Última atualização em 2 de fevereiro de 2021
Em uma época em que as baterias AA tradicionais são vistas como cada vez mais inúteis e irrelevantes, não é surpresa que a famosa marca do coelhinho queira usar esportes eletrônicos e jogos para se manter relevante.
Uma observação interessante sobre os consoles da Microsoft é que são um dos poucos aparelhos que optaram pelo uso das pilhas ao invés de baterias internas. Lançado em 2005 (Xbox 360) eles optaram por essa fonte de energia, mesmo que a maioria dos controles sem fio usassem baterias recarregáveis naquela época.
Agora parece que essa preferência foi esclarecida: durante uma entrevista para o portal Stealth Optional, o gerente de marketing da empresa de pilhas Duracell UK Luke Anderson, compartilhou que as duas empresas têm um acordo especial em vigor.
Na entrevista Anderson afirmou:
Sempre existiu esta parceria entre a Duracell e Xbox… é um acordo constante que a Duracell e a Microsoft têm. O acordo é para a OEM fornecer o produto das baterias para os consoles Xbox e também para a pilha dos controles
O gerente praticamente afirmou que o acordo já tem algum tempo e, aparentemente, deve continuar.
O portal MCVUK entrou em contato com a Microsoft afim de esclarecer a declaração de Anderson e obteve a seguinte resposta:
Nós da Microsoft oferecemos intencionalmente aos consumidores a escolha em suas soluções de bateria para nossos controles sem fio do Xbox padrão. Isso inclui o uso de baterias AA de qualquer marca, a bateria recarregável do Xbox, soluções de carregamento de nossos parceiros ou um cabo USB-C, que pode alimentar o controle quando conectado ao console ou PC.
Embora não discutam nenhum acordo que possam ou não ter com a Duracell, eles parecem estar enquadrando o uso de baterias removíveis como uma escolha livre, e não como resultado de um acordo — como Anderson passou a impressão.
Uma fonte anônima afirmou para o Voxel que o acordo é real e existe há muito tempo entre as duas empresas, se tornando um dos motivos pelo qual a Microsoft ainda opta por colocar a opção de pilhas nos acessórios do Xbox desde a era 360. Entretanto, a fonte não tem informações sobre datas do começo e fim desse contrato.
Fonte: stealthoptional