software que apresenta a falha.
A Qualcomm já disponibilizou atualizações que resolvem o problema, porém, como as atualizações do sistema dependem dos fabricantes, elas não chegarão tão cedo aos consumidores com aparelhos vulneráveis.
De acordo com o jornal “Financiam Times” o Google informou que quatro das três brechas já estão corrigidas na atualização mais recente do Sistema Operacional Android e a restante será corrigida na próxima atualização. Para garantir a segurança dos clientes a Checkpoint criou um aplicativo chamado “QuadRooter Scanner” que informa se o celular está ou não vulnerável. O programa pode ser baixado no Google Play.